Buscar

UNIASSELVI - AS RELAÇÕES CONTÁBEIS NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Prévia do material em texto

AS RELAÇÕES CONTÁBEIS NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
Bruna Tureck
Maria Eduarda Mueller
Professor-Tutor Externo:Eduardo Michel Scopel Dall Onder
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração(ADG0833) – Prática do Módulo III
10/11/17
RESUMO
No inicio a contabilidade era utilizada apenas como um sistema de informações tributárias, porém nos dias atuais, decorrente da grande demanda do mercado, ela tornou-se um mecanismo que auxilia na tomada de decisões, mas também na gestão, planejamento, execução e controle dentro de uma empresa. Por está razão o profissional contábil passou a assumir um papel de suma importância dentro das organizações. Referente à profissão contabilista, o campo de atuação é extremamente amplo, tendo em vista que o profissional pode ingressar tanto no setor público, como no privado e também trabalhar como autônomo.  Tendo o Patrimônio com seu objetivo, o sistema contábil tenciona a geração de informações, através do uso do Balanço Patrimonial, objetivando sempre encontrar a variação de estado patrimonial da empresa em questão. 
Palavras-chave: Contabilidade. Patrimônio.
1 INTRODUÇÃO        
                                                                                                                 
	Antigamente mesmo sem designação ou nomenclatura a contabilidade já era muito utilizada pelo o homem pré-histórico de forma rudimentar; para medir e controlar suas riquezas. Fazendo-se presente nos cálculos de seus instrumentos de caça; pesca e rebanhos; por meio de pedrinhas e também por desenhos pintados nas paredes das cavernas. Assim surgiram os primeiros movimentos contábeis e comerciais; tendo sempre como objetivo o patrimônio.
Com a evolução o homem foi necessitando de novas técnicas para a administração de seu patrimônio. Através dos Italianos no século XII a contabilidade nos negócios privados viera tomando forma; através das escritas especiais dos investimentos; que eram úteis para o comerciante; e que reproduzisse interesse para os investidores e credores.
Com o progresso econômico cada vez mais intensificado; e com a evolução  de pesquisas e novos sistemas de aplicação contábil eficientes; as empresas começaram a apostar ainda mais na contabilidade para o sucesso nos negócios.
Por estes fatores hoje em dia os administradores usam as informações dadas pela contabilidade; para tomadas de decisões; análise da saúde e vida financeira dos negócios; entre outros benefícios que se tornaram essenciais para os gestores. A contabilidade se tornou o alicerce para o  êxito dos empreendimentos.
A contabilidade é uma área de conhecimento que possui um amplo leque de possibilidades de atuação. Sendo o contador um profissional que está presente nos mais diversos setores da economia, podendo atuar em empresas privadas, órgãos públicos e também como autônomo.
Um dos objetivos do sistema contábil é o Patrimônio, ele representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber), e Obrigações (valores a pagar) de propriedades de pessoas físicas ou jurídicas. Visando sempre a geração informações, a contabilidade faz uso do Balanço Patrimonial para mensurar o Patrimônio Líquido da empresa em questão. 
Através da conta do Patrimônio Líquido é possível observar os recursos próprios da empresa. Descobrindo assim dentro de qual variação de estado patrimonial a corporação se enquadra, sendo eles: Positivo, negativo e nulo. 
2 CAMPOS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Existem diversas definições para contabilidade, e cada uma delas é originada de acordo com o pensamento de cada autor. A FIPECAFI ( IBRACOM, 1992, p.58) refere-se a contabilidade “como um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises, de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.
Iudícibus; Martins; Gelbcke (2003, p.49) afirmam que a contabilidade tem como objetivo prover informação ordenadas de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos usuários internos e externos da entidade, sendo essas consideradas pelos usuários,  elemento importante para tomada de decisões.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências suas tendências futuras. (IUDÍCIBUS; MARTINS; GELBCKE ,2003, p.49)
A contabilidade é uma área que oferece um vasto campo de atuação. No dia-a-dia o profissional contábil irá deparar-se com diversas exigências originadas de empresas públicas e privadas, independentemente do setor econômico, organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos. Além de poder atuar ainda em empresas particulares e também como autônomo.
Para Vieira (2004), afirma que o papel do contador na sociedade é, a cada dia, mais relevante e que ele é uma peça fundamental para a sobrevivência das empresas, subsidiando as tomadas de decisões.
