Buscar

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVIL-peça 03

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __VARA CIVEL DA COMARCA DE _________________.
Processo:.........(distribuição por dependência)
 JANICE CUNHA, já qualificada nos autos da ação de Indenização, ajuizada por MARIO SILVEIRA , ora na fase de cumprimento de sentença, vem, por meio de seu advogado, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fulcro no art.525 e seguintes do Código de Processo Civil vigente, apresentar IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, pelas razões de fato e de direito que passa a expor:
 Trata-se de cumprimento de sentença proposto pelo exequente, acima referenciado , em desfavor da executada supracitada . Cumprimento de sentença esse, oriundo de decisão judicial transitada em julgada , proferida nos autos de ação de indenização em que a senhora JANETE CUNHA , IRMÃ da executada , fora condenada a pagar ao exequente a divida fixada no titulo executivo judicial já destacado.
 Notório é que mesmo não tendo realizado qualquer espécie de negócio jurídico que ensejasse a cobrança da divida objeto da presente ação, a executada fora intimada por este douto juízo, a quem , através desta, responde , para apresentar sua defesa, o que o faz nos seguintes termos:
 02- DA SUSPENSÃO DO FEITO
 Da análise dos autos, Excelência , em especial do pedido de cumprimento de sentença, claro e cristalino é que a executada não é parte legítima para atuar no feito, haja vista que não há qualquer decisão judicial transitada em julgada que a tenha condenada pela divida objeto da lide, razão pela qual torna-se fundamental a concessão de efeito suspensivo a presente impugnação, com vistas a evitar danos de difícil reparação, conforme preceitua o art.525, § 6º do CPC/2015, senão vejamos:
Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.
(...)
§ 6º A apresentação de impugnação não impede a prática dos atos executivos, inclusive os de expropriação, podendo o juiz, a requerimento do executado e desde que garantido o juízo com penhora, caução ou depósito suficientes, atribuir-lhe efeito suspensivo, se seus fundamentos forem relevantes e se o prosseguimento da execução for manifestamente suscetível de causar ao executado grave dano de difícil ou incerta reparação.
Não existem duvidas de que os fatos expostos corroboram para a aplicação do previsto no artigo acima.
 
 02-DA ILEGITIMIDADE PASSIVA
 O instituto da ilegitimidade passiva é aplicável quando por erro ou engano devidamente identificável , uma parte é demandada sem que tenha qualquer vinculo com a demanda discutida em juízo.
 Na relação processual objeto desta impugnação , pode-se constatar que a irmã da executa, a senhora JANETE CUNHA , fora condenada a indenizar o exequente ; com o transito em julgado da decisão e com o inadimplemento da obrigação , o exequente deu inicio ao cumprimento de sentença em face da executada(JANICE CUNHA), que nada tem a ver com divida reconhecida em juízo, sendo assim ilegítima para figurar no polo passivo da presente demanda.
 Isto posto, necessário se faz requerer a aplicação do disposto no art.525, II, do CPC/2015, senão vejamos: 
art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.
§ 1º Na impugnação, o executado poderá alegar:
I - falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia;
II - ilegitimidade de parte;
 A presente celeuma urge pela invocação do mandamento constitucional previsto no art. 5° , II , da Constituição Federal em vigor, que nos garante a segurança jurídica de que sobre o território soberano do brasil ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Sendo assim, sobre a égide constitucional , a executada não poderá ser obrigada a pagar uma divida que não é sua , senão quando a lei o exigir, o que, no caso em comento, não ocorre.
 03- DOS PEDIDOS
 Ante o exposto, vem requer :
 1. Que seja concedido o efeito suspensivo a presente impugnação, evitando , assim , danos maiores a executada.
2. Que seja intimado o exequente para , no prazo legal, apresentar resposta à impugnação.
3. Que seja acolhida a presente impugnação verificando-se a ilegitimidade da executada com a consequente extinção da execução. 
4. Condenação do exequente em honorários advocatícios 
 04-DAS PROVAS
 Requer apresentação de provas documentais
 
 Nestes termos, pede deferimento.
LOCAL______________________ E DATA_____________ 
ADVOGADO:________________ , OAB:______________

Continue navegando