Buscar

Ciência Política - Questionário III AVA - 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
(UFF 2010). A DESCOBERTA DA AMÉRICA E A BARBÁRIE DOS CIVILIZADOS
– A conquista da América pelos europeus foi uma tragédia sangrenta. A ferro e fogo! Era a divisa dos cristianizadores. Mataram à vontade, destruíram tudo e levaram todo ouro que havia. Outro espanhol, de nome Pizarro, fez no Peru coisa idêntica com os incas, um povo de civilização muito adiantada que lá existia. Pizarro chegou e disse ao imperador inca que o papa havia dado aquele país aos espanhóis e ele viera tomar conta. O imperador inca, que não sabia quem era o papa, ficou de boca aberta, e muito naturalmente não se submeteu. Então Pizarro, bem armado de canhões conquistou e saqueou o Peru.
– Mas que diferença há, vovó, entre estes homens e aquele Átila ou aquele Gengis-Cã que marchou para o ocidente com os terríveis tártaros, matando, arrasando e saqueando tudo?
– A diferença única é que a história é escrita pelos ocidentais e por isso torcida a nosso favor. Vem daí considerarmos como feras os tártaros de Gengis-Cã e como heróis com monumentos em toda parte, aos célebres “conquistadores” brancos. A verdade, porém, manda dizer que tanto uns como outros nunca passaram de monstros feitos da mesmíssima massa, na mesmíssima forma. Gengis-Cã construiu pirâmides enormes com cabeças cortadas aos prisioneiros. Vasco da Gama encontrou na Índia vários navios árabes carregados de arroz, aprisionou-os, cortou as orelhas e as mãos de oitocentos homens da equipagem e depois queimou os pobres mutilados dentro dos seus navios. Monteiro Lobato, História do mundo para crianças. Capítulo LX.
O texto de Monteiro Lobato expressa a dificuldade de definirmos quem é civilizado e quem é bárbaro. Além disso, pensando a atuação europeia nos séculos XVI e XVII nas áreas americanas, um número razoável dessas visões equivocadas justificou o avanço espanhol e a destruição dos astecas, maias e incas, o que pode ser explicado por:	
Correta: e. necessidades econômicas (novos mercados), políticas (domínio de regiões estratégicas) e religiosas (aumento do poder católico) dos recém-formados estados modernos, os países europeus que tinham recursos sobrando na forma de metais preciosos (mercantilismo metalista que inundou a Europa de prata e de ouro) que provoca inflação e disponibilidade de capital para investir no arriscado negócio colonial com suas monoculturas de exploração.
Comentário: A alternativa remete a várias teorias racistas, sobretudo as do século XIX, ligadas ao Darwinismo Social, que estão na base do eurocentrismo como justificativa da subordinação de diversos povos pelos europeus, perseguindo interesses econômicos, políticos e religiosos.
Pergunta 2
As práticas de governança corporativa têm suas raizes nas medidas internacionais com intenção de estabilizar o campo das relações entre os agentes de mercado, aumentando a confiança e a segurança nas transações com base nos marcos regulatórios e normas em geral. Considerando a afirmação, assinale a alternativa que não a confirme.
Correta: e. Governança e governabilidade são conceitos idênticos, voltados à abordagem das relações de poder dos agentes econômicos.
Comentário: governança e governabilidade são conceitos que se aplicam a realidades muito diferentes; a governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder, enquanto a governança tem um caráter mais amplo.
Pergunta 3
Assinale a alternativa que confirme o fragmento abaixo.
"... Mas globalização não quer dizer unificação [ou união, qualitativa, mais completa] , e o fato de viverem na mesma aldeia, planetária ou não, não basta para garantir o bom entendimento entre os seus habitantes. Para administrá-la, seria preciso escolher um prefeito enérgico e competente.
Não há qualquer dúvida sobre o fato de George W. Bush (e agora D. Trump) ter acreditado em certo momento que ele reunia as credenciais para desempenhar este papel, uma vez que ele chegou até mesmo a ponto de pronunciar um discurso no qual ele aconselhava aos seus aliados a deixá-lo cuidar da sua defesa. 
Contudo, a queda de prestígio que ele sofreu, depois da grande desilusão iraquiana, com a possa dizer, a sua autoridade. 
Portanto, se a globalização permanece o cenário dos intercâmbios econômicos, não existe uma "governança" mundial digna deste nome". FONTAINE, A. História mostra os limites da idéia de globalização: não há uma governança enérgica e competente para aldeia global. Le Monde. 1/10/2005. Disp. em: < http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2005/10/11/ult580u1705.jhtm >. Acesso 22/08/2010.
