Buscar

I Avaliação Comercio Exterior - uniasselvi Adm

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O comércio internacional vem aumentando gradativamente, refletindo-se nos altos volumes, tanto das exportações como das importações dos países. Apesar de o Brasil ser um país abundante em terra, o que o leva a ser um fornecedor em grande potencial de commodities, ainda está à mercê de outros países, pois não produz internamente todos os produtos necessários diante da demanda interna. Com relação às exportações brasileiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas exportadoras são beneficiadas unicamente pela isenção da tributação do imposto sobre produtos industrializados - IPI -, através do órgão governamental competente.
(    ) A conquista de novos mercados e a experiência na comercialização internacional são um diferencial competitivo.
(    ) As vendas no mercado internacional tornam possível o aproveitamento máximo da produtividade, mesmo quando a empresa apresentar uma capacidade produtiva ociosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	2.
	A Organização Mundial do Comércio - OMC - iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os membros, além de supervisionar e controlar as atividades comerciais entre os países-membros. Sobre as atividades principais da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fiscalizar as normas e os acordos estabelecidos.
(    ) Regular e supervisionar o Comércio Internacional.
(    ) Solucionar conflitos comerciais entre os países associados.
(    ) Aplicar penalidades em forma de pecúnia aos países que não entram num consenso nos desentendimentos comerciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Os países precisam de órgãos internacionais para mediar possíveis conflitos comerciais durante o processo da dinâmica do comércio internacional, pois têm interesses a proteger. Eles surgiram com o objetivo de desenvolver e regular as operações de comércio internacional. A principal organização de comércio internacional foi o GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), ou seja, Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Foi criado no ano de 1947 e vigorou até 1994, quando se transformou em OMC, Organização Mundial do Comércio, em 1º de janeiro de 1995. A mudança ocorreu porque o Gatt era apenas um acordo de tarifas e, com o desenvolvimento do comércio internacional, sentiu-se a necessidade da existência de um órgão que se preocupasse com outras atividades além de tarifas, como a área de serviços, assuntos de propriedade intelectual etc. Então surgiu a OMC, que é um organismo internacional e busca regulamentar as operações comerciais e prega que o comércio deve acontecer de uma forma livre, sem desvios e práticas desleais. Portanto, a OMC funciona como um grande fórum de discussões em nível mundial. Sobre as principais atividades da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Controlar e regulamentar o comércio internacional.
(    ) Fiscalizar o cumprimento de acordos comerciais entre os países-membros.
(    ) Solucionar conflitos comerciais entre os países-membros
(    ) Manter estabilidade financeira entre os membros relacionados no comércio internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A evolução do comércio exterior se apresenta por meio de eventos fundamentais, como a Conferência de Bretton Woods, realizada em julho de 1944;, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, estabelecido em 1947 e em 1995 substituído pela Organização Mundial do Comércio (OMC) com incumbência básica de aplicar as regras de livre comércio. No final da década de 1950, deu-se início aos processos de consolidação dos blocos econômicos. Os blocos econômicos se efetivaram pela redução ou até mesmo isenção de impostos e tarifas alfandegárias nas transações entre os países-membros, considerando que a integração econômica entre países contribuiu para o crescimento das empresas e de diversos setores das economias do país, contribuindo para o progresso da economia. Sobre os objetivos principais da integração regional, analise as sentenças a seguir:
I- Expandir mercados: a integração regional resulta no aumento do mercado e das transações comerciais dos países.
II- Explorar economias de escala e maior produtividade: a expansão dos mercados oferece para as empresas a oportunidade de aumentar sua escala de operações, tanto na produção e quanto nas vendas.
III- Atrair investimentos diretos e dentro do bloco: as empresas optam em investir nos países que fazem parte do bloco econômico, pelo tratamento preferencial que obtêm e pela facilitação de exportação.
IV- Fortalecer a posição defensiva e política: a integração regional permite aos países membros do bloco econômico uma posição defensiva mais forte em relação a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROBLES, Léo T.; NOBRE Marisa. Logística Internacional. Curitiba: Intersaberes, 2016.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre as características do Acordo Mercosul, analise as afirmativas a seguir:
I- O Mercosul é uma união aduaneira perfeita.