O papel do contador na sociedade é, a cada dia, mais relevante. A contabilidade não é somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias e escriturar livros como a maioria das pessoas pensam. Ao conhecer profundamente a empresa, o profissional contábil é chamado constantemente a não apenas evidenciar o que já aconteceu; é chamado sim a dar sua opinião sobre o futuro da empresa [...] Sendo assim, o contador é peça fundamental para a sobrevivência das empresas, subsidiando as tomadas de decisões. [...] (VIEIRA, 2004)
Segundo Marion (2003, p. 29), o mercado de trabalho para contadores é o que mais proporciona oportunidade para o profissional. Observando às atividades que são ou podem ser exercidas pelos profissionais da área contábil, Marion (2003) apresenta o quadro abaixo.
Figura 1: Áreas de atuação do contador
Fonte: Marion (2003, p.29) 
Percebe-se que o campo de atuação contábil é amplo, oferecendo um imenso número de oportunidades de emprego e de realização profissional, nas mais diversas áreas.  Porém, como ressalta Durigon (2006), a área de atuação do contador é bastante ampla oferecendo inúmeras alternativas de trabalho, mas essas oportunidades só serão  conquistadas por profissionais que tenham: habilidade de negociação; flexibilidade; capacidade de inovar e criar; ética e conhecimento de sua área de atuação.
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Em 1494 foi publicado pelo Frei Luca Pacioli, na cidade italiana de Veneza; um contrato contábil. Nesta obra incluía a descrição da contabilidade de dupla entrada; conhecida como método veneziano ou método das partidas dobradas.
Pacioli foi matemático, teólogo e contabilista. Além de não ter criado o método mesmo assim é chamado de pai da contabilidade. Por sistematizar a contabilidade e também por contribuir para que novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto.
No século XX a Europa passou a predominar as escolas contábeis; que tinham por foco principal a melhoria da situação econômica das empresas de modo restrita. E em conjunto com o progresso econômico; também floresciam as escolas norte-americanas. Com teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações, por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica, para geração de informação; a contabilidade usa o Balanço Patrimonial representado pelos bens; direitos e obrigações. Mensurando assim o patrimônio líquido da empresa. 
3.1 BENS E DIREITOS (ATIVO)
	Bens e direitos são todas as coisas úteis economicamente que a empresa tem em sua função; para uso; venda ou consumo. Os bens podem ser classificados. Como Bens Tangíveis que têm existência física, são palpáveis; que são subdivididos em Bens Móveis que podem ser locomovidos; por exemplo: veículos e mercadorias. E Imóveis que não podem ser movimentados; por exemplo: terrenos; prédios. Já os bens intangíveis nãosão palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais.
Os Direito tem o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber e títulos a receber.
O conjunto de bens e direitos é exemplificando no balanço patrimonial como ATIVO.
Segundo Perez e Famá (2006), para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa).
O ativo fica no lado esquerdo do balanço patrimonial; contendo todos os bens e direitos que a organização disponibiliza.
3.2 OBRIGAÇÕES (PASSIVO)
Obrigações são dívidas com terceiros; por exemplo: fornecedores, os empregados, bancos, entre outros. Na contabilidade, são denominadas obrigações á pagar, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos na data do vencimento. No balanço patrimonial as obrigações estão representadas pelo o passivo.
	Para Iudícibus (2006), o passivo é como sinônimo de exigibilidades, ressaltando que em um sentido mais amplo, estaríamos nos referindo a todas as contas de saldo credor, constantes no lado direito do Balanço Patrimonial.
3.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Também entra no lado direito do passivo o Patrimônio Líquido que é a riqueza líquida da empresa ou do proprietário. Para descobrir seu patrimônio líquido somam-se os bens e os direitos (ativo) e deste; subtraem-se as obrigações (passivo); assim o que sobrar será denominada situação líquida. O patrimônio líquido é denominado de recurso próprio ou capital próprio, ou seja, recursos que pertencem à própria empresa até a sua extinção.
3.4 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
Tabela 1: Representação Gráfica do Patrimônio
	ATIVO
	PASSIVO
	
        
 BENS E DIREITOS
	(EXÍGIVEL)
	
	OBRIGAÇÕES PARA
	
	TERCEIROS
	
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	
	PARTE DOS PROPRIETÁRIOS
Fonte: elaborado pelas autoras
3.5 ESTADOS PATRIMONIAIS
Através da conta do patrimônio líquido (Patrimônio Líquido = Bens + Direitos – Obrigações); descobrimos variações ou estados patrimoniais. O patrimônio poderá se apresentar nos seguintes estados:
Situação Patrimonial Líquida Positiva: quando os bens e direitos excedem o valor das obrigações exigíveis.  (Bens + direitos > obrigações)
Tabela 2: Situação Patrimonial Líquida Positiva
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	ATIVO
	PASSIVO
	BENS                              5.000,00
	OBRIGAÇÕES                                      4.000,00
	DIREITOS                       5.000,00
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO                     6.000,00
	
