Buscar

Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira - Parada para a Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.
Contabilidade é a ciência que tem como objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas que ocorreram no Patrimônio da empresa, visando à extração das informações relevantes para controlar as operações, facilitar o planejamento estratégico e apoiar na tomada de decisão. Todas as movimentações no Patrimônio (entradas e saídas do fluxo de caixa, por exemplo), são registrados pela Contabilidade por meio de relatórios.
E de acordo com a Lei 6.404/1976, a Contabilidade é obrigatória para pessoas jurídicas, sendo que um negócio faz uso dessa ciência para determinar os planos operacionais no futuro, rever o desempenho passado e verificar as atuais funções. Portanto, as demonstrações financeiras analisadas pela contabilidade, servem para propósitos internos e externos. Sendo assim, podemos dizer que ela possui duas ramificações: Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.
O que é Contabilidade Gerencial?
A Contabilidade Gerencial é também chamada de Contabilidade de Gestão e é o tipo de contabilidade que serve aos gestores e administradores da empresa. 
Gestores utilizam a Contabilidade Gerencial para tomarem decisões sobre as operações diárias de uma organização. E por ser útil a gerência, a Contabilidade Gerencial pode ser feita de acordo com a exigência da administração, ou seja, semanal, mensal, trimestral etc., e não se prende a um formato (varia de empresa para empresa).
Principais características da Contabilidade de Gestão:
· Possui natureza seletiva;
· Possui ênfase no futuro;
· Fornece apenas informações, mas nenhuma decisão;
· Não é limitado pelas Regras da Contabilidade Financeira;
· Não possui regras e convenções específicas;
· Melhora a eficiência interna
O que é Contabilidade Financeira?
A Contabilidade Financeira é externa, ou seja, apresenta informações para agentes que estão fora da organização. Assim, preocupa-se com a elaboração de demonstrações financeiras para terceiros, como credores, acionistas, investidores, fornecedores, clientes etc. 
Como a Contabilidade Financeira enfatiza proporcionar uma visão correta da posição financeira da empresa, ela baseia-se principalmente em análises de: Balanço Patrimonial; Demonstrativo de Resultados de Exercício e Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
Principais Características da Contabilidade Financeira:
· Serve para fins externos; 
· Natureza histórica;
· Transações Monetárias;
· Requerimento legal;
· Preparação de relatórios;
· Utilização de custos históricos;
Diferenças entre Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial
A Contabilidade Financeira e Gerencial tem públicos diferentes, pois os investidores geralmente não estão envolvidos nas operações do dia-a-dia do negócio, mas estão preocupados com seu investimento (Contabilidade Financeira), enquanto os gerentes precisam de informações para tomar decisões (Contabilidade de Gestão). Outras diferenças são que, e	nquanto a Contabilidade Financeira é o ramo da contabilidade que acompanha toda a informação financeira da entidade, a Gerencial registra e relata informações financeiras e não financeiras de uma empresa.
· Os usuários da Contabilidade Financeira são tanto a gestão interna da empresa como as partes externas, enquanto os usuários da contabilidade gerencial são apenas a administração interna.
· A Contabilidade Financeira baseia-se em dados históricos, já a Contabilidade Gerencial, por apoiar na tomada de decisão, tem ênfase no futuro.
· A Contabilidade Financeira deve ser reportada publicamente. Já a Contabilidade de Gestão é para o uso da organização e, portanto, é confidencial.
· A Contabilidade Financeira dispõe somente de informações monetárias. A Contabilidade Gerencial, por outro lado, apresenta informações monetárias e não monetárias, como o número de funcionários, a quantidade de matéria-prima utilizada e vendida etc.
· Relatórios gerados pela Contabilidade Financeira devem respeitar procedimentos legais, enquanto que para a Contabilidade Gerencial não existe um formato prescrito.
· A Contabilidade Financeira é obrigatória para qualquer empresa para fins de auditoria, sendo que as informações devem ser publicadas e auditadas. A Contabilidade Gerencial não tem caráter de obrigação, pois é apenas para uso interno, portanto, as informações não são publicadas e nem auditadas.
· A Contabilidade Financeira é feita principalmente para um período específico, que geralmente é de um ano. A Contabilidade de Gestão é realizada de acordo com as necessidades da administração, podendo ser mensal, bimestral, trimestral e assim por diante.
Semelhanças entre a contabilidade financeira e contabilidade gerencial
Embora, inicialmente, as contabilidades gerencial e financeira possuam funções distintas, encontram-se também semelhanças, que atrelando-as, potencializa a gestão do negócio, proporcionando maiores lucros. Mesmo que voltadas para públicos diferentes, a utilização de ambas as contabilidades, gerencial e financeira, auxiliam tanto na tomada de decisões internas, baseadas nos resultados obtidos, quanto para os potenciais investidores e futuros sócios, refletindo a imagem que a empresa representa no mercado.
A junção de funções das duas espécies de contabilidades permitirá a constituição de um planejamento tributário eficiente, tanto no viés da contabilidade financeira, como uma obrigação de todo negócio, quanto para o viés gerencial, maximizando os lucros, reduzindo a carga tributária. Atribuir à contabilidade financeira uma função de natureza gerencial, é conferir à ela aplicação prática para o cotidiano da empresa, através de uma perspectiva, não apenas exata, mas também funcional.
Tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Financeira são de extrema importância, pois, como vimos, ajudam a empresa de várias maneiras. A Contabilidade de Gestão é essencial para analisar o desempenho da organização, elaborar uma estratégia, tornar decisões efetivas e direcionar a empresa para ações futuras. Já a Contabilidade Financeira é fundamental para a manutenção adequada das demonstrações contábeis e gerenciais.
Referências Bibliográficas: 
Horngren; Sundem; Stratton. Contabilidade gerencial. 12ª edição. São Paulo: Prentice-Hall, 2004
ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade Gerencial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000
https://www.confidenceitservices.com/diferencas-entre-contabilidade-financeira-e-gerencial/
https://www.jornalcontabil.com.br/quais-sao-as-diferencas-entre-contabilidade-gerencial-e-contabilidade-financeira/
https://www.treasy.com.br/blog/contabilidade-gerencial-contabilidade-financeira/
https://blog.grupostudio.com.br/e-contabil/quais-as-semelhancas-entre-a-contabilidade-gerencial-e-financeira/
http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18n44/a02v1844.pdf

Continue navegando