Buscar

Exercicios Direito Constitucional Aplicado I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO I
01 – 01) Uma série de fatores contribuiu para a crise do Estado Liberal no final do século XIX e início do século XX. Na Europa Ocidental, a industrialização acentuara dramaticamente o quadro de exploração humana, que o Estado absenteísta não tinha como equacionar. A pressão social dos trabalhadores e de outros grupos excluídos, aliada ao temor da burguesia diante dos riscos e ameaças de rupturas revolucionárias inspiradas nos ideários de esquerda, levaram a uma progressiva mudança nos papéis do Estado, que ensejou, por sua vez, a cristalização de um novo modelo de constitucionalismo.¿ (NETO, Cláudio Pereira de Souza e SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional. Teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte:: Editora Fórum. 2ª edição, 2014, p. 80.). A partir do texto acima, sobre o Estado Social é correto afirmar como sua característica: Estabelecimento de igualdade material.
02) (FCC - Defensor Público - PR/2012) O constitucionalismo fez surgir as Constituições modernas que se caracterizam pela adoção de princípio do governo limitado pelas leis, separação de poderes e proteção de direitos e garantias fundamentais. Explicação: As Constituições Formais Liberais, também chamadas de Constituições Modernas, trouxeram o conceito clássico de constitucionalismo: o limite jurídico do poder político - em declarações escritas que espraiaram-se pelo mundo.
02 – 01) É o poder que instaura uma nova ordem jurídica rompendo por completo com a ordem jurídica anterior e, consequentemente, funda uma novo Estado. A afirmação acima, se refere ao conceito de: Poder constituinte originário. Explicação: Poder constituinte originário é o poder que instaura uma nova ordem jurídica rompendo por completo com a ordem jurídica anterior e, consequentemente, funda uma novo Estado.
02) A participação mais ampla e intensa do Judiciário na concretização dos valores e fins constitucionais, com maior interferência no espaço de atuação dos outros dois Poderes Legislativo e Judiciário constituem fenômeno que vem ganhando força no cenário jurídico brasileiro. A transferência das expectativas frustradas do cidadão no plano político para o Judiciário, com a finalidade de resgate dos ideais de Justiça, transforma o juiz no principal garantidor dos direitos fundamentais, como também o responsável pela recuperação da democracia, servindo-se como último guardião da Constituição Federal, especialmente das prerrogativas constitucionais, liberdades, direitos e garantias fundamentais. Nesse especial sentido, a resolução de conflitos de ordem política, moral, científica e social realizada pelo Poder Judiciário, em face da omissão qualificada dos Poderes Executivo e Legislativo, gradativamente exigem maior empenho e dedicação do Poder Judiciário, especialmente, quando o Poder Legislativo deixa de exercer sua função típica, criando um cenário propício a síndrome da ineficácia das normas constitucionais. Quando o Poder Legislativo, nessa perspectiva, apresenta-se omisso e, por consequência, cria obstáculos ao pleno exercício de direitos fundamentais, o Judiciário, muitas vezes, necessita garantir a efetiva fruição dos direitos previstos constitucionalmente, que, em tese, só poderiam ser exercidos com a criação de uma norma infraconstitucional pelo legislador. A concessão de efeitos concretos ao mandado de injunção, por exemplo, representa esse novo cenário do Estado Brasileiro, pois Juízes e Tribunais deverão se pronunciar onde o funcionamento do Legislativo se mostra falho, insuficiente e insatisfatório. Com base no texto acima discriminado, observa-se a emergência do fenômeno consistente: no ativismo judicial, cujo apoio encontra substrato teórico e ideológico no próprio Neoconstitucionalismo.
03) Com a ascensão científica e institucional do direito constitucional, vimos o surgimento do chamado "Neoconstitucionalismo", que possui alguns traços marcantes, com exceção de: Como marco filosófico há o pós-positivismo, ou seja, o rompimento completo com o positivismo jurídico e o retorno ao jusnaturalismo.
03 – 01) Sobre o poder constituinte originário é correto afirmar que: É Autônomo. Explicação: O poder Constituinte é autônomo na medida em que não depende de nenhum outro evento jurídico anterior.
02) (TJ-PA - Titular de Serviços de Notas e Registros - 2016) Sabe-se que o poder constituinte se refere à manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. Referido poder teria seu marco histórico através das Constituições escritas, visando à limitação do poder estatal e a preservação dos direitos e das garantias individuais. O Poder Constituinte originário estabelece a Constituição de um novo Estado, organizando-o e criando os poderes destinados a reger os interesses de uma comunidade. São características do Poder Constituinte Originário: Inicial, ilimitado, autônomo e incondicionado.
04 – 01) Sobre os direitos fundamentais, é correto afirmar que: Os direitos fundamentais são relativos. Explicação: Os direitos fundamentais podem ser relatividados quando em conflito uns com os outros.
02) Dentre os desdobramentos do direito à liberdade consagrado em nossa carta constitucional, encontramos o direito de liberdade de expressão. Esse direito nos garante? É o direito de exprimir, por qualquer forma, o que se pense em ciência, religião, arte, ou o que for; trata-se de liberdade de conteúdo intelectual e supõe contato com seus semelhantes.