II- A tarifa externa comum do Mercosul não cobre todos os produtos importáveis.
III- A alíquota de importação é padronizada para as mercadorias comercializadas internacionalmente entre países signatários do Acordo Mercosul.
IV- A diferença entre os idiomas dos países-membros do Mercosul tem constituído forte obstáculo ao processo de integração.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III esta correta.
	7.
	O comércio exterior faz parteda economia e desenvolvimento das civilizações desde a antiguidade e está presente em uma grande parte da humanidade. As informações das  primeiras manifestações nas atividades de comércio entre povos e nações na antiguidade contribuíram no desenvolvimento do comércio exterior. Desenvolveram técnicas de navegação, tornando-se os maiores navegadores da antiguidade e exímios comerciantes, negociando produtos de uma região a outra em vários lugares do mediterrâneo, contribuindo para o desenvolvimento da economia como também o comércio entre povos. Sobre quem iniciou as primeiras navegações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Romanos.
	 b)
	Egípcios.
	 c)
	Fenícios.
	 d)
	Gregos.
	8.
	Uma das primeiras manifestações de comércio exterior de que se tem registro ocorreu com o povo fenício. Este povo viveu na Antiguidade. Eram exímios navegadores e tornaram-se comerciantes, intercambiando produtos de uma região para outra. Com o passar dos anos, os povos foram se desenvolvendo e este desenvolvimento também ocorreu no comércio entre os países. Nos dias atuais, o comércio entre os países se modernizou e tem um papel importante na economia de cada país. Com a evolução das comercializações entre as nações nas últimas décadas, como é diferenciado o comércio internacional com relação ao comércio exterior? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O comércio internacional engloba todas as relações comerciais executadas por um único país e o resto do mundo.
(    ) O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas por um determinado país e o resto do mundo.
(    ) O comércio exterior compreende as relações comerciais praticadas no mundo entre os diversos países que exercem no comércio mundial.
(    ) O comércio internacional abrange todas as operações comerciais realizadas no mundo entre os demais países que atuam no comércio mundial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	O comércio internacional entre países ajuda a complementar as necessidades de produção e comercialização entre eles. Este fato traz a necessidade dos países de desenvolver e aprimorar a dinâmica de comércio exterior de suas economias, executando atividades comerciais de exportação e importação de mercadorias e serviços. Com relação à importação de produtos e serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Para as empresas, a importação se apresenta como uma excelente opção, tanto para fornecer matérias-primas e insumos, como para ofertar mercadoria importada ao consumidor.
II- Nenhum país é autossuficiente em tudo, em função do clima, solo, geografia etc. Então, é necessário buscar o que falta em outros países. Podemos concluir que a importação é fundamental para proporcionar, ao país, a oportunidade de suprir as suas faltas.
III- Importar não é um bom negócio para um país, pois deixa a indústria nacional protegida da oferta de mercadorias e serviços vindos do exterior e aumenta as pressões inflacionárias.
IV- A importação é fundamental para um país e suas empresas, especialmente para compensar a necessidade de caixa, fruto da saída de divisas de suas exportações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A OMC é uma organização internacional, de caráter jurídico própria, atuando na fiscalização e na regulamentação do comércio internacional. Nos dias atuais, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 162 países membros (inclusive o Brasil), esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais. Todas as decisões devem ser tomadas por consenso; caso contrário, não terá validade. Ele funciona como foro para negociações, tendo como funções: solucionar os conflitos e divergência entre países; gerenciar acordos comerciais e supervisionar os cumprimentos desses acordos. Sobre os objetivos da Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas a seguir: 
I- Supervisionar o comércio internacional, propondo ações que extingam os obstáculos ao livre comércio internacional de bens e serviços.
II- Propor ações políticas facilitadoras da integração entre os povos por meio de uma única identidade cultural.
III- Aplicar penalidades para os países que desrespeitam os acordos multilaterais de comércio e excluir o responsável do bloco. 
IV- Promover feiras e missões comerciais entre os países para incrementar o comércio entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando