Buscar

Os períodos republicanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os períodos republicanos 
A república velha (1891 – 1930)
Em 24 de janeiro de 1891, foi promulgada a primeira Constituição da República. A partir daí, os presidentes passaram a ser eleitos para governar por um período de quatro anos. 
Durante a Republica Velha, muitos presidentes foram indicados por São Paulo e Minas Gerais. O revezamento de paulistas e mineiros no governo ficou conhecido como “Política do Café – com – Leite”.
Em 1930, uma revolução derrubou o presidente Washington Luís, dando por terminado o período da República Velha.
A Era Vargas (1930 – 1945)
A Era Vargas começou com a Revolução de 1930. Esta foi chefiada por Getúlio Vargas, que se tornou presidente do Brasil. Ele ficou no poder de 1930 a 1945. 
Esse período é dividido em:
· Governo Provisório, de 1930 a 1934;
· Governo Constitucional, de 1934 a 1937
· Estado Novo, de 1937 até 1945.
Durante o Estado Novo, os partidos políticos foram extintos a imprensa foi censurada, o Congresso foi dissolvido e foram nomeados interventores para governar os Estados. Em 1945, as Forças Armadas depuseram o governo
Período da redemocratização (1946 – 1964)
Nesse período, o pais foi governado primeiramente por Eurico Gaspar Dutra.
Em 1550, Getúlio Vargas foi eleito pelo voto popular; não concluiu seu mandato, pois se suicidou, em agosto de 1954. Seu vice, Café Filho, completou o mandato.
Juscelino Kubitschek foi eleito em 1955. Durante o seu governo, ocorreu grande desenvolvimento industrial, a transferência da capital do país para Brasília e houve aumento da inflação 
Jânio Quadros governou apenas sete meses, pois em agosto de 1961 renunciou. Seu vice, João Goulart, fez um governo que descontentou a classe dominante. Por isso, foi deposto pelas Forças Armadas em 31 de março de 1964.
Os Governos Militares 
A partir de 1964, o país foi governado por militares. Era um período autoritário, ocorrendo a censura dos meios de comunicação, a extinção de partidos políticos e a oposição ao governo sofria repressão violenta.
A Nova República
Em 1984 terminou o governo militar, assumindo o civil José Sarney. Durante o seu governo, em 1988, foi promulgada uma nova Constituição brasileira e a moeda mudou de cruzeiro para cruzado. Após seu governo Fernando Collor de Melo, que concorria com Luís Inácio Lula da Silva, venceu as eleições e tornou-se o presidente do Brasil e a nossa moeda voltou a se chamar cruzeiro.
Fernando Collor foi afastado do cargo, pois foi acusado de estar envolvido em corrupção. No dia 29 de dezembro de 1992, Collor renunciou, assumindo o seu vice, Itamar Franco.
No governo de Itamar Franco, foi aplicado o plano Real, do ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, criando uma nova moeda, o cruzeiro real, logo após substituída pelo real.
Graças ao sucesso do plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente do Brasil em 1994, sendo reeleito em 1999.

Outros materiais