Buscar

Simulado av1 - Tanatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre as divisões didáticas da morte. Assinale a alternativa que corresponde a descrição. 1. Parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 2. Parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). A sequência correta é:
		
	
	Morte relativa, morte aparente e morte absoluta.
	
	Morte absoluta, morte aparente e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte absoluta e morte aparente.
	 
	Morte aparente, morte relativa e morte absoluta.
	
	Morte aparente, morte absoluta e morte relativa.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Para os Ocidentais o enfrentamento da morte :
		
	
	não é só lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo.
	
	vivência pacífica da morte se dá através da correta prática de meditação.
	
	vivência pacífica da morte se dá através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória.
	 
	tem como reação à morte revela procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor.
	
	os levam a não ter preocupações permanentes com o adoecer e o morrer.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. Que nome é dado à morte no caso da ressuscitação cardiorrespiratória sem êxito?
		
	
	Morte Domada
	
	Morte encefálica
	 
	Morte clínica
	
	Morte cerebral
	 
	Morte absoluta
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	No que se refere à visão de morte na sociedade capitalista ¿ Ocidental, é correto afirmar que: I) Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não. II) A morte vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. III) Os profissionais de saúde, obstinados pela cura, estão sempre lançando mão de suas onipotências e de uma ¿última medida terapêutica eficaz¿ para prolongar a vida - o médico é o profissional que define a questão da vida e da morte. IV) Muitas vezes o paciente não sabe como morrer, e o profissional de saúde é incapaz de lhe explicar o sentido da morte; V) Há uma mudança radical na visão da morte: a ilusão da eternidade dá ao homem a sensação de poder dominar e controlar as coisas, as pessoas e conservar o que tem. Assim, a possibilidade de morte é afastada. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I, II, III, IV
	
	I, II, III, V
	 
	I, II, III, IV, V
	
	I, II, IV, V
	
	II, III, IV, V
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Através da História, a morte assume diferentes sentidos para os diferentes povos. O significado que cada povo atribui à morte, historicamente falando, reflete:
		
	
	O valor que aquela cultura dá às pessoas
	
	O sentido que a vida tem para um determinado povo
	
	A importância da dor do morrer para aquele povo
	
	A desvalorização da morte naquela sociedade
	 
	A importância do morto naquela sociedade
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta:
		
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	Os itens I, II e III e IV estão corretos.
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Durante as várias fases da vida, vivenciamos as chamadas mortes simbólicas. Estas mortes são consideradas:
		
	
	Mecanismo de vivência da imortalidade
	
	Consciência da mortalidade humana
	 
	Importantes para aceitação da realidade, além proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
	
	Um mecanismo inconsciente de infinitude.
	
	Consciência de nossas reais plenitudes e projeções de imortalidade
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A Concepção de Morte no Oriente I) vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. II) é enfrentada de forma lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo. III) é vivida de forma pacífica: através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória. IV) são procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor. V) é um estado de transição e principalmente de evolução, para o qual deve haver um preparo: a morte é apenas uma iniciação numa outra vida. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	III, IV e V
	 
	II, III e V
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A morte determinada pela interrupção irreversível das funções circulatória, respiratória e cerebrais (incluindo tronco cerebral) é a morte:
		
	 
	Cerebral
	
	Relativa
	
	Clínica
	
	Aparente
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Paciente deu entrada na emergência com quadro de AVE-H (acidente vascular encefálico hemorrágico); realizou cirurgia para drenagem do hematoma e foi para UTI (unidade de terapia intensiva). Três dias após a cirurgia, sem sedação, evoluiu para Glasgow 3 e a fisioterapeuta comunica que o paciente não está respirando sozinho (só com ajuda do ventilador mecânico). Neste mesmo dia apresentou uma PCR (parada cardiorrespiratória), foram aplicadas as manobras de ressuscitação que obtiveram êxito. Leia as assertivas seguintes e, com relação ao caso acima, marque a correta:
		
	
	A morte 'real' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A 'morte encefálica' é a cessação irreversível das funções apenas do tronco encefálico causado por lesão extensa, de causas internas ou externas e de natureza grave, com manutenção temporária das funções cardiorrespiratórias.
	
	A morte 'clínica' se caracteriza pela parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a PCR irreversível.
	
	A morte 'aparente' ocorre quando há a parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa e pode ao ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro).
	 
	Pode ser afirmado que a morte 'absoluta' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (nãotem como reverter esse processo).

Continue navegando