Buscar

atividade civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01- Cite e explique os requisitos de validade dos contratos. 
 
02- Diferencie as impossibilidades contratuais: absoluta, relativa e legal. 
 
03- Explique a diferença entre um objeto contratual determinado e determinável. 
 
04- Quais são as fases da formação do vínculo contratual? 
 05- Explique com suas palavras o artigo 112 do Código Civil. 
 
06- Diferencie contratos solenes e reais. 
 
07- Explique com suas palavras o artigo 422 do Código Civil. 
 
08- (ENADE) Alícia é juíza em uma comarca do interior de instância inicial. Ocorre que a ex funcionária da casa de Alícia entrou na justiça contra ela reclamando várias verbas trabalhistas, e infelizmente, em virtude da comarca ser bem pequena, ela é a única juíza de lá. Portanto, ela está atuando como juíza no processo que é movido contra ela mesma. Analise a capacidade e a legitimidade dentro do caso concreto. 
 
09- (ENADE) João, menor impúbere, celebrou sozinho um contrato de compra e venda de um filhote da sua cadela de estimação, cobrando R$100,00 pelo filhote. Ocorre que sua cadela é campeã da sua raça e seus filhotes foram avaliados em R$ 2.000,00 cada um. Analise se esse negócio jurídico é nulo ou anulável.
10- Faça uma análise da teoria contratual clássica. 
 
11- O que é função social do contrato? 
 
12- Fale sobre o princípio da obrigatoriedade frente ao Código Civil. 
 
13- (Juiz-MA) No que diz respeito à formação dos contratos, no âmbito do Direito Civil, a proposta deixa de ser obrigatória, exceto: (0,5) a) se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante. b) se, feita com prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta do conhecimento do proponente. c) se, feita a pessoa ausente, não tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado. d) se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente. 
 
14-(OAB) Classifica-se real o contrato, quanto à sua formação, quando: a) para esta é necessária a entrega da coisa b) envolva transmissão de propriedade sobre imóvel c) importe criação de ônus sobre coisa alheia d) a escritura pública é da substância do ato 
 
15- (OAB-2012) Embora sujeito às constantes mutações e às diferenças de contexto em que é aplicado, o conceito tradicional de contrato sugere que ele representa o acordo de vontades estabelecido com a finalidade de produzir efeito jurídicos.Tomando por base a teoria geral dos contratos, assinale a afirmativa correta: 
 
a) a celebração de contrato atípico, fora do rol contido na legislação, não é lícita, pois as partes não dispõem da liberdade de celebrar negócios não expressamente regulamentados por lei. b) a atipicidade contratual é possível, mas, de outro lado, há regra específica prevendo não ser lícita a contratação que tenha por objeto a herança de pessoa viva, seja por meio de contrato típico ou não. c) a liberdade de contratar é limitada pela função social do contrato e os contratantes deverão guardar, assim na conclusão, como em sua execução, os princípios de probidade e da boa fé subjetiva, princípios esses ligados ao voluntarismo e ao individualismo que informam o nosso Código Civil. d) será obrigatoriamente declarado nulo o contrato de adesão que contiver cláusulas ambíguas ou contraditórias.
16- Analise a cláusula rebus sic stantibus frente ao princípio pacta sunt servanda.
Respostas
1- Os pressupostos de validade do negócio jurídico se confundem com os pressupostos de validade dos contratos.
 São pressupostos do contrato o agente capaz; o objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e a forma prescrita ou não defesa em lei.
2- Inadimplência absoluta A inadimplência absoluta ocorre quando há o descumprimento ou frustração total no cumprimento da obrigação, não mais sendo possível cumpri-la de alguma forma. Exemplo: se alguém contrata uma orquestra para um baile e ela deixa de comparecer, de nada adiantará para o organizador da festa (credor) que a orquestra disponha-se a apresentar-se no dia seguinte, uma vez que todos os convidados já estavam presentes na data agendada, garantindo ao credor o direito de ser indenizado.
Inadimplência relativa A inadimplência relativa, ou cumprimento imperfeito, ocorre quando a obrigação, apesar de cumprida, dá-se de maneira negligente, inadequada e sem os cuidados necessários, ensejando-se a reparação dos danos adicionais ou suplementares.
 Isso porque o devedor não está obrigado a cumprir somente o objeto da obrigação, mas também a cumpri-la diligentemente, efetuando a prestação devida de um modo completo e específico, no tempo e lugar determinado.
 Neste caso, como o inadimplemento é parcial, a prestação não é impossível de ser realizada, não impedindo que a obrigação seja cumprida com utilidade para outra parte.
 Os danos produzidos não se devem somente ao atraso no cumprimento , não se confundindo o inadimplemento, que é o cumprimento inadequado ou seu total descumprimento, com a mora, quando ocorre apenas um retardo. 
No caso, a insatisfação dos interesses do credor advém do desrespeito ao tempo, modo, lugar e forma da prestação, mas devem ser aplicadas, por analogia, as mesmas regras impostas à mora.
3- Determinado ou determinável Pode o objeto não ter sido determinado no próprio ato, mas há de ser determinável, pelo menos. ... Ambos são objetos válidos. Inválido é o negócio cujo objeto é indeterminável, como um táxi — sem especificações, sem conjunto que o delimite.
4- negociação preliminar ou fase de pontuação; proposta, policitação ou oblação; contrato preliminar; contrato definitivo. Segue o estudo destas fases. Esta é a primeira fase na formação de um contrato civil.
5- Art. 112. Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem
6- Solenes são os contratos formais, aqueles que a lei exige para sua celebração forma especial. Ex: contrato de fiança, que depende de forma escrita (art. 819, CC). Reais são aqueles contratos que só se aperfeiçoam com a entrega efetiva do objeto
7- Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé R; legalidade 
8- A juíza Áleia deve ser reconhecida como sem compêtencia para julgar o caso, pois fere o princípio da imparcialidade. E a funcionária deve procurar a justiça do trabalho para ingressar com a ação.
9- A venda deve ser nula, pois por se tratar de um menor o mesmo não e possuidor de capacidade civil.
10- É um contrato de pessoas física, ocupa hoje em dia uma parcel a muito pequena no mundo negocial.
11- São contratos com instrumentos eficazes em favor do consumidor. Ex a inversão do ônus da prova. 
12- Esse contrato, representa exatamente a força das convenções, já que pela autonomia da vontade ninguém é obrigado a contratar, sendo a palavra empenhada irreversível. Tem por fundamentos. 
 A- Necessidade de segurança nos negócios 
B- Intangibilidade ou imutabilidade. 
 
13- Não se tolera mais é a obrigatoriedade quando as part es se encontram em patamares diversos é disso ocorra previsto injustificado. 
14- Classifica-se com o real o contrato de compra e venda, pois, para formação, além da vontade, exige a entrega da coisa. 
15- B, Art 426. Não pode ser objeto de contrato de herança de pessoa viva. 
16- A rebase sie stantibus coloca que a obrigatoriedade do cumprimento de uma obrigação pressupõe a in alterabilidade da situação de fato. Se esta se modificar em razão de acontecimentos extraordinários, como uma guerra, tornando excessivamente oneroso para o devedor o seu implemento, poderá este requerer ao juiz que o isente da obrigação parcial ou totalmente.

Outros materiais