03) Qual das alternativas abaixo, não corresponde à um dos cinco direitos fundamentais, previstos no caput do artigo 5º da Constituição Federal. Saúde; Explicação: Saúde, corresponde à um direito social e não a um direito fundamental, previsto no caput do artigo 5º da Constituição Federal.
05 – 01) Dentre os direitos individuais do trabalhador destacam-se: Não redução de salário.
02) São direitos sociais, exceto: Vida. Explicação: A VIDA É UM DIREITO FUNDAMENTAL.
03) É a ciência que sistematiza os critérios, métodos, regras, princípios, técnicas para o processo de descoberta do conteúdo, sentido, alcance e significado das normas constitucionais. A afirmação acima, se refere ao conceito de: Hermenêutica constitucional; Explicação: Hermenêutica constitucional, é a ciência que sistematiza os critérios, métodos, regras, princípios, técnicas para o processo de descoberta do conteúdo, sentido, alcance e significado das normas constitucionais.
04) Os direitos Sociais não são absolutos na medida que o Estado deverá atuar no sentido de garantir o seu cumprimento¿. Quais seriam os principais óbices para a prestação dos direitos sociais? A reserva do possível fática e jurídica.
06 – 01) Saída compulsória do estrangeiro que ingressou em nosso Estado e sua permanência tornou-se irregular. A afirmação acima, se refere ao conceito de: Deportação; Explicação: Deportação consiste na saída compulsória do estrangeiro que ingressou em nosso Estado e sua permanência tornou-se irregular.
02) São cargos privativos de Brasileiros natos, exceto: Senador. Explicação: A restrição somente se aplica ao Presidente do Senado.
03) Sobre os direitos políticos no Brasil, é correto afirmar que: O voto é direto. Explicação: O voto é direto, secreto e exercido pelo sufrágio universal.
07 – 01) Nesta forma de Estado, a divisão de poder político exercido pelo Estado no plano do território somente entrega mera descentralização administrativa aos núcleos menores de poder periféricos, ou seja, aos entes políticos que, neste caso não são chamados de entes federativos. Há sempre uma total submissão à estrutura do poder central com relação aos núcleos menores de poder. A afirmação acima, se refere ao conceito de: Estado Unitário; Explicação: No Estado Unitário, a divisão de poder político exercido pelo Estado no plano do território somente entrega mera descentralização administrativa aos núcleos menores de poder periféricos, ou seja, aos entes políticos que, neste caso não são chamados de entes federativos. Há sempre uma total submissão à estrutura do poder centralcom relação aos núcleos menores de poder.
02) Acerca da repartição de competências, é correto afirmar que: As matérias de interesse nacional são de competência da União, as de interesse regional pertencem ao Estado e as de interesse local pertencem ao município. Explicação: As matérias de interesse nacional são de competência da União, as de interesse regional pertencem ao Estado e as de interesse local pertencem ao município.
03) Sobre os entes federativos é incorreto afirmar que Os Distrito Federal, tal como os estados, poderá se subdividir em Municípios.
08 – 01) São órgãos constituídos em cada casa legislativa, composto de número restrito de seus membros, encarregados de estudar e examinar as proposições legislativas e apresentar pareceres. A afirmação acima, se refere ao conceito de: Comissões parlamentares. Explicação: Comissões parlamentares, são órgãos constituídos em cada casa legislativa, composto de número restrito de seus membros, encarregados de estudar e examinar as proposições legislativas e apresentar pareceres.
02) O Congresso Nacional é composto de: Deputados federais e Senadores. Explicação: O congresso nacional e composto de representantes do povo (Deputados federais) e dos estados (Senadores).
03) Qual é o número total de Senadores que compõem o Congresso Nacional? 81. Explicação: O congresso será composto de três representantes para cada estado. Considerando que temos 26 estados mais o distrito federal, teremos o total de 81 senadores.
04) Sobre o poder legislativo é correto afirmar que: Os Deputados Federais são representantes do povo.
05) Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil: Para fins de nacionalidade brasileira, a CRFB adota os critérios jus soli e jus sanguini. Explicação: A CRFB contempla com nacionalidade brasileira os filhos de brasileiros, ainda que nascidos no estrangeiro e a todos que nasceram em território brasileiro.
06) Sobre o mandato legislativo é correto afirmar que Uma legislatura tem a duração de 4(quatro) anos.
07) Uma das funções do poder legislativo é o de fiscalizar a atuação do poder executivo. Isso será feito pelo(a): Tribunal de contas. Explicação: É um órgão do poder legislativo e tem a finalidade de exercer a fiscalização dos recursos públicos. (Tribunal de Contas da União dos Estados e dos Municípios, onde existir).
08) O que é uma legislatura? É o período de 4 anos em que se exerce um mandato legislativo. É o período de 4 anos em que se exerce um mandato legislativo. Explicação: É o período de 4 anos em que se exerce a atividade legislativa, na forma do Art 44 da Constituição.
