Buscar

Teste de conhecimento aula 1 Organização de políticas públicas da saúde

Prévia do material em texto

Organização de políticas públicas da saúde – Aula 1 
Teste de conhecimento – aula 1 – Organização de políticas públicas da saúde
		1.
		Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
	
	
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
	
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
Explicação: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)  saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
		2.
		Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
Explicação: A pobreza pode ser expressa pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
		3.
		Sobre o conceito Saúde e Doença assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	Estar saudável ou não, é apenas um acaso na vida de uma pessoa.
	
	
	A religião e a boa alimentação garante a saúde de uma população
	
	
	Sofre influência do Contexto social, político, econômico e cultural
	
	
	Quanto maior a desigualdade social maior a chance da população permanecer saudável
	
	
	O processo saúde e doença não se modifica com o desenvolvimento histórico e científico
	
Explicação:
A saúde e doença sofrem influência do Contexto social, político, econômico e cultural.
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros
		4.
		Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade.
	
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença.
	
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
	
	
	Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos.
	
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento.
	
Explicação:
A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.
Doença é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros
		5.
		As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam  que as doenças eram causadas somente por algum fator externo. Qual era o significado dessa crença?
	
	
	
	Que o meio onde viviam causava doenças.
	
	
	Que o organismo da pessoa não participava do processo de adoecimento.
	
	
	Que o meio sócio cultural causava doenças.
	
	
	Que o meio social era responsável pelo adoecimento.
	
	
	Que só o meio ambiente causava doenças.
	
Explicação: A causa das doenças para os mesopotâmicos estava relacionada a condições externas, o organismo não participava. Muitos acreditavam que os deuses eram responsáveis por curar as doenças, mas também poderiam causá-las.
		6.
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
	
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
Explicação:De acordo com a  Constituição Federal Brasileira de 1988, na Seção II DA SAÚDE Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
		7.
		Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:
	
	
	
	Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República.
	
	
	Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.
	
	
	Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	
	Sensação de completo bem-estar físico, espiritual e social.
	
	
	Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.
	
Explicação:
Durante muito tempo, predominou o entendimento de que saúde era sinônimo de ausência de doenças físicas e mentais. Nesse sentido, os serviços de saúde privilegiaram na sua organização a atenção médica curativa. 
A Organização Mundial de Saúde define que "saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença". Essa definição aponta para a complexidade do tema, e a reflexão mais aprofundada sobre seu significado nos leva a considerar a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis. 
Atualmente, é senso comum entre a população e os militantes desse setor que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (atravésdo trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. A garantia à saúde transcende, portanto, a esfera das atividades clínico-assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. A saúde com conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
		8.
		Para explicar o conceito de Saúde e Doença, há alguns modelos, sobre o moledo mágico-religioso ou xamanístico é correto afirmar que :
	
	
	
	Nesse modelo, doença é o processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um orgão, de um sistema ou de todo organismo ou de suas funções vitais. 
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças aos gases inalados
	
	
	Nessa época a medicina hindu e chinesa tinham sua forma de entender a doença, para esses povos a saúde era o equilíbrio entre os humores e organismo humano
	
	
	Esse modelo estabelecido no egito, onde os primeiros filósofos buscavam explicações não sobrenaturais para origem do universo, da vida , assim como o conceito de saúde e doença.
	
	
	Os povos desta época relacionavam às doenças como vindas de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.
	
Explicação:
Segundo Herzlich 2004, o adoecer era concebido como resultante de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo requeridas, para reatar o enlace como as divindades, processos liderados por sacerdores, feitiçeiros e xamãs.

Continue navegando