Buscar

Organização do Estado - Questionário I AVA - 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1 - Assinale a alternativa incorreta:
Correta: d. Em sua acepção estrita, o Estado surgiu apenas após a Primeira Guerra Mundial.
Comentário: Desde os tempos antigos (Grécia, Roma etc.), muitos povos legaram a formação do Estado, vindo a ser uma conquista a partir da modernidade com o Estado moderno e a formação dos Estados-nação.
Pergunta 2 - A respeito do poder constituinte, assinale a alternativa verdadeira:
Correta: d. As emendas à Constituição constituem uma manifestação do poder constituinte originário.
Comentário: O poder constituinte originário cria uma nova ordem jurídica, seja através da primeira Constituição de um Estado, seja através de uma nova Constituição. Com a promulgação de uma nova Constituição, há uma ruptura com o ordenamento jurídico anterior e, em consequência, inicia-se uma nova ordem jurídica constitucional que não encontra limites no direito positivo anterior. Portanto, o poder constituinte originário é inicial, ilimitado, incondicionado e autônomo.
Pergunta 3 - Qual das Cartas Constitucionais foi marcada pela abertura ao processo de redemocratização do país?
Correta: d. Constituição de 1988.
Comentário: A Constituição de 1988 é a Carta mais Cidadã e, dessa maneira, foi considerada o marco para o processo de redemocratização do país após o regime militar de 1964-1985.
Pergunta 4 - Sobre o momento do surgimento do Estado, segundo Dalmo de Abreu Dallari, existem três correntes:
I - A que defende que desde que o homem vive sobre a terra acha-se integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento de todo o grupo.
II - A que sustenta que a sociedade humana já viveu sem o Estado durante um determinado período, sendo que este apenas surgiu no momento em que houve a necessidade de atender as necessidades ou as conveniências dos grupos sociais.
III - A defendida por aqueles que admitem como Estado apenas a sociedade política detentora de certas características muito bem definidas, relativas à soberania.
Correta: a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Pergunta 5 - Considere as seguintes assertivas:
I - Os gregos se referiam a Estado através da palavra pólis.
II - O Estado como sociedade política apenas surgiu no século XX.
III - A palavra Estado tem sua origem no latim “status”.
Correta: c. As afirmativas I e III são verdadeiras.
Comentário: As assertivas consideradas verdadeiras são: uma vez que o Estado tem sua origem no latim status, é responsável pelo controle e soberania de um povo; bem como da origem das cidades-estado da Grécia, chamadas de pólis.
Pergunta 6 - O Poder Constituinte derivado:
I - É limitado materialmente pelo poder constituinte originário.
II - Introduz alterações na Constituição através de emendas constitucionais.
III - Não permite a revisão constitucional, mas apenas a alteração da Constituição Federal, através de emendas constitucionais.
Correta: c. As afirmativas I e II são verdadeiras.
Comentário: O poder constituinte derivado ou reformador é aquele que altera a Constituição vigente, através do processo legislativo nela previsto. Segundo Celso Ribeiro Bastos ( Curso de Teoria do Estado e Ciência Política. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, p. 99), “ele é, no fundo, tido por constituinte em virtude de o produto da sua atividade, vale dizer, a emenda constitucional, passar a beneficiar-se da mesma força hierárquica da Constituição”. O poder constituinte originário cria uma nova ordem jurídica, seja através da primeira Constituição de um Estado, seja através de uma nova Constituição. 
Com a promulgação de uma nova Constituição, há uma ruptura com o ordenamento jurídico anterior e, em consequência, inicia-se uma nova ordem jurídica constitucional que não encontra limites no direito positivo anterior. Portanto, o poder constituinte originário é inicial, ilimitado, incondicionado e autônomo. O Poder constituinte derivado é limitado, subordinado e condicionado.
Pergunta 7 - Considere as seguintes afirmativas:
I - Os autores que defendem a teoria da formação natural do Estado sustentam que sua formação se deu naturalmente, independentemente de um ato voluntário.
II - A teoria da origem familiar sustenta que o Estado deriva do núcleo familiar, tendo surgido, portanto, de um casal originário.
III - A teoria da origem patriarcal defende que a autoridade suprema do Estado pertenceria ao ascendente varão mais velho (patriarca), ou à matriarca.
Correta: d. As afirmativas I e II são verdadeiras.
Comentário: O Estado sucedeu-se a partir de forças naturais, conscientização e tentativa da sociedade de se organizar e não meramente uma intervenção humana por um ato voluntário. Nessa premissa, o Estado possivelmente deriva-se do núcleo familiar, a partir de um casal originário.
Pergunta 8 - Assinale a alternativa correta:
Correta: b. O Estado encontra-se dissociado da política.
Comentário: O Estado é o objeto do governo e o governo precisa governar para o povo, a sociedade, sem intenção partidária para favorecimento, mas com viés republicano.
Pergunta 9 - Dentre as competências do Poder Executivo na pessoa do Presidente da República, não podemos considerar:
Correta: b. Atua nas causas de competência da Justiça Federal e nas de competência do STF e do STJ sempre que estiverem em discussão bens, serviços ou interesses da União, de suas entidades autárquicas.
Comentário: As causas de competência da Justiça Federal, do STF e STJ dizem respeito ao Poder Judiciário e não ao Poderes Executivo e Legislativo.
Pergunta 10 - A existência de um quarto poder moderador esteve presente em que período da História das Constituições do Brasil?
Correta: a. Brasil Império.
Comentário: O Brasil Império, quando da nossa Primeira Constituição de 1824, além dos três poderes fundamentais, tivemos o poder Moderador, representado na ocasião pela pessoa do Imperador Dom Pedro I.

Continue navegando