09) Uma comissão temática é um conjunto de legisladores que: Vão lidar diretamente com conteúdo específico. Explicação: Como um modelo mais comum as comissões temáticas têm, como finalidade, apreciar determinada e específica matéria, por exemplo, a Comissão do Indígena.
09 – 01) Qual dos três poderes da República se caracteriza pelo exercício de poder? Poder executivo. Explicação: O Executivo se caracteriza por ser o poder cuja finalidade é o exercício do poder do Estado, ou seja, compete ao executivo ser a expressão maior do poder de um Estado, cabendo-lhe dar cumprimento e efetividade às leis do Estado.
02) Quem será o substituto imediato do Presidente da República? O vice presidente. Explicação: Ao vice cabe substituir o presidente, nos casos de impedimento, e suceder-lhe no caso de vaga, e, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar; auxiliará o presidente, sempre que por ele for convocado para missões especiais (art. 79, p. único).
03) Dentre os órgãos do poder judiciário que exercem função comum federal, destacamos: A Justiça Federal.
04) As formas de investidura nos cargos da magistratura poderão ocorrer através: Do 5º Constitucional e de concurso público.
05) Sou o órgão do poder judiciário cuja competência é a de fiscalização financeira e funcional dos membros e órgãos do próprio poder judiciário. Quem sou eu? CNJ.
06) Das alternativas abaixo, qual delas está correta no tocante ao chefe do poder executivo? Tem o poder de escolher e nomear os ministros de estado. Explicação: Na forma do Art. 84 da CRFB caberá ao presidente da república a nomeação dos ministros de estado.
07) quem compete o controle externo do Poder Judiciário? Conselho Nacional de justiça. Explicação: O Conselho Nacional de Justiça é um órgão que pertence ao poder judiciário. Ele vai ter a competência para o controle externo do judiciário
10 – 01) A partir de que momento um indivíduo passa a ser considerado cidadão? A partir do alistamento eleitoral. Explicação: A cidadania surge com alistamento eleitoral.
02) De acordo com o exposto na Constituição Federal de 1988, o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Diante disso, na vigência do estado de defesa, a Constituição determina que pode haver restrições ao sigilo de comunicação telegráfica e telefônica.
03) A recusa à execução de lei federal, no âmbito do Estado Membro, pode ensejar intervenção da União, mediante provimento do Supremo Tribunal Federal.
04) "Chega de ação. Queremos promessas". Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O Direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Na aflição dessa hora, imerso nos acontecimentos, não pode o intérprete beneficiar-se do distanciamento crítico em relação ao fenômeno que lhe cabe analisar. Ao contrário, precisa operar em meio à fumaça e à espuma. Talvez esta seja uma boa explicação para o recurso recorrente aos prefixos pós e neo: pós-modernidade, pós-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretensão de ser novo. Mas ainda não se sabe bem o que é. Tudo é ainda incerto. Pode ser avanço. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. (L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil). TENDO O TEXTO ACIMA COMO MOTIVAÇÃO, APONTE A ALTERNATIVA CORRETA. c) O neoconstitucionalismo pode ser definido como uma teoria (ou ideologia) que vem sendo empregada para se referir às tentativas de explicar as transformações ocorridas no campo do Direito a partir da Segunda Guerra Mundial apontando para uma nova prática jurídica, voltada à concretização dos direitos fundamentais.
05) ¿Não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito à vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (art.5º, inciso XLVII, alínea a da CRFB/88). A presente afirmação nos leva a concluir que uma das características dos direitos fundamentais, é? Relativos.
06) Um homem nascido na França, filho de pais brasileiros a serviço do Brasil, em relação ao Brasil terá nacionalidade: Brasileira.
07) (OAB - ADAPTADA) O Prefeito do Município ¿X¿ criou, por decreto, uma parcela denominada ¿verba indenizatória¿, correspondente a 100% da remuneração, e a concedeu, indiscriminadamente, a todos os servidores lotados em seu gabinete. A medida, divulgada na imprensa local, causou enormerevolta na população, porque diversos servidores passaram a receber acima do teto constitucional. Passados dois anos, o Ministério Público estadual ajuizou uma Representação de Inconstitucionalidade junto ao Tribunal de Justiça. A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta. A eventual declaração de inconstitucionalidade da norma municipal autorizará, como consequência, a interrupção do pagamento da parcela
08) É o poder que instaura uma nova ordem jurídica rompendo por completo com a ordem jurídica anterior e, consequentemente, funda uma novo Estado.A afirmação acima, se refere ao conceito de: Poder constituinte originário.
09) Segundo o abade Emnmanuel Sieyès, um dos precursores da doutrina sobre o poder constituinte o titular do Poder Constituinte é a nação, entretanto, modernamente, é predominante que a titularidade do poder constituinte pertence ao (à): Povo;
10) Marque a alternativa CORRETA: Os bens da União, Estado, Distrito Federal e Municípios podem ser de uso comum, de uso especial ou dominicais.
11) A norma que possui limitações dentro de seu próprio texto constitucional é chamada de: Norma de Eficácia limitada.

Outros materiais