Buscar

Brasil colonia Estácio Aula 3 1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Os governos gerais foram implantados, em 1548,para auxiliar o sistema de capitanias hereditárias, que passava por muitas dificuldades. Os governadores-gerais trouxeram para o Brasil os jesuítas, que deram início ao missionarismo.
		
	
	Eles podiam escolher os cargos da mais alta administração colonial, inclusive os de capitão-mor;
	
	eram responsáveis pela doação de terras aos colonos, as chamadas sesmarias, terras oriundas dos aldeamentos;
	
	eram responsáveis pela contabilidade dos engenhos, inclusive o controle dos escravos africanos que eram comprados pelos senhores;
	 
	eles escravizavam os índios que não aceitavam a palavra do cristianismo, através da ¿Guerra Justa¿;
	
	criaram um sistema de classificação dos indígenas baseado na capacidade destes em aprender a língua portuguesa.
	Respondido em 12/04/2020 11:16:54
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"Discutiu-se muito sobre a característica feudal das capitanias hereditárias. Parece fora de dúvida que não eram feudais, apesar da semelhança de alguns traços com as instituições senhoriais."
(Wehling, Arno & Wehling, Maria José C. M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 67).
Assinale a opção que melhor define a especificidade do sistema de capitanias hereditárias no Brasil colonial:
		
	
	As terras eram leiloadas entre os grupos particulares, sendo que a Coroa poderia retomá-las em caso de não haver a efetiva exploração do território.
	
	o sistema de capitanias hereditárias notabilizou-se por garantir uma desconcentração da propriedade da terra no Brasil colonial;
	 
	as capitanias eram concedidas a particulares, sendo que estes deveriam ser os agentes públicos da Coroa;
	
	ao conceder as terras aos particulares, o rei abria mão da soberania sobre o território;
	
	as terras eram concedidas por contrato anual aos pequenos agricultores portugueses interessados em explorar o novo Mundo;
	Respondido em 12/04/2020 11:17:14
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Ao estimular o povoamento em terras brasileiras e para controlar as Capitanias Hereditárias, a Coroa portuguesa criou, em 1549, o cargo de governador geral. Sobre esse cargo é correto afirmar que:
		
	
	Fora um cargo criado para controlar o tráfico negreiro da colônia.
	
	Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, era subordinado aos capitães donatários, representantes da coroa.
	 
	Era a principal autoridade lusitana no Brasil, subordinada ao Rei.
	
	Não estava submetido ao controle direto do Rei.
	
	O cargo de governador geral era o exemplo da descentralização política portuguesa para com a colônia.
	Respondido em 12/04/2020 11:17:22
	
Explicação:
Na contextualização da questão, percebe a necessidade da criação do Governo Geral em 1548 por D. João III, com a finalidade de dar sustentação às capitanias hereditárias, e esse governo geral administrava de acordo com as instruções que vinham da metrópole. Além da questão de defesa, o Governo Geral tinha a função fiscalizadora e tributária.
Portanto, a única opção correta que atende ao que propos a questão é a segunda: "Era a principal autoridade lusitana no Brasil, subordinada ao Rei"
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"O império português constitui o exemplo mais característico de um império marcado, ao mesmo tempo, pela descontinuidade espacial, pela economia de meios e por coexistências de modelos institucionais. (...) Um império, sem dúvida, que não tinha muito a ver, na sua forma de se estruturar politicamente, com os impérios da tradição clássica européia, nem com aquele desenvolvido pelos Espanhóis, bastante mais próximo das formas tradicionais de dominar e de organizar politicamente o espaço, já que estava vocacionado para o controle directo de grandes extensões continentais. O império português, em contrapartida, estendese por um vasto mundo, que não podia dominar nem controlar se empregasse os expedientes tradicionais da administração."
(HESPANHA, Antonio Manuel & SANTOS, Maria Catarina. Os poderes num império oceânico. In: HESPANHA, Antonio Manuel. Coordenador. História de Portugal. O Antigo Regime. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.)
Essa particularidade apontada pelo autor teve repercussões para a administração das áreas coloniais como os territórios portugueses na América. A respeito desse tema, é correto afirmar que:
		
	
	os princípios da administração colonial portuguesa caracterizaram-se por uma relativa capacidade de adaptação de modelos já experimentados, mas jamais a improvisação que não assegurava a certeza dos resultados a serem obtidos;
	
	a dinâmica do Antigo Sistema Colonial impunha um modelo único de administração dos territórios de ultramar, o que gerava certa uniformidade das práticas administrativas;
	 
	a par o sistema das capitanias, o sistema de feitorias foi estabelecido pela administração portuguesa naquelas áreas onde era preciso implantar novas e lucrativas rotas comerciais.
	