Correta: d. Há uma certa associação entre administração ou gestão (até mesmo a busca por governabilidade) e governança, no sentido de controle, estabilização e ordem; além, é claro, de, na prática, articularem-se a serviço da globalização.
Comentário: Há mesmo uma associação entre instrumentos de domínio político para o controle econômico.
Pergunta 4
O recente interesse das ciências sociais pelas relações internacionais, como objeto de estudo, beneficia-se de saberes sobre os fundamentos políticos das ordens sociais que se desenvolvem desde a antiguidade.
Assinale a alternativa correta com base nessa afirmação.
Correta: e. As relações internacionais consolidam-se com o reconhecimento e desenvolvimento dos Estados nacionais (Westphalia).
Comentário E: A alternativa E está correta, pois não é possível falar em relação entre Estados nacionais antes destes existirem.
Pergunta 5
No colonialismo, territórios e povos foram dominados como extensão de poder da metrópole e o imperialismo como imposição e controle de governos e mercados. A partir dessa afirmação assinale a alternativa que a contradiga.
Correta: c. Imperialismo é um movimento de auxílio dos impérios aos países pobres.
Comentário: A alternativa contradiz o conceito e o enunciado, pois a afirmação traz informação incorreta.
Pergunta 6
Assinale a alternativa correta com base nas consequências do processo de globalização.
Correta: a. Apesar de muita riqueza produzida, há crescente miséria no mundo.
Comentário A: Nunca produzimos tanta riqueza quanto no período atual, porém em razão da concentração ampliada aumenta o quadro de pobreza e miséria.
Pergunta 7 
Conforme Manzalli e Gomes,
[...] o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional são dois importantes organismos criados para promover a coordenação de políticas entre países, notadamente na área financeira, mas muitas vezes tal coordenação ocorre em detrimento de interesses de sociedades. Com o avanço do comércio de longa distância na Europa, surge certa tendência de que as coordenações financeiras, predominantemente administradas por famílias dos comerciantes locais, passem a desempenhar um papel primordial na definição dos interesses políticos e econômicos de diversos grupos no continente. Com o tempo, ocorre o desenvolvimento do comércio privado de moedas e instrumentos financeiros.
(2006, p. 89-90).
A partir do trecho, assinale a alternativa que estabeleça relação entre as instituições instrumentais do desenvolvimento capitalista e as consequências sociais, objeto da Sociologia do Desenvolvimento:
Correta: a. Com o avanço do comércio de longa distância na Europa, surge certa tendência de que as coordenações financeiras, predominantemente administradas por famílias dos comerciantes locais, passem a desempenhar um papel primordial na definição dos interesses políticos e econômicos de diversos grupos no continente.
Pergunta 8
Há correspondência dos eventos e organismos de governança internacional, próprios ao plano econômico global (tais como instituições, conferências, acordos, transações econômicas, blocos regionais, multilaterais) com aqueles da governança no plano nacional e local, das agências estatais e organizações produtivas (empresas), por exemplo. Assinale a alternativa que confirme a assertiva.
Correta: b. O entendimento da organização de uma empresa qualquer deve levar em conta o contexto global, razão de ser dos aparelhos estatais e paraestatais de estabilização, negociação políticas (agências de regulação, câmaras de comércio,órgãos de mediação e implantação de políticas econômicas) de questões econômicas.
Comentário B: a alternativa é a única que confirma os trechos do enunciado, pois trata das relações entre os propósitos, organismos e instrumental de governança nos planos das relações internacionais, dos mercados nacionais e nas próprias empresas como unidades produtivas.
Pergunta 9
As instituições supranacionais FMI e Banco Mundial são fundamentais à estabilização e manutenção da ordem capitalista mundial. Com base na afirmação, assinale a alternativa que a negue:
Correta: c. O FMI e O Banco Mundial têm a finalidade de suprimir a governança no cenário internacional, pois esta não se faz com base na representatividade e na relação de agência.
Comentário: a alternativa está errada, com sentido e finalidades invertidos.
Pergunta 10
A partir do tema das redes, cada vez mais técnicas, assinale a alternativa que demonstre mais diretamente os traços do processo de globalização.	
Correta: a. As redes são as formas espaciais mais expressivas da globalização, conforme podemos observar ao estudar, principalmente as metrópoles
Comentário: as redes, em geral (transportes e informações), são de fato os principais instrumentos técnico-espaciais da globalização, viabilizando a circulação de bens e informações.

Continue navegando