Buscar

Avaliação História da enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 
1 - A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
A) – (X) Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobre os homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
B) - ( ) Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
C)- ( ) A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
D)- ( ) Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
E) - ( ) Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos.
2 - Segundo Geovanini (2002) o desenvolvimento histórico das práticas de saúde obedece à relação do objeto de pesquisa com a realidade histórica e é identificada por pontos críticos, nos quais ocorre uma transformação qualitativa ou uma mudança significativa nessa relação. Descreva a função das práticas de saúde mágico-sacerdotais na história da enfermagem;
A – ( ) Relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência, quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito. Inicia-se no século VII antes de Cristo, estendendose até os primeiros séculos da Era protestante.
B – ( ) Focaliza a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas Esta época corresponde ao aparecimento da enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos, e abrange o período medieval compreendido entre os séculos VI e XI.
C – (X) Aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este período corresponde à fase de empirismo, verificada antes do surgimento da especulação filosófica que ocorre por volta do século V antes de Cristo. 
D – ( ) Relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência, quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito. Inicia-se no século V antes de Cristo, estendendo - se até os primeiros séculos da Era Cristã.
E – ( ) Focaliza a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo.
3 - Sabemos que a Enfermagem e o campo da Saúde tiveram muitas influências de povos antigos. Uma contribuição importante deixada pelos hindus foi a criação de:
A – ( ) Lagos
B – ( ) Jardins
C – ( ) Postos de saúde
D – (X) Hospitais
E – ( ) Hotéis
4 – O verbo cuidar em português denota atenção, cautela, desvelo, zelo. Assume ainda características de sinônimo de palavras como imaginar, meditar, empregar atenção ou prevenir-se. Porém representa mais que um momento de atenção. É na realidade uma atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o ser cuidado (REMEN, 1993; BOFF, 1999; WALDOW, 1998; SILVA et al., 2001). Como uma atitude e característica primeira do ser humano, o cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano. Sem o cuidado, o homem deixa de ser humano desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre. Se ao longo da vida não fizer com cuidado tudo o que empreender, acaba por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta (BOFF, 1999). Segundo o mesmo autor o cuidado apenas aparece quando a existência de alguém adquire significado para nós. Nesse sentido, passamos a cuidar, participar do destino do outro, de suas buscas, sofrimentos e sucessos. Podemos afirmar que a alternativa correta para o cuidar sugerida no texto (segundo Boff e Waldow) é:
A – ( ) Desde os primórdios da humanidade, a prática do cuidar/cuidado em enfermagem não expressava a organização da vida social, com a qual se confunde; com a prática existencialista.
B – ( X ) Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica.
C – ( ) É no contexto da sobrevivência do grupo humano que não buscamos assegurar a vida, que se fundam os primeiros atos de cuidar. É também nesse contexto que se registram as bases fundamentais do trabalho em enfermagem.
D – ( ) Daquela época até os dias atuais, a evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram ainda nos dias de hoje.
E – ( ) Os cenários de Florence Nigtingale caracterizaram os fatores: socioantropológico, cultural e econômico de cada época e imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica.
5 – Em relação ao cuidar/ cuidado de Enfermagem. As Diretrizes Curriculares definem que a formação do Enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos científicos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais, exceto:
A – ( X ) Identificar diagnóstico da patologia
B – ( ) Promover educação permanente de sua equipe
C – ( ) Gerenciar recursos materiais
D – ( ) Tomar decisões
E – ( ) Gerenciar recursos humanos

Continue navegando