Buscar

#1RESUMO EXPANSÃO ULTRAMARINA-GRANDES NAVEGAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXPANSÃO ULTRAMARINA
GRANDES NAVEGAÇÕES (1415)
 Processo de exploração e conquista de novos territórios, dado através do Oceano Atlântico, mais conhecido como mar tenebroso na época, pois era um lugar até então pouco conhecido e navegado pelos países, por conseguinte do mercado centrado no mediterrâneo.
 Inicia-se as grandes navegações no século XV e XVI, por Portugal e Espanha. Vale salientar que tinham como objetivo a busca pelas tão famosas especiarias –cravo, canela, nós moscada, seda, etc- e metais preciosos, objetivavam também, quebrar o monopólio das cidades italianas de Gênova e Veneza, cujo poder dominava todo Mediterrâneo.
 Fator de grande valia para que fosse possível a expansão ultramarina, foi o fato dos países conquistarem a centralização do poder, possuindo um poder político forte e centrado no Rei, formando então os chamados Estados Modernos, onde o interesse dos monarquistas eram ampliar suas relações comerciais e sua área de influência. Ao mesmo passo que, a cooperação da classe burguesa, obteve grande importância nesse meio, por possuir grande interesse no desenvolvimento das relações capitalistas comercias.
 (A igreja católica vem com um papel secundário, que não possui alta relevância, mas que vê com bons olhos o processo de expansão, para que a fé pudesse ser propagada e alcançarem novos adeptos).
 Vale ressaltar, que os feudos não tiveram nenhuma participação no decorrer deste método, pois se encontravam em crescente crise desde o século XIV, por conseguinte da guerra dos cem anos, peste bubônica, as famosas JaQuerris –revoltas camponesas- entre outros fatores.
#COMÉRCIO ORIENTAL
- Especiaria das Índias (Temperos e artigos de luxo).
- Atividade econômica lucrativa.
-Monopólio: Gênova e Veneza no mar Mediterrâneo.
-Impulso na expansão marítima.
- Busca de uma rota alternativa para as índias, pelo Atlântico.
 Inicia-se então a 1º fase do capitalismo mercantil, conhecido também como mercantilismo, que almejava uma balança comercial favorável.
# O PIONEIRISMO NAS GRANDES NAVEGAÇÕES
1º ESTADO MODERNO
 Portugal foi o pioneiro nesta técnica, saindo aproximadamente 80 anos na dianteira da Espanha, que mesmo possuindo significativo atraso, almejou grandes resultados até mesmo antes do primeiro.
 Para que o país alcançasse o posto de estado moderno, necessitava de:
- Obter um Estado centralizado = Portugal conquistou através da revolução de Avis, no século XIV (1385), impedindo que o poder voltasse para o reino de Castella, e, por conseguinte, garantindo a ascensão da dinastia de Avis, que veio investindo forte nas grandes navegações. 
- Ausência de guerras, paz interna. (Motivo pelo qual a Espanha saiu atrasado na corrida ultramarina, por se encontrarem em guerra contra os Mouros, que ainda ocupavam o território de Granada).
 
#Respaldos para o início do andamento.
- Avanços náuticos: bússola, cartas náuticas, etc.
-Burguesia mercantil atuante.
-Posição geográfica favorável.
-Escola de Sagres (Sagres era uma cidade, onde cartógrafos, navegadores, e outros conhecedores de táticas marítimas, se reunião e permutavam conhecimentos).
 -Périplo africano (1415-1498)- Com a conquista de Ceuta, atual Marrocos, dá início ao andamento do périplo, projeto português de rota comercial para alcançar as índias, que consistia em contornar o sul da África pelo oceano Atlântico e chegar no oriente.
#DESCOBERTA DA MASSA CONTINENTAL
NOVO MUNDO
 Cristóvão Colombo, genovês a trabalho de Portugal, descobre a América no ano de 1492, decorrente de sua concepção do planeta ser esférica, decide navegar para o ocidente, afim de, chegar ao oriente.
 Encontrado esta grande massa continental, gerou grande atrito entre as potências ibéricas, que para apaziguar e entrarem em um bom senso, assinaram o tratado de Tordesilhas, em 1494.
#TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
- Portugal + Espanha.
-Disputa pelas colônias ultramarinas. (Por conseguinte da chegada de Colombo em 92 nas terras ocidentais).
-Anterior ao tratado de Tordesilhas, houve a bula Intercoetera, a qual dividia o mundo entre portugueses e espanhóis. Fora traçada uma linha imaginária que passava a 100 léguas da costa das ilhas de Cabo Verde. O que estivesse a oeste seria espanhol e o que ficasse a leste, seria português. O que, por conseguinte, no entanto, não agradou os portugueses, que ficaram com a menor parte do continente, gerando mais atritos, ocasionando em novo acordo em 94.
 O novo acordo firmado na cidade de Tordesilhas, pela mediação papal do papa Alexandre VI, consistia em uma atualização da bula intercoetera, traçando uma linha imaginária a 370 léguas das ilhas de cabo verde, ao invés de 100 léguas.
#Consequências.:
- O eixo comercial foi transferido para o Atlântico, quebrando o monopólio da península itálica.
- Exploração do Novo Mundo. (Vale sobressaltar, que tal exploração não houve de imediato, em 1.500 a esquadra de Cabral chegou onde hoje é o Brasil para o reconhecimento do território, mas somente em 1.530 com Martin Afonso de Sousa, é que iniciasse o processo de exploração em grande escala, pois até então Portugal manterá seu foco voltado para as especiarias e nas índias, no famoso e lucrativo comércio oriental.
-Durante esses 30 anos de “abandono”, houve a criação de diversas feitorias, verdadeiros entrepostos comerciais, onde se dava a exploração do primeiro material extraído do novo mundo, o pau-brasil. (Vale ressaltar também, que não foi um completo abandono, mesmo sendo esse período denominado desta forma, pois Portugal mandou diversas expedições militares, comandadas por Cristóvão Jacques, pela constante ameaça de piratas franceses, que barganhavam com os nativos o pau-brasil. Houve também a presença de expedições de reconhecimento, etc.)

Outros materiais