Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL ATIVIDADE 4

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A falta de emprego tem assolado o país nos últimos anos e essa situação é ainda pior em relação às minorias. A comunidade LGBTQI+ sofre diariamente com preconceito, exclusão social e principalmente com a falta de oportunidade no mercado de trabalho. O fato é que a maioria das empresas brasileiras ainda é muito preconceituosa e não promove a inclusão social. Por isso, o Brasil é considerado um país intolerante e que discrimina as minorias.
 
Com relação a esse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. O preconceito ainda é bastante recorrente dentro das empresas, e as situações homofóbicas muitas vezes fazem parte do dia a dia das pessoas que representam a comunidade LGBTQI+.
II. Muitas pessoas ainda perdem os seus empregos após se assumirem homossexuais perante a sociedade.
III. Mesmo que o preconceito seja um grande problema social no Brasil, determinadas empresas proporcionam empregos para diversas pessoas que fazem parte para a comunidade LGBTQI+.
IV. No Brasil faltam ações sociais e associações que promovam a inclusão da comunidade LGBTQI+ no mercado de trabalho.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O preconceito com a comunidade LGBTQI+ é bastante recorrente dentro das empresas, e ainda nos dias atuais, diversas pessoas perdem os seus empregos e não possuem oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. Por mais que a situação ainda seja bastante problemática, diversas organizações se conscientizaram e por isso atualmente promovem vagas para a comunidade LGBQI+.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O líder de determinada comunidade de baixa renda decidiu promover aulas sociais para a população jovem e adulta. Os conteúdos dados eram acerca do exercício da cidadania e da responsabilidade social com o intuito de promover o bem-estar comum e incentivar a população para ir em busca dos seus direitos e deveres.
 
Com relação à importância da conscientização da população, analise se as assertivas a seguir.
 
I. Quando a sociedade desconhece a importância de supervisionar o poder público, as chances que o Estado seja extremamente desigual são ainda maiores;
II. A promoção do bem-estar social é recorrente da responsabilidade social, quando os indivíduos possuem consciência acerca dos seus deveres enquanto ser social;
III. A garantia dos direitos públicos devem ser realizadas pelo Estado em relação ao cidadão. A população não precisa ir em busca dos seus direitos, já que o Estado possui o dever de promover o bem comum;
IV. O desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem estar-social independem do exercício da cidadania e da busca da população pelos seus direitos sociais.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Quando a população desconhece os seus direitos e não se manifesta em busca dos mesmos, há mais chances de que o Estado seja corrupto e não promova programas e políticas que visem o bem-estar da sociedade. Portanto, nas regiões que o cidadão conhece as suas responsabilidades, o Estado sente-se obrigado a atender as necessidades da população e toma providências em relação às diversas situações do ambiente social.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O tecido social é formado por diversos agentes, sejam esses políticos, econômicos ou culturais. A boa articulação de todos os agentes que envolvem a sociedade modifica a realidade social e desenvolve a comunidade, já que a boa estruturação político-econômica depende do desenvolvimento humano e social. Portanto, a construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende dos agentes que fazem parte do tecido social.
 
Com relação ao texto acima, avalie as afirmações a seguir e aponte a correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os preceitos jurídicos, políticos e éticos são atribuições dos entes sociais. O cumprimento dessas obrigações ajudam no desenvolvimento da organização político-social.
	Resposta Correta:
	 
Os preceitos jurídicos, políticos e éticos são atribuições dos entes sociais. O cumprimento dessas obrigações ajudam no desenvolvimento da organização político-social.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os preceitos políticos, éticos e jurídicos envolvem os agentes sociais, sejam esses empresas ou indivíduos. Seguir esses preceitos, ter conhecimento dos direitos e cumprir com as obrigações são atribuições importantes para o desenvolvimento humano e social.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O ser humano possui diversos direitos e deveres perante a sociedade, assim como várias responsabilidades sociais. Todos os indivíduos possuem liberdade para desenvolver os seus aspectos intelectuais e profissionais e realizar ações sociais e de lazer. Portanto, o cidadão é um agente social transformador que visa promover o desenvolvimento humano e econômico.
 
