Buscar

Resenha declinio da enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
BRUNA MACHADO LEITE GONÇALVES 
202002221119
RESENHA CRÍTICA 
“História da enfermagem – O período de declínio da enfermagem nos séculos que se seguiram à Idade Média”
Macaé 
2020
RESENHA CRÍTICA
Bruna Machado Leite Gonçalves[footnoteRef:1] [1: ] 
O texto de Haydée Guanais Dourado, discorre sobre o período da Idade média e seus séculos seguintes e seus impactos sobre a enfermagem na época. Aborda os diversos fatores de mudanças na estrutura da sociedade, que estava em declínio, causaram o mesmo aos hospitais e consequentemente à enfermagem como um todo. A ideia central é situar o leitor do período histórico, suas causas e efeitos, para assim entender os acontecimentos seguintes e sua importância na renovação nas práticas de enfermagem, promovidas por Florence Nightingale.
Na Idade Média, a forma como os hospitais eram geridos era baseado nos valores morais do cristianismo e da caridade, tendo um grau de importância alta em uma sociedade organizada com princípios cristãos. Com as mudanças na sociedade, valorização da vida material e a reforma protestante, as tarefas antes executadas por monges, religiosos e mulheres da alta sociedade, foi entregue a voluntários leigos e de caráter duvidoso, acentuando ainda mais a decadência dos hospitais. A revolução industrial, trouxe também um grande movimento de migração em massa dos feudos para os centros urbanos, causando assim uma superpopulação nas cidades e consequentemente nos hospitais. 
Dito isto, é importante ressaltar, e também é abordado no texto, como grandes momentos históricos influenciam na reorganização de diversas práticas da sociedade, incluindo a enfermagem. Sendo assim, com grandes mudanças na organização social, em seguida, há um período de declínio, onde as mesmas se tornam inadequadas e precisam evoluir junto à sociedade. 
 O texto mostra como é importante entender o passado, seus erros e acertos, para então se adequar e evoluir no presente, para que no futuro não aconteça os mesmos erros novamente e as boas práticas sejam conservadas. As práticas de enfermagem estão sempre em constante evolução para se adequar a novas tecnologias, novas descobertas científicas, novos estudos clínicos, se atualizando conforme as mudanças acontecem. É necessário que a enfermagem ande junto com tais mudanças e seus profissionais estejam sempre capacitado para agir com resiliência nos momentos de reorganização social.

Continue navegando