Buscar

CÉLULAS-TRONCO E SUA IMPORTÂNCIA

Prévia do material em texto

CÉLULAS-TRONCO 
Primeiramente as células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e com isso auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas. São tipos de células que podem se diferenciar em células com funções muito especializadas, constituindo diferentes tipos de tecidos do corpo.
As células-tronco são células especiais, com capacidade quase infinita de se multiplicar e que podem também se transformar em células especializadas, como neurônios, células do fígado ou mesmo músculo cardíaco.
Existem dois tipos de células-tronco: as que são extraídas de tecidos maduros, como o cordão umbilical ou a medula óssea, são mais especializados e dão origem a apenas alguns tipos de tecidos do corpo. As pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, a exemplo da leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas.
As células-tronco embrionárias, são como um curinga, elas apresentam a capacidade de formar qualquer tecido do corpo. Está sendo pesquisado, em todo o mundo, o potencial dessas células para o tratamento de diversas doenças graves, como, câncer, diabetes, doenças genéticas, lesões de medula espinhal, demências, doenças auto-imunes... 
Para essas pesquisas serem realizadas, os embriões precisam estar congelados há pelo menos três anos e só podem ser usadas por meio de consentimento dos genitores, também não será permitido o comércio de embriões, nem sua produção e manipulação genética, e ainda, são proibidas as clonagens terapêuticas, para aplicação em pesquisas e a reprodutiva. 
As Células-Tronco adultas que mais conhecemos são as presentes na medula óssea, são utilizadas no tratamento de diferentes doenças que afetam o sistema hematopoiético. Na medula óssea, encontram-se Células-Tronco hematopoiéticas, que podem dar origem a todos os diferentes tipos de células do sangue (linfócitos, hemácias, plaquetas, etc.). Elas estão presentes em muitos tecidos adultos, onde atuam na manutenção dos mesmos, repondo células mortas. Porém, Estas Células presentes no adulto eram vistas tradicionalmente como restritas em seu potencial de diferenciação a somente células do tecido onde elas residem. Onde por exemplo, as Células hematopoiéticas são capazes de regenerar o sangue após destruição daquele tecido por irradiação, e células do fígado proliferam na tentativa de regenerar aquele órgão.
Essas pesquisas com os diferentes tipos de células-tronco devem ser observadas com total atenção e calma. É inerente de toda área de pesquisa em desenvolvimento avanços e retrocessos, e ainda não se sabe quais tipos de células cumprirão a promessa terapêutica e serão as mais adequadas para o tratamento de quais doenças. As Células-tronco devem ser vistas não só como um "terapeuta" mas como um modelo de pesquisa onde se pode estudar os mecanismos por trás da diferenciação celular, desenvolvimento embrionário e câncer, entre outros. Esses conhecimentos da biologia básica poderão levar a uma verdadeira melhora da qualidade de vida humana.
ALUNO: MATHEUS PEIXOTO DOS SANTOS
MATRÍCULA: 202001479181
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

Continue navegando