	
	TOTAL                          10.000,00
	TOTAL                                                 10.000,00
Fonte: elaborado pelas autoras
Situação Patrimonial Líquida Negativa: quando os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis. (bens + direitos < obrigações)
Tabela 3: Situação Patrimonial Líquida Negativa
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	ATIVO
	PASSIVO
	BENS                              5.000,00
	OBRIGAÇÕES                                      13.000,00
	DIREITOS                       5.000,00
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO                   (3.000,00)
	
	
	TOTAL                          10.000,00
	TOTAL                                                 10.000,00
Fonte: elaborado pelas autoras
Situação Patrimonial Líquida Nula: quando os bens e direitos forem iguais às obrigações exigíveis. (bens  + direitos = obrigações)
Tabela 4: Situação Patrimonial Líquida Nula
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	ATIVO
	PASSIVO
	BENS                              5.000,00
	OBRIGAÇÕES                                    10.000,00
	DIREITOS                      5.000,00
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO                          0,00
	
	
	TOTAL                          10.000,00
	TOTAL                                                 10.000,00
Fonte: elaborado pelas autoras
Desta forma através do balanço patrimonial é possível descobrir a posição contábil; financeira e econômica da empresa. E também a posição do patrimônio se será positiva; negativa ou nula. Tornando-se peça chave para controle e gerenciamento empresarial.
4 OS EVENTOS CONTÁBEIS NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Os Eventos Contábeis são todos os eventos que provocam alteração monetária no patrimônio das organizações, eles são também chamados de Fatos Contábeis, e podem ser classificados da seguinte forma:
Figura 2: Fatos contábeis
Fonte: elaborado pelas autoras
4.1 FATOS CONTÁBEIS PERMUTATIVOS 
São os fatos contábeis que provocam uma troca entre os componentes do ativo, passivo ou de ambos, porém não provocam alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos componentes existentes no Patrimônio. Temos como exemplo a compra de uma mercadoria à vista, ocorre a permuta de um bem, que nesse caso seria o dinheiro, por outro bem, a mercadoria, ambos são componentes do ativo.
4.2 FATOS CONTÁBEIS MODIFICATIVOS 
São os fatos que alteram a estruturação do Patrimônio e modificam para mais ou para menos o cenário líquido da empresa. Eles podem ser divididos em: 
Os Fatos Contábeis Modificativos Aumentativos, abrangem uma conta patrimonial e uma conta de receita, resultam no aumento do patrimônio líquido. Temos como exemplo as receitas de venda ou de aluguéis.
Os Fatos Contábeis Modificativos Diminutivos abrangem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, resultam na diminuição do Patrimônio Líquido. Temos como exemplo o pagamento de despesas.
4.3 FATOS CONTÁBEIS MISTOS
São os fatos contábeis que provocam alterações de contas do ativo e/ou do passivo, mas que provocam também mudança no valor total do patrimônio líquido das entidades. São fatos que são ao mesmo tempo permutativos e modificativos. Podem ser divididos em aumentativos e diminutivos.
No caso dos Fatos Contábeis Mistos Aumentativos podemos usar como exemplo o pagamento de uma duplicata com desconto. Esta operação irá diminuir a conta Caixa (Ativo) e diminuir a conta Duplicatas a pagar (Passivo), mas também irá aumentar o Patrimônio Líquido, pois será um lucro acumulado, pois surgirá uma nova receita: Descontos Obtidos. 
Um exemplo de Fatos Contábeis Mistos Diminutivos seria o Pagamento de uma nota promissória com juros. Nesta operação a conta caixa (Ativo) irá diminuir, a conta Notas Promissórias à pagar (passivo) irá diminuir, e também causará a diminuição do Patrimônio Líquido, pois haverá o surgimento de uma nova despesa: Juros Passivos.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os princípios contábeis eram usados desde o inicio da humanidade, para a organização econômica das riquezas. Seja de forma rudimentar, com pinturas e pedrinhas, ou com técnicas mais desenvolvidas, como as escritas especiais dos investimentos.  Com a ascendente evolução contabilista e os novos sistemas contábeis; os administradores atribuíram a contabilidade ao caminho para o êxito dentro dos negócios.
Visto que o objetivo da contabilidade é prover informações ordenadas de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos usuários internos e externos da entidade. Essas informações são de notória importância na tomada de decisões e na gestão do patrimônio das empresas. 
Possuindo uma extensa esfera de atuação, estando presente tanto em empresas publicas como privadas e também em organizações não governamentais. A contabilidade, e principalmente o profissional contábil, tornou-se imprescindível para o mantimento da saúde, equilíbrio e para a própria sobrevivência empresarial. 
