Buscar

MOVIMENTOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A teologia da libertação se desenvolveu com o fortalecimento dos movimentos sociais latino-americanos, enfrentando os problemas da realidade social e procurava concretizar uma sociedade mais justa e igualitária, mais à frente, na qual se pensava em uma nova visão do papel da igreja, bem como, do pensar teológico. Diante do contexto da Teologia da Libertação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Teologia pautada na fé e nos valores cristãos, fundamentava a libertação dos povos oprimidos.
	 b)
	Teologia pautada na racionalidade técnica-cientifica e nos valores cristãos, fundamentava a libertação dos povos excluídos.
	 c)
	Teologia pautada na fé e nos valores ecumênicos, fundamentava a libertação dos povos e dos empresários.
	 d)
	Teologia pautada na racionalidade técnica-cientifica e nos valores cristãos, fundamentada na libertação dos povos excluídos, como os povos ribeirinhos .
	2.
	O surgimento do serviço social está associado a um contexto social muito dinâmico e conturbado pelas transformações provocadas, sobretudo, pela dinâmica do sistema econômico no Ocidente, entre os séculos XIX e início do XX. Algumas características dessa emergência do assistente social são apontadas por autores do Serviço Social. Com relação à interpretação dos autores sobre essa emergência, analise as sentenças a seguir:
I- A preocupação altruísta das elites capitalistas é um dos fatores de pressão sobre o Estado para a institucionalização do Serviço Social.
II- A cooperação entre capitalistas e trabalhadores foi fundamental para a institucionalização do Serviço Social.
III- A aliança entre Estado, Igreja e burguesia caracterizou a institucionalização do Serviço Social.
IV- A expansão do sistema capitalista intensifica a desigualdade social e isso demanda a institucionalização do Serviço Social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	No paradigma europeu de estudos sobre os movimentos sociais, encontram-se duas correntes de estudos: uma marxista e outra dos novos movimentos sociais. Uma das características marcantes da corrente marxista é:
	 a)
	A análise de movimentos sociais locais e periféricos.
	 b)
	O estudo da cultura e da identidade.
	 c)
	O estudo das contradições existentes e as lutas entre as diferentes classes sociais.
	 d)
	O estudo em âmbito político ou dos microprocessos da vida cotidiana.
	4.
	As ONGs (Organizações Não Governamentais) são organizações sem fins lucrativos e se caracterizam por ações solidárias de um determinado grupo de pessoas que são criadas para auxiliar um público-alvo, geralmente elas se mantêm com colaborações de pessoas físicas e jurídicas. Fazem parte de movimentos sociais e têm como princípio:
	 a)
	O crescimento humano e o alargamento da participação na política.
	 b)
	O desenvolvimento humano e o alargamento da participação na cidadania.
	 c)
	O desenvolvimento humano e o alargamento da participação nos Movimentos Sociais.
	 d)
	O crescimento humano e o alargamento da participação nas lutas de classe.
	5.
	O regime autoritário no Brasil gerou vários movimentos revolucionários. Apesar da repressão sofrida, eles tiveram papel histórico na luta pela democratização. Sobre os movimentos que surgiram no Brasil durante a Ditadura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento em Defesa dos Animais de Rua.
(    ) O Movimento Nacionalista Revolucionário.
(    ) O Movimento Revolucionário Oito de Outubro.
(    ) O Movimento da Igrejas Pentecostais Democráticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Os anos 1990 mudaram a cena política. O fim do regime militar e a ascensão de setores da oposição a cargos no poder alteraram a composição política, e o país começou a reconstruir sua institucionalidade. Novos atores entram em cena, como as ONGs e outras entidades do terceiro setor. Prosseguindo com os movimentos, grupos se organizaram reivindicando suas terras e benefícios. Estamos falando de:
	 a)
	Povos Indígenas.
	 b)
	Movimento das Mulheres.
	 c)
	Movimento Sindical.
	  d)
	Movimento Sem Teto.
	7.
	Os movimentos sociais lutam por políticas sociais diversas, políticas necessárias para o bem comum coletivo que priorizam a igualdade social, a justiça social e a democracia. Muitos movimentos sociais podem ser: urbanos ou rurais, étnicos, especialmente dos indígenas, da classe operária, movimentos por questões ambientais, movimentos de gênero (mulheres, homoafetivos), movimentos de categorias de idade (criança, menores, idosos, aposentados), entre outros diversos existentes no mundo e no Brasil. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um movimento social existente em nossa realidade:
	 a)
	Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra ? MST.
	 b)
	Movimento dos Teólogos Indígenas ? MTI.
	 c)
	Movimento Cristão Colonialista Brasileiro ? MCB.
	 d)
	Movimento Social Teologia da Libertação de Leigos ?MSTL.
	8.
	Os movimentos sociais no Brasil passaram a intensificar-se a partir da década de 1970, com fortes movimentos de oposição ao regime militar que então se encontrava em vigência, mantendo uma luta social e uma forte resistência. Sobre a temática Movimentos Sociais no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro de inspiração coletiva  cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu na década de 1990 da necessidade de organizar a reforma agrária e garantir moradia e a todos os proletariados do campo. 
(    ) Os movimentos nos espaços rural e urbano, em meados de 1950, adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços acadêmicos e militares .
(    ) O MST, na década de 1970, teve grande destaque, sobretudo, pela  participação membros do movimento nas disputas eleitorais brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	As temáticas da participação e do associativismo popular vêm constituindo um campo de debates na realidade nacional e latino-americana, sobretudo a partir do final da década de 1970. Esse campo temático e o crescimento das análises teóricas e prático-políticas estiveram, no processo histórico de seu desenvolvimento, fortemente ligados ao aparecimento e à multiplicação dos chamados "novos movimentos sociais". Com relação à temática da Sociedade Civil e Movimentos Sociais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição de 1988 não representou um avanço no que diz respeito à política social no Brasil, pois não houve a ampliação e extensão dos direitos sociais e nem comprometimento do Estado, projetando provisões estatais para bens e serviços sociais.
	 b)
	Ao longo dos anos de 1970-1975, um campo ético-político foi composto em torno de instituições tais como a Igreja Católica, o ecumenismo das diversas matrizes religiosas, os partidos clandestinos e oficiais, os grupos de esquerda e a academia científica, apoiados pela abertura política dos militares.
	 c)
	Os distintos movimentos sociais que se desenvolveram durante o período ditatorial no Brasil, em sua maioria, não tiveram espaço para atuarem junto ou como parte do poder público.
	 d)
	O processo constituinte ocorrido entre 1964-1968 foi um importante espaço de discussão e de busca de uma nova reorientação do Estado Absolutista e da sua relação com a Sociedade Civil/Militar.
	10.
	Com relação ao surgimento do Serviço Social no Brasil, algumas características são frequentemente lembradas. Trata-se de informações que ajudam a compreender e interpretar o surgimento desta importanteinstitucionalização profissional, de fortes características sócio-políticas. Sobre o surgimento desse fato histórico, analise as sentenças a seguir:
I- O Serviço Social surge no Brasil, na década de noventa, após a Constituição de 1988 que institucionaliza a profissão.
II- A renovação do Serviço Social no Brasil se dá a partir do Encontro de Araxá, em 1967, que seria sucedido por outros.
III- A profissão do Serviço Social indica uma tendência de ruptura, na década de oitenta, com foco no pensamento dialético da teoria marxista. 
IV- O Serviço Social no Brasil surge na década de 1930, marcada por reivindicações das classes operárias e urbanas, em meio às lutas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.

Continue navegando