Buscar

RESUMO - INFO - AP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO – AP1
Informática Básica
· Componentes de um computador:
Os componentes que formam um computador podem ser classificados em dois tipos: 
1. Hardware: é o conjunto dos componentes eletrônicos e mecânicos que formam a parte física dos computadores. Exemplos: CPU, teclado, mouse, monitor, disco rígido (HD).
Placa mãe - É o principal componente de um computador, pois é nela que todos os demais componentes e periféricos se conectam e transmitem suas informações. É o elemento fundamental do computador; executa as instruções dadas pelos softwares. 
HD - tem o objetivo de armazenar todos os arquivos e informações necessárias para o funcionamento do seu computador, como, por exemplo, o sistema operacional, programas, jogos, músicas, vídeos, entre vários outros. 
Memória RAM – É uma memória de armazenamento temporária. Para que a CPU execute suas funções, é necessária uma “memória” onde possam ser armazenadas informações. O processador utiliza a memória para armazenar programas e dados que estão em uso, evitando o trabalho de ter que ir até o HD para carregar novamente aquele arquivo ou informação.
Os componentes do hardware podem ser classificados em:
1.1. Dispositivos de entrada (Informação-dados): codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Ex.: teclado, mouse, scanner, webcam.
1.2. Dispositivos de saída (Dados-Informação): codificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário. Ex.: monitor, impressora, plotter.
2. Software: é a parte lógica do computador, constituindo-se de programas que são uma sequência de ordens, instruções. Exemplos: editores de texto, planilhas eletrônicas, jogos, navegadores etc.
Software de Sistema - O Software de sistema é constituído pelos sistemas operacionais (SO) e os programas utilitários. Três exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Mac, o Windows e o Linux. 
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistema operacional (SO) é o conjunto de programas que fazem a interface do usuário e seus programas com o computador a partir do controle da alocação e do uso dos recursos de hardware. Exemplos de sistemas operacionais: Windows e Linux. Ferramentas:
- Gerenciador de Arquivos –permite acesso e manipulação dos arquivos e pastas. 
- Terminal de Console – permite enviar instruções para o SO via linha de comandos textuais. 
- Gerenciador de Tarefas – permite visualizar as tarefas ativas e encerrar suas execuções.
A Distribuição Linux é uma instalação linux pronta para ser executada contendo o kernel do linux e o conjunto de programas que o sistema operacional recorre para realizar as diferentes funções básicas do sistema.
Aplicativos - os programas utilizados para aplicações dentro do SO, que não estejam ligados com o funcionamento do mesmo. Exemplos: Writer, Calc, Impress, Bloco de notas, Chrome. 
Ferramentas – Tem o objetivo de facilitar a vida dos usuários e otimizar o desempenho do computador. Como exemplo podemos citar o zip e scan.
Como Serviço - É um modelo de distribuição de software, na qual não é vendido e instalado localmente, mas sim é liberado apenas o acesso ao serviço oferecido por este software e é licenciado para a utilização através da internet. 
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
São softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborados para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdo para seus alunos e na administração do curso, permitem acompanhar o progresso dos estudantes. Podem ser utilizados em Educação a Distância (EaD), para a publicação de conteúdos e interação com os alunos, e no ensino presencial, como possibilidade de disponibilizar material complementar.
O ambiente virtual denominado “Sala de Tutoria” é o local indicado para comunicação entre tutores a distância e alunos. Neste espaço, alunos podem escrever suas dúvidas para serem dirimidas pelos tutores a distância, e todos podem disponibilizar arquivos ou compartilhar links.
Jogos - São Softwares usados para o lazer, com vários tipos de recursos. 
Podemos classificar os softwares pela sua liberdade: 
2.1. Proprietário: para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
2.2. Livre: Todo e qualquer programa de computador cuja licença de direito de autor conceda ao utilizador as seguintes 4 liberdades: 
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
2. A liberdade de estudar como o programa (fonte) funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; 
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; 
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
· Internet, intranet e extranet:
A internet é uma rede mundial de computadores que são ligados através de meios físicos como linhas de telefone, linhas de comunicação privada, cabos submarinos, canais de satélite, entre outros. Um provedor de acesso é uma empresa, uma universidade ou organização qualquer que fornece acesso à Internet a pessoas ou outras empresas.
Servidor é um computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Basicamente, um servidor é um computador que vai repassar e analisar qualquer pedido que você fizer na internet (entrar num site, baixar um arquivo, ver uma foto, mandar mensagem pra alguém, etc). Pode ser um servidor de documentos, servidor de correio eletrônico ou servidor de páginas web.
Intranet é um conjunto de computadores restritos a um local físico com acesso exclusivo.
Extranet é um conjunto de computadores espalhados pelo mundo com acesso exclusivo.

Continue navegando