Buscar

Tópicos Especiais (TE2015) Avaliação I

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512724) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15362275
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia, quatro condições básicas são necessárias. Essas quatro condições mínimas para implantar um regime democrático são fundamentais para que haja a participação democrática de um povo em prol dos objetivos comuns do próprio povo. Sobre essas condições, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Garantia de direitos de expressão.
	 b)
	Direito dos cidadãos de escolherem governo por meio de eleições.
	 c)
	Eleições regulares.
	 d)
	Acesso à fonte única de informação sobre a ação de governos.
	2.
	Desigualdade social é um problema que afeta, principalmente, os países não desenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos cidadãos, seja no âmbito econômico, educacional, profissional, entre outros. Sobre a desigualdade social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação das pessoas, diferentemente das desigualdades sociais, onde nem todos têm as mesmas oportunidades.
(    ) A desigualdade também significa a diferença no tratamento e no respeito para com o outro, com padronização vinculada à busca pela soberania nacional. 
(    ) A diversidade cultural pode contribuir significativamente no sentido cooperativo ou na geração de conflitos, que são chamados de conflitos sociais, gerando o princípio da desigualdade social.
(    ) A desigualdade humana é caracterizada pelo preconceito e pelos diversos tipos de violências e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direta.
	 b)
	Deliberativa.
	 c)
	Indireta.
	 d)
	Participativa.
	4.
	Uma Organização Social é uma qualificação, um título, conferido a uma entidade para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público. As Organizações Sociais devem atender a uma demanda específica da comunidade, estando presentes atualmente na gestão de hospitais, museus e institutos de fomento à pesquisa. Sobre as Organizações Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Podem apresentar fins lucrativos.
	 b)
	Apresentam uma gestão determinada pelo poder público.
	 c)
	São de iniciativas privadas que buscam suprir uma utilidade de ordem pública.
	 d)
	São de iniciativa pública.
	5.
	Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea. 
(    ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
(    ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
(    ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	O multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas, assim como o embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pelo respeito à diversidade. Sobre multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas convivendo de forma desarmônica.
(    ) O multiculturalismo é pluralista, porque as diferenças coexistem em um mesmo país ou região. 
(    ) Multiculturalismo implica na conquista de reivindicações das minorias ou grupos marginalizados, como os negros e índios.
(    ) No multiculturalismo há diálogo e convivência pacífica entre as culturas diversas. No entanto, esta coexistência pacífica significa negar as diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	A cidadania é um conjunto de direitos e deveres que fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. A cidadania expressa os direitos e deveres de todas as pessoas que vivem e convivem em sociedade, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio público e privado em algumas esferas. Sobre as esferas em que isso ocorre, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Social e Civil.
	 b)
	Social e política.
	 c)
	Civil e política.
	 d)
	Social, política e civil.
	9.
	As pessoas possuem princípios e valores que foram e são constituídos por nossa sociedade. Cada indivíduo tem uma visão do que é certo e errado. Essa consciência moral é determinada por um consenso coletivo e social, ou seja, o conjunto da sociedade é que formula e compõe as normas de conduta que o regem. Nossa consciência moral é construída com a influência do meio e das pessoas com as quais convivemos, mas há ainda outros fatores que concorrem para a sua constituição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Normativa Jurídica.
	 b)
	Normativa Social.
	 c)
	Regra Social.
	 d)
	Lei natural. Apresenta caráter universal.
	10.
	A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação dos indivíduos, diferentemente das desigualdades sociais. Sem diversidade não há estímulos para pensar diferente, não há estímulos para pensar no princípio da equidade. Portanto, pensar diferente é o caminho para vivere compreender o sentimento solidário que devemos ter. Considerando o princípio da equidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somos iguais, idênticos, pois pertencemos à mesma espécie.
	 b)
	Somo únicos como indivíduos, mas pertencemos à mesma espécie, a espécie humana. No entanto, há seres humanos "superiores" ou "inferiores".
	 c)
	Somos únicos como indivíduos, e por isso somos diferentes, mas somos iguais como seres humanos.
	 d)
	Somos iguais como indivíduos, pois somos iguais como seres humanos. A isso se dá o nome de equidade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando