Buscar

01 atividade48787 doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Introdução a Engenharia Ambiental e Sanitária
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
Aula 01 – Evolução das Questões Ambientais
1) A relação homem e meio ambiente foi desenvolvida juntamente com a evolução da espécie. Explique o que desencadeou a primeira crise ambiental e qual foi a primeira manifestação relatada em defesa ao meio ambiente. 
R: Devido ao crescimento econômico e continuo na exploração dos recursos naturais não renovável causando grandes impacto ao meio ambiente.
1ª Grande manifestação foi Conferência das Nações Unidas, a conhecida Conferência de Estocolmo. 
2) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida também como Cúpula da Terra ou Rio 92 foi reconhecida a importância da gestão ambiental a nível intergovernamental. Um dos principais documentos gerados na conferência foi a Agenda 21, explique sobre o que se trata esse documento. 
R: Este documento estabeleceu critérios para cada pais refletir de forma global e localmente. e estabelecer critérios para os governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade para cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais, buscando reunir uma proposta de modelo de desenvolvimento convencionais sustentável. 
3) As emissões de gases na atmosfera e seus consequentes impactos ambientais gerados começaram a ser discutidos em conferencias internacionais nos anos 80. 
a) Cite os principais encontros que abordaram as mudanças climáticas e a proteção da camada de ozônio.
R: Em 1985 ocorreu a Convenção de Viena, 1987 pelo Protocolo de Montreal
b)Explique o que é o aquecimento global e o efeito estufa. 
R:O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas.
Efeito estufa é fenômeno natural que é ocasionado pela concentração de gases formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor 
3) Divide-se a preocupação ambiental em três fases, caracterizadas pelo estágio reativo, preventivo e proativo. Explique as três fases da evolução da preocupação ambiental.
R: 1ª Fase reativo: Prevalecimento do processo pontual das questões ambientais desvinculado do processo de desenvolvimento 
 2ª Fase preventivo: caracterizando-se pela busca de uma nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento. 
 3ª Fase É a fase atual que tem início com a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Caracteriza-se pelo aprofundamento e implementação das disposições e recomendações dos estados nacionais, governos locais, empresas e outros agentes
Aula 02 – Gestão e Certificação Ambiental
1) Pensando no desenvolvimento sustentável, criou-se o Sistema de Gestão Ambiental. Como ele pode ser definido? Qual seu principal objetivo? 
R: Desenvolvimento sustentável pode ser definido como um processo de administração com ênfase na sustentabilidade.
Principal objetivo atender a meta de resolver as questões de caráter ambiental ou monitorar, prevenir e mitigar possíveis consequências negativas relacionadas aos processos de produção das empresas.
2) Uma das formas de gerenciamento ambiental de maior adoção das empresas tem sido a implementação de um sistema de gestão ambiental, segundo as normas internacionais Série ISO 14000. Explique sobre as principais diretrizes da ISO 14000.
R: Tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental, possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.
3) A Certificação Ambiental surgiu pela necessidade de diferenciar os produtos que apresentavam um desempenho ambiental adequado. Cite os principais benefícios da certificação ambiental.
R: -Os principais benefícios Oferece às organizações a possibilidade de demonstrar o seu compromisso com a busca de uma política de sustentabilidade e eficiência energética;
 - Certificar a abordagem sistemática de organizações à gestão de aspectos e/ou impactos ambientais; 
- Certificar a rastreabilidade de produtos que cumpram exigências de sustentabilidade e de proteção ambiental; 
- Certificar produtos, serviços ou eventos que cumpram com as exigências estabelecidas pela legislação nacional ou por normas voluntárias para reduzir o seu impacto ambiental; 
- Validar e avaliar projetos que conduzam a uma redução das emissões de gases do efeito estufa; 
- Promover serviços que protegem a biodiversidade e as florestas; 
- Promover tecnologias ambientais inovadoras.
4) Nas atividades comerciais, o sistema de gestão ambiental frequentemente está acoplado ao sistema de gestão integrado (SGI), que contempla outros processos intimamente ligados. Comente sobre os 4 setores que compõem o SGI.
R: Qualidade: buscar a melhoria contínua dos produtos, fornecer produtos que atendam às expectativas e requisitos do cliente e padrões de qualidade.
Segurança do Trabalho: buscar a melhoria continua dos padrões de Segurança do Trabalho, - atendendo aos requisitos legais, eliminando ou minimizando os riscos, preservando a integridade física e qualidade de vida de seus colaboradores
Saúde Ocupacional: buscar a melhoria no ambiente de trabalho garantindo saúde ocupacional dos seus colaboradores, atender aos requisitos da legislação vigente de segurança e saúde aplicáveis e outros, adotar posturas de prevenção regulamentando as condições de trabalho, buscando eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais
