Buscar

Direito Civil III - 2020.1 - Caso concreto 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Luiz Vinicius Prudente de Souza
Matrícula: 201902071174
Turma: (CCJ0223_3495822)
Cadeira: Direito Civil III (noite)
Correção do Caso concreto do plano de aula 8 + jurisprudência + doutrina
Questões Objetivas:
1- LETRA (E)
2- LETRA (C) 
3- LETRA (D)
Questão Discursiva: 
(FCC/2016/SEGEP/MA/Auditor Fiscal da Receita Estadual/Adaptada) Marcelo emprestou gratuitamente a Henrique, para que expusesse em sua galeria de arte, obra assinada por renomado artista plástico. Enquanto a obra estava exposta, a galeria de artes foi atingida por um raio que incendiou o local. Durante o incêndio, Henrique houve por bem salvar as obras de sua propriedade, tendo em vista possuírem valor maior, abandonando a de Marcelo, que se danificou. Assim, qual o contrato celebrado entre Marcelo e Henrique, bem como as consequências da atitude de Henrique?
R: O contrato de comodato, que tem como objeto bem infungível, perfaz-se com a sua tradição. Portanto, Henrique responderá pelo dano, não podendo invocar como causa excludente de responsabilidade caso fortuito ou força maior. Art. 579. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Se, correndo risco o objeto do comodato juntamente com outros do comodatário, antepuser a salvação dos seus abandonando o do comodante, responderá pelo dano ocorrido, ainda que se possa atribuir a caso fortuito, ou força maior.
Jurisprudência:
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE RESTITUIÇÃO DE IMÓVEIS DADO EM COMODATO VERBAL APÓS DISSOLUÇÃO DO MATRIMÔNIO. REGIME COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. BENS ADQUIRIDOS EM SUB-ROGAÇÃO. INCOMUNICABILIDADE DE BENS. NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL PARA DESOCUPAÇÃO. VALIDADE. PROCEDÊNCIA DOS PEDIDOS. SENTENÇA ULTRA PETITA AO CONDENAR ALÉM DO QUANTO PEDIDO. ADEQUAÇÃO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. I - O comodato é espécie de empréstimo gratuito, mediante o qual o comodante cede, temporariamente, ao comodatário um bem infungível, para fins de uso, assumindo este último o dever de conservar a coisa para posterior restituição. II - A temporariedade é uma das características estruturais do comodato, uma vez consabido que a entrega gratuita de bem sem intenção de restituição caracteriza o contrato de doação e não o de empréstimo. III - Promovida a notificação extrajudicial para desocupação do bem, e não feita a devolução do mesmo, o comodatário pagará o aluguel da coisa, até a restituição ao comodante.. (Classe: Apelação,Número do Processo: 0061989-43.2010.8.05.0001, Relator (a): Gardenia Pereira Duarte, Quarta Câmara Cível, Publicado em: 20/03/2019)
(TJ-BA - APL: 00619894320108050001, Relator: Gardenia Pereira Duarte, Quarta Câmara Cível, Data de Publicação: 20/03/2019)
Doutrina:
Segundo entendimento do professor Pablo Stolze Gagliano o conceito de comodato é:
“Um negócio jurídico unilateral e gratuito, por meio do qual uma das partes (comodante) transfere à outra (comodatário) a posse de um determinado bem, móvel ou imóvel, com a obrigação de o restituir”.
GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil. Vol. 4: tomo II: contratos em espécie - 7. Ed. Rev. E atual. – São Paulo: Saraiva, 2014. P. 248.

Outros materiais