Buscar

CASO CONCRETO 9

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 9
Sociologia Jurídica
 Leia o texto abaixo e, a seguir responda ao que se pede: 
Para ser instrumento eficaz ao bem-estar e progresso social, o Direito deve estar sempre adequado à realidade, refletindo as instituições e a vontade coletiva. A sua evolução deve expressar sempre um esforço do legislador em realizar a adaptação de suas normas ao momento histórico. Os fatores que influenciam a vida social, provocando-lhe mutações, vão produzir igual efeito no setor jurídico, determinando alterações no Direito Positivo. Esses fatores, chamados sociais e também jurídicos, funcionam como motores da vida social e do Direito. Fatores jurídicos são, pois, elementos que condicionam os fenômenos sociais e, em consequência, induzem transformações no Direito. Não obstante ser este o caminho científico, Georges Ripert, impressionado com as distorções que se passam na gênese da lei, declarou: "O Direito nasce na luta e pelo triunfo dos mais fortes"... "O mais forte sai vencedor de um combate cujo prêmio é a lei. Após o que o jurista declara gravemente que a lei é a expressão da vontade geral. Ela não é nunca senão a expressão da vontade de alguns." {Lês Forces CréatricesduDroit, apud Machado Netto e Zahidé Machado Netto, O Direito e a Vida Social, São Paulo: Nacional, 1966, pp. 79 e 81.). 
O texto faz referência aos fatores de transformação sócio jurídica e apresenta através das declarações de Georges Ripert a influência de um desses fatores. Indique-o. 
Forneça um exemplo de fatores econômicos e culturais que tenham determinado alterações no Direito Positivo no Brasil ou em outro país.
Resposta:
I - Fator econômico, Marx e Engels consideravam que o fator econômico era determinante para a história da humanidade, sendo os demais fenômenos culturais consequências das relações econômicas. Desta forma, no mundo capitalista de hoje, o mais forte, é aquele que possui mais condições financeiras para suportar um embate judicial, o que consegue melhores advogados, esse será o vencedor, o ganhador da lei.
II - Fatores econômicos: resultado da Revolução Industrial na Europa e do aparecimento da classe urbana do proletariado com suas lutas por melhores condições de trabalhos e vida surgem o direito do trabalho e o direito industrial;
Fatores culturais: um fenômeno cultural está no fato d e que vão surgindo novos ramos do direito à medida em que se expande o mundo cultural de um povo. Atualmente se fala em Biodireito, Direito Espacial, Nuclear, Virtual etc., realidade somente possível graças ao desenvolvimento científico dos tempos modernos.

Continue navegando

Outros materiais