Responsabilidade Social e ambiental : Conduzir ações respeitando o meio ambiente, com base em fabricar os produtos de forma a minimizar o impacto ambiental na sua produção, uso e disposição, incorporar novas tecnologias e à melhoria contínua do desempenho ambiental, atender à legislação ambiental e aos compromissos ambientais assumidos, reduzir ou eliminar a liberação de poluentes no Meio Ambiente, promover a consciência ambiental entre seus colaboradores e partes interessadas.
Aula 03 – Saneamento Básico
1) O Saneamento Básico é o conjunto de atividades que buscam o bem-estar social com o ambiente que o circunda. Explique qual é principal objetivo do Saneamento Básico e quais suas 4 vertentes.
R: Principal Objetivo do saneamento básico é garantir um ambiente melhor qualidade de vida das pessoas , buscando um ambiente com a salubridade Ambiental melhorando a saúde infantil e diminuído a mortalidade e valorização de imóveis e bem estar social . as 4 vertentes são: 1- Abastecimento de agua potável ,2- Rede coleta e tratamento de esgoto sanitário, 3-Gestão de resíduos sólidos ,4-Drenagem pluvial urbana.
2) Os vetores são os insetos, roedores, e seres vivos que se proliferam com a produção de resíduos, e transmitem doenças na população. O controle dos vetores pode ser feita em ordem ambiental, química ou biológica, explique cada método.
R: Ordem ambiental: é promoção do saneamento básico que são abastecimento de agua potável, rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário, gestão de resíduos sólidos, drenagem pluvial urbana.
Biológico: E feito por predadores naturais que vão consumir estes vetores.
Químico: Combatido com venenos .
3) No Brasil alguns nomes se destacam na área do saneamento básico, comente sobre os feitos de Saturnino de Brito, Emílio Ribas e Oswaldo Cruz.
R: Saturnino de Brito criador do projeto de canais de drenagem na cidade de Santos, Onde proliferavam transmissores da febre amarela.
Emílio Ribas Oswaldo e Cruz. Criarão alguns métodos de controle para febre amarela 
4) Explique sobre o que é e quais objetivos do Plano Nacional de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Saneamento Básico.
R: O Plano Nacional de Saneamento Básico tem como objetivo direcionar metas e planos visando a universalização de acesso ao saneamento noprazo de 20 anos. Plano Municipal de Saneamento Básico se tornou obrigatório para todos os municípios para receber recursos da união para adoção de projetos para acesso do saneamento básico.
Aula 04 – Água
1) Nos seres vivos, a água desempenha variadas funções. Cite algumas funções da água no corpo humano. 
R: Transporte de substancias pelo corpo, Eliminação de substancias toxicas ou em excesso, regularização térmico do organismo, diminuição de atrito do organismo, diminuição de atrito por meio da lubrificação de superfícies, dissolução de substancias para a realização de reações metabólicas. 
2) A água é um recurso renovável pela natureza, onde realiza o ciclo hidrológico. Explique e cite como ocorre o ciclo hidrológico. 
R:Pricipitação é quando agua sai da atmosfera e vai para superfície exemplo :pela chuva ,neve ou nevoeiros .
Escoamento superficial : é o deslocamento d’água que está em excesso na superfície do solo, naturalmente impulsionada pela declividade e gravidade.
Infiltração: é o deslocamento da água verticalmente no solo, deslocando-se para o seu interior formando os aquíferos.
Condensação: é o fenômeno que ocorre para a mudança do estado físico gasoso para o líquido.
Evapotranspiração: é o processo da conjugação da evaporação das águas que se acumulam nas copas das árvores em florestas com a transpiração da água que ocorre nos vegetais.
Evaporação: é o processo na qual a água em estado líquido é alterada para o estado gasoso impulsionado pela radiação solar.
3) O principal método de análise de água utilizado no Brasil é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que foi desenvolvido por pesquisadores especialistas na área e levando em conta os principais parâmetros para classificação de contaminação por efluentes. Cite quais são os nove parâmetros analisados no IQA.
R:oxigênio dissolvido (OD),coliformes fecais (EC),PH,DBO, nitrogênio total, fosforo total temperatura, turbidez e sólidos totais. 
4) O tratamento de água é um meio de controle de proliferação de doenças de origem hídrica. O tratamento em um ETA possui varias etapas. Explique cada etapa do tratamento da água em uma ETA. 
 R: 1 ª Etapa Captação de represas, 2ª Etapa é inserido três químicos sulfato de alumínio que é para aglomerar partículas, cal para correção do PH e o cloro desinfecção agua , 3ª Etapa Floculação para as partículas se juntar criando peso seguindo para a, 4ª Etapa Decantação agua ,5ª Etapa passa pelo filtro que composta seguintes elementos que agua vai passar carvão, areia cascalho, 6ª Etapa vai para rede ainda é inserido cal para correção do PH, cloro desinfecção agua e flúor para prevenção de caries dentarias, 7ª Etapa Reservatório de agua final (ETA) , 8ª ETA distribuição para os reservatórios dos bairros ,9ª Etapa distribuição de agua .
 