O contador tem a possibilidade de atuar dentro de empresas como contador geral, auditor interno, controlador fiscal ou cargos administrativos. No ensino como professor, pesquisador ou escritor. Em órgãos públicos como fiscal de tributos, controlador de arrecadação, contador público ou no tribunal de contas. Além de haver a possibilidade de atuar como autônomo, exercendo funções de consultor, contador e perito contábil. 
O Patrimônio é o objeto da contabilidade, ele dita o conjunto de bens, direitose obrigações das entidades. Através do resultado da soma dos bens e direitos, subtraindo-se as obrigações, é formulado o balanço patrimonial sendo assim possível medir patrimônio líquido. 
Bens e direitos são aditivos econômicos que uma empresa dispõe ao seu favor. Os bens são classificados em tangíveis com existência física e subdivididos em bens móveis e imóveis. E intangíveis sem existência física como marcas e direitos autorais. Já os direitos são valores que estão em posse de terceiro, recebíveis. Os bens e direitos são elementos do ativo. As obrigações são compromissos que terão que ser quitados, sendo que, dentro do balanço patrimonial elas são elementos do passivo.
Outro elemento do Balanço Patrimonial é o Patrimônio líquido, ele representa a riqueza líquida do proprietário. Para descobrir a riqueza patrimonial são somados os bens e os direitos, elementos do ativo, e destes subtraem-se as obrigações, elementos do passivo, assim o que sobrar será denominada situação líquida.
Através do resultado do patrimônio líquido é possível descobrir os diversos estados patrimoniais. Que podem ser: Situação patrimonial líquida positiva: quando os bens e direitos excedem o valor das obrigações exigíveis. Situação patrimonial líquida negativa: quando a os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis. E situação patrimonial líquida nula: quando os bens e direitos forem iguais às obrigações exigíveis. 
Outros eventos contábeis decorrentes no patrimônio líquido são os chamados fatos contábeis que provocam uma alteração no Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo. Deste modo os fatos contábeis podem ser classificados em: Fatos Contábeis Permutativos, quando há uma troca entre os elementos do ativo, passivo, ou ambos, sem alterar o valor do Patrimônio. Fatos Contábeis Modificativos, quando alteram o Patrimônio da empresa, de forma diminutiva ou aumentativa. Fatos Contábeis Mistos são ao mesmo tempo permutativos e modificativos. 
De modo geral, a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio. Ela serve como instrumento básico para a tomada de decisões nos setores que envolvem a vida financeira de uma empresa. Com o intuito de ajudar a entender a importância de controlar e interpretar financeiramente um empreendimento.
REFERÊNCIAS
BERNARDO, José Luis. Contabilidade - DINÂMICA PATRIMONIAL: ATOS E FATOS. 2013. Disponível em: <https://jlocbernardo.blogspot.com.br/2013/03/contabilidade-dinamica-patrimonial-atos.html>. Acesso em: 11 nov. 2017.
DURIGON, Almir R. O Perfil do Contador no Século XXI 27 Jan. 2006. Disponível em: http://www.classecontabil.com.br/servlet_art.php?id=841&query=area%20de%20atuaçao> Acesso em: 11 Jul. 2007.
IBRACOM. Princípios contábeis. São Paulo: Atlas, 1992
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 6. ed., 2000.
IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades Por Ações: aplicável às demais sociedades. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 569 p.
MARION, José C. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINI. Luigi. Contabilidade geral. 2013. Disponível em:https://educacaocoletiva.com.br /assets/system_files/material/phpCggYZ11779.pdf . Acesso em: 01 out 2017
OK CONCURSOS. Atos e Fatos Contábeis. 2013. Disponível em: http://WWW .okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/116-contabilidade/223-atos-e-fatos-contabeis#.WhLnsEqnHIV. Acesso em: 11 nov. 2017.
PEREZ, Marcelo Monteiro. FAMÁ, Rubens. Ativos Intangíveis e o Desempenho
Empresarial. Revista de Contabilidade e Finanças. – USP, São Paulo, n. 40, p. 7 – 24.. 2006.
PIRES. Edison. CONTABILIDADE BÁSICA I. 2016. Disponível em: http://edisonpiresinter.comunidades.net/contabilidade-basica. Acesso em: 03 nov. 2017
PORTAL EDUCAÇÃO. Atos e Fatos Contábeis.  2014. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/atos-e-fatos-contabeis/54963>. Acesso em: 15 out. 2014
PORTAL EDUCAÇÃO. Dimensão Contábil Econômica e Financeira. Elaborado por: Ronaldo Silva. 2014. Disponível em:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos /educacao/a-dimensao-contabil-economica-e-financeira/57710. Acesso 10 out 2017.
VIEIRA, Maria das Graças. A ética profissional exercida pelos contadores. 2004. Disponível em: http://www.classecontabil.com.br/servlet_art.php?id=390&query=A%20ética %20profissional%20exercida%20pelos%20contadores. Acesso em: 10 out. 2017
WIKIPÉDIA. História da contabilidade. 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_contabilidade . Acesso em: 15 out 2017

Continue navegando