Buscar

Prova de fisiopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 02 - O aumento da permeabilidade vascular leva à passagem de proteínas plasmáticas para o meio extravascular favorecendo a saída de água e eletrólitos do vaso: o que leva ao aparecimento de edema. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir e a relação entre elas.
I- As alterações que ocorrem nos vasos sanguíneos da microcirculação, uma vez desenvolvida a reação inicial à injúria, dependem da extensão da lesão local, da intensidade, da natureza e da duração do estímulo lesivo.
PORQUE
II- Se esta injúria for de curta duração ou rapidamente anulada, as alterações inflamatórias sofrerão rápida resolução ou deixarão uma quantidade variável de tecido cicatricial na área lesada. Entretanto, muitos estímulos nocivos são de duração mais longa e a injúria tissular poderá continuar além do período necessário para o desenvolvimento completo dos estágios iniciais do processo inflamatório; neste caso haverá alterações subsequentes na área afetada.
Responda: As duas afirmações são verdadeiras? O que é edema celular? Como ocorre? Que eventos e fatores de risco estão envolvidos nesta fisiopatologia? Que alteração subseqüente é essa mencionada na segunda afirmativa? Como ela ocorre? Quando ela ocorre?
As duas afirmações são verdadeiras? Sim
O que é edema celular? Edema celular é o aumento do líquido intersticial que provoca o inchaço em qualquer lugar do corpo. O líquido predominante é a água, mas pode haver o acúmulo do líquido rico em células e proteínas, em caso de infecção ou obstrução linfática. 
Como ocorre? Ocorre devido a um desequilíbrio dos fluidos dentro dos vasos sanguíneos ou linfáticos que extravasam a pele. Também ocorre a diminuição da pressão osmótica gerada pelas proteínas no plasma e também o aumento da pressão hidrostática.
Que eventos e fatores de risco estão envolvidos nesta fisiopatologia? A retenção de sódio, consumo de bebidas alcoólicas, ciclo menstrual, alergias e etc. Os fatores de riscos são as grávidas, idosos, usuários que usam determinados medicamentos como anti inflamatório não esteróides, esteróides, estrógenos e medicamentos para diabetes da classe trazolidinediona, pessoas que possuem doenças crônicas ( insuficiência cardíaca, cirrose e etc)
Que alteração subseqüente é essa mencionada na segunda afirmativa? É a inflamação crônica, que é menos uniforme com duração mais longa. 
Como ela ocorre? É associada histologicamente com a presença de linfócitos e macrófagos com a proliferação de vasos sanguíneos e do tecido conjuntivo.
Quando ela ocorre? Ocorre depois da inflamação aguda, quando ocorre irritação crônica, exemplo a hiperplasia fibrosa inflamatória, úlcera péptica. Resposta deficiente do organismo: associada a diabetes ou varizes. Causa não conhecida: Sarcoidose, artrite reumatoide.

Continue navegando