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
 
 
 
Atividade 1
 
–
 
Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
 
Disciplina: Introdução a Engenharia Ambiental e Sanitária
 
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
 
 
Aula 01 
–
 
Evolução das Questões Ambientais
 
 
1)
 
A relação homem e meio ambiente foi desenvolvida juntamente com a evolução 
da espécie. Explique o que desencadeou a primeira crise ambiental e qual foi a primeira 
manifestação relatada em defesa ao meio ambiente. 
 
R:
 
Devido ao crescimento econômico e continuo na exploração dos recursos 
naturais não 
renovável causando grandes impacto ao meio 
ambiente
.
 
1ª Grande manifestação foi Conferência das Nações Unidas, a conhecida 
Conferência de Estocolmo. 
 
 
2)
 
Na
 
Conferência das Na
ções Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 
conhecida também como Cúpula da Terra ou Rio 92 foi reconhecida a importância 
da gestão ambiental a nível intergovernamental. Um dos principais documentos 
gerados na conferê
ncia foi a Agenda 21, e
xplique
 
sobre o que se trata esse 
documento. 
 
R: Este documento estabeleceu critérios 
para cada pais refletir
 
de forma 
global e localmente
.
 
e 
estabelecer critérios
 
para os
 
governos, empresas, 
organizações não governamentais e todos os setores da sociedade
 
 
para 
cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais, 
buscando reunir uma proposta de modelo de desenvolvimento 
convencionais sustentável
.
 
 
 
3)
 
As emissões de gases na atmosfera e seus consequentes impactos ambientais 
gerados começaram a 
ser discutidos em conferencias internacionais nos anos 80. 
 
a) Cite os principais encontros que abordaram as mudanças climáticas e a proteção 
da camada de ozônio.
 
R:
 
Em 1985 ocorreu a Convenção de Viena,
 
1987 pelo Protocolo de Montreal
 
b)Explique
 
o que é o aquecimento global
 
e o efeito estufa. 
 
R:
O aquecimento global
 
 
é o processo de aumento da temperatura média dos 
oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que 
intensificam o efeito estufa, originados de uma série de a
tividades humanas.
 
Efeito estufa
 
é fenômeno natural que é ocasionado pela concentração de 
gases 
formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e a 
absorção de calor
 
 
3)
 
D
ivide
-
se a preocupação ambiental em três fases, caracterizadas
 
pelo estágio 
reativo, preventivo e proativo. Explique as três fases da evolução da preocupação 
ambiental.
 
R: 1ª Fase 
reativo
:
 
Prevalecimento do processo pontual das questões 
ambientais desvinculado do processo de desenvolvimento 
 
 
2ª Fase preventivo:
 
caracterizando
-
se pela busca de uma nova relação 
entre meio ambiente e desenvolvimento. 
 
 
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
 
 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4 
Disciplina: Introdução a Engenharia Ambiental e Sanitária 
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi 
 
Aula 01 – Evolução das Questões Ambientais 
 
1) A relação homem e meio ambiente foi desenvolvida juntamente com a evolução 
da espécie. Explique o que desencadeou a primeira crise ambiental e qual foi a primeira 
manifestação relatada em defesa ao meio ambiente. 
R: Devido ao crescimento econômico e continuo na exploração dos recursos 
naturais não renovável causando grandes impacto ao meio ambiente. 
1ª Grande manifestação foi Conferência das Nações Unidas, a conhecida 
Conferência de Estocolmo. 
 
2) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 
conhecida também como Cúpula da Terra ou Rio 92 foi reconhecida a importância 
da gestão ambiental a nível intergovernamental. Um dos principais documentos 
gerados na conferência foi a Agenda 21, explique sobre o que se trata esse 
documento. 
R: Este documento estabeleceu critérios para cada pais refletir de forma 
global e localmente. e estabelecer critérios para os governos, empresas, 
organizações não governamentais e todos os setores da sociedade para 
cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais, 
buscando reunir uma proposta de modelo de desenvolvimento 
convencionais sustentável. 
 
3) As emissões de gases na atmosfera e seus consequentes impactos ambientais 
gerados começaram a ser discutidos em conferencias internacionais nos anos 80. 
a) Cite os principais encontros que abordaram as mudanças climáticas e a proteção 
da camada de ozônio. 
R: Em 1985 ocorreu a Convenção de Viena, 1987 pelo Protocolo de Montreal 
b)Explique o que é o aquecimento global e o efeito estufa. 
R:O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos 
oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que 
intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas. 
Efeito estufa é fenômeno natural que é ocasionado pela concentração de 
gases formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e a 
absorção de calor 
3) Divide-se a preocupação ambiental em três fases, caracterizadas pelo estágio 
reativo, preventivo e proativo. Explique as três fases da evolução da preocupação 
ambiental. 
R: 1ª Fase reativo: Prevalecimentodo processo pontual das questões 
ambientais desvinculado do processo de desenvolvimento 
 2ª Fase preventivo: caracterizando-se pela busca de uma nova relação 
entre meio ambiente e desenvolvimento.

Outros materiais