	essa descontinuidade espacial indicada pelo autor obrigava os administradores do império a pôr em prática modelos variados de instituições de acordo com os territórios a serem ocupados e suas particularidades;
	
	as capitanias-donatárias foram a forma encontrada pela Coroa para a colonização de territórios sob sua direta jurisdição e controle com dispêndio de meios para aquelas regiões consideradas estratégicas;
	Respondido em 12/04/2020 11:17:31
	
Explicação:
O Império colonial português criou feitorias nas áreas onde ia conquistando, como por exemplo, o litoral africano. Essa foi uma das formas de conquistar e garantir o controle sobre essas áreas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Unaerp-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
		
	
	criação e distribuição de sesmarias.
	 
	criação das capitanias hereditárias.
	
	criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
	
	montagem do sistema colonial.
	
	criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
	Respondido em 12/04/2020 11:17:45
	
Explicação:
A colonização do Brasil se deu incialmente através das capitanias hereditárias, em 1532, quando o Rei de Portugal resolveu implementar um sistema que já era conhecido do Império na conquista de territórios. Os governos gerais vieram depois com a finalidade de auxiliar os donatários, que encontravam-se com problemas. As sesmarias eram lotes de terras que deveriam ser distribuidos pelos donatários a quem pudesse colonizar o local.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo geral. Assinale a alternativa abaixo que expressa corretamente uma característica desse período:
		
	 
	As capitanias contribuiram para o início da colonização do Brasil, apesar das dificuldades financeiras do início do processo colonizador
	
	As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais de todas as estruturas jurídicas e administrativas feudais.
	
	As capitanias, sendo empreendimentos exclusivamente privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura.
	
	A produção do açúcar era controlada diretamente pela coroa o que assegurou o rápido povoamento do território.
	
	O governo-geral extinguiu as Donatárias no século XVI interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar
	Respondido em 12/04/2020 11:17:56
	
Explicação:
O enunciado da questão sinaliza que a colonização brasileira no século XVI foi organizada de duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo geral.
As capitanias tiveram grandes dificuldades para cumprir seus objetivos e para contornar essas fragilidades, D. João III, criou o governogeral que tinha como objetivo centralizar a administração.
Nas proposições abaixo, a que realmente atende ao que pediu a questão é a primeira colocação que mostram o papel das capitanias na colonização.  ¿As capitanias contribuíram para o início da colonização do Brasil, apesar das dificuldades financeiras do início do processo colonizador¿
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A montagem da colônia portuguesa na região que hoje é o Brasil foi parte de um projeto que se integrava à dinâmica do desenvolvimento europeu da época. Analise as proposições a seguir:
I - O Brasil, dentro do contexto da mentalidade mercantilista, era apenas a colônia que vivia em função de um mercado externo.
II - A divisão do território em Capitanias Hereditárias foi o primeiro grande passo rumo à afirmação efetiva e definitiva da colonização do Brasil.
III - A instituição do sistema de Governo-Geral, em 1548, suprimiu definitivamente a divisão da colônia em capitanias hereditárias, pois correspondia melhor à definição absolutista do Estado metropolitano.
IV - A grande propriedade monocultora escravista foi a célula fundamental da exploração agrária.
Estão corretas apenas:
		
	
	III e IV
	
	I, II e III
	 
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	II e III
	Respondido em 12/04/2020 11:18:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A tecnologia, as técnicas de produção do açúcar e sua posição no mercado internacional contribuiram para a formação da sociedade brasileira. Marque, dentre as opções abaixo, a afirmativa que se relaciona a frase acima:
		
	
	A produção açucareira no Brasil influenciou a formação da sociedade colonial devido a participação dos holandeses no plantio do açúcar.
	
	A produção açucareira de Portugal concentrou-se na metrópole, devido a existência de terras mais férteis ao seu plantio.
	
	O açúcar não fora escolhido como produto a ser produzido na colônia, pois não tinha grande valor no mercado internacional.
	
	A sociedade patriarcal no Brasil só existou graças a participação indígena sistemática na distribuição e no comércio açucareiro.
	 
	O açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu e por isso foi escolhisdo para ser produzido no Brasil.
	Respondido em 12/04/2020 11:18:20
	
Explicação:
O enunciado da questão, deixa claro sobre a importância da produção do açúcar, devido não somente às técnicas e tecnologia, mas a posição que ocupava no mercado internacional. Lembrando que essa fase açucareira corresponde ao período em que a produção e a exportação do açúcar foram as principais atividades econômicas.
Entre as opções abaixo, a que se relaciona com o enunciado é a C, onde diz que o açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu e por isso foi escolhido para ser produzido no Brasil.

Continue navegando