Buscar

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS I

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS I 
Flávio Brito
José Ferreira
Everton
Professora: Josiane
Itabirito
2020
Mandíbula de um Britador
 	È um equipamento usado para redução de sólidos, seu trabalho começa quando há aumento da superfície de contato e a diminuição das partículas.
 	O processo envolve energia mecânica de caráter compressivo, de impacto ou de cisalhamento.
 	Na maioria da vezes é feito em aço manganês. 
Descrição
Aço manganês austenítico: Desenvolvido com 1.2% de carbono, 12% de manganês, é resistente ao desgaste, possui alta tenacidade e ductilidade
Esse aço é ainda hoje o principal do grupo de aços resistentes ao desgaste
A aplicação desse aço deve-se a duas propriedades: endurecimento superficial propiciado pelo trabalho e tenacidade.
A austenita é de fácil manipulação e resiste a temperaturas extremas e a corrosão.
Tipo de material
 	Os aços ao Mn apresentam elevadas propriedades mecânicas de impacto e resistência à abrasão.
 Sua resistência à tração é de cerca de 42 a 49 kgf/mm2 (410 a 480 MPa) com alongamento e estricção às vezes inferiores a 1%.
 As propriedades mecânicas normais desses aços são obtidas com um tratamento de austenitização a uma temperatura suficientemente alta para assegurar completa solução dos carbonetos, seguida de resfriamento muito rápido – em água. A temperatura de austenitização situa-se entre 1000 e 1065 graus C. 
Propriedades mecânicas
Junior Martins (JM) - 
Propriedades mecânicas
Após o resfriamento em água, o aço torna-se mais resistente e mais dúctil, apresentando um alongamento que pode variar de 30% a 60%, uma dureza Brinell de 180 a 220, limite de escoamento de 30 a 42 kgf/mm2 (290 a 410 MPa) e limite de resistência à tração de 57 a 100 kgf/mm2 (560 a 980 MPa).
A Tabela mostra valores representativos das propriedades mecânicas de aços-manganês dos tipos comerciais, no estado fundido sem e com tratamento térmico e no estado laminado com tratamento térmico.
A resistência ao choque também é muito elevada, podendo atingir valores da ordem de 14 a 15 kgf/mm2 (137 a 147 J) (corpos de prova tipo Charpy).
Propriedades mecânicas
O encruamento que se verifica no aço-manganês austenítico quando em serviço – geralmente devido a golpes – eleva a sua dureza de cerca de 200 Brinell no estado tratado (resfriado em água) a 500-600. Provavelmente nenhum outro aço supera o aço Hadfield na capacidade de endurecer pelo encruamento.
Propriedades mecânicas
https://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=100
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBLFY7/1/monografia__01_.pdf
Referências bibliográficas

Continue navegando