Em relação ao papel do indivíduo na sociedade, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O indivíduo é um agente transformador social, afinal, através das diversas manifestações culturais, sociais e intelectuais, o cidadão consegue ser promovedor de mudanças.
	Resposta Correta:
	 
O indivíduo é um agente transformador social, afinal, através das diversas manifestações culturais, sociais e intelectuais, o cidadão consegue ser promovedor de mudanças.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O ser humano é um ser social que através de suas ações e manifestações consegue promover mudanças sociais, de forma a tornar a sociedade mais justa e igualitária.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conceito de cidadania já não é o mesmo de tempos atrás, afinal essa ideia é dinâmica e se transforma de forma constante por conta das conjunturas históricas. Inicialmente, esse conceito foi desenvolvido na época da Grécia Antiga, e com o tempo, tornou-se cada vez mais importante e necessário para o desenvolvimento humano e social.
 
Acerca desse assunto, analise as assertivas a seguir.
 
I. A cidadania da antiguidade se relacionava apenas com assuntos de cunho liberal e de direito à propriedade. Atualmente, o conceito dessa palavra diz respeito também à inclusão social e à promoção dos direitos humanos.
II. É possível afirmar que a população brasileira possui uma excelente consciência cidadã, e que o país possui programas e projetos que conseguiram conquistar a cidadania.
III. Atualmente, a cidadania diz respeito a aspectos como reivindicação dos direitos, desenvolvimento de relações e transformação social.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Antes a cidadania era um conceito menos amplo, que discutia sobre direitos à vida, propriedade e liberdade. Atualmente, por conta das transformações sociais, essa palavra luta por direitos humanos e promove mudanças sociais.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vivemos em um ambiente social marcado pela diversidade de gêneros, culturas, religiões, etnias e crenças. E cada um dos agentes sociais possuem as suas características, diferenças e peculiaridades. Quando as particularidades de determinado grupo não são aceitas pela sociedade, ocorre o que chamamos de discriminação e preconceito, o que promove a marginalização das pessoas que participam desse grupo. Para diminuir essas práticas excludentes, é necessário debater sobre os direitos humanos e a cidadania.
 
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir.
 
I. O desenvolvimento das sociedades democráticas foi um marco para a promoção dos direitos humanos e respeito às diversidades;
II. As ações sociais e os movimentos facilitam o processo de inclusão social e a busca pelos direitos humanos;
III. Os direitos humanos promovem a dignidade à pessoa humana, e esse é um fator que muitas vezes é desrespeitadoquando o assunto é diversidade e grupos marginalizados;
IV. A conquista dos direitos humanos foi realizada por conta da solidariedade dos grandes políticos que reconheceram os direitos da população;
V. A diversidade é uma das principais riquezas da humanidade, e por isso essa deve ser respeitada e não discriminada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um dos fatores iniciais que gerou respeito às diversidades foi a implementação da democracia na sociedade. Todos os movimentos e as ações que visavam o desenvolvimento dos direitos humanos conseguiram promover a inclusão social dos diversos agentes e grupos sociais. Já que a diversidade de etnias, crenças e raças é uma riqueza para a humanidade, essa deve ser preservada. Por isso é necessário proporcionar uma vida digna para todas as pessoas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A cultura do isolamento, o foco apenas nas atividades profissionais e a desvalorização da convivência social dificultaram o desenvolvimento da responsabilização social. Por mais que essa situação seja prejudicial para promover melhorias na qualidade de vida da população, ainda tem surgindo movimentos que visam proporcionar benefícios para toda a sociedade, e principalmente para as comunidades marginalizadas.
 
Com relação a esse assunto, analise as seguintes afirmativas:
 
I. O isolamento das pessoas impede que ocorra o desenvolvimento da empatia e a preocupação com o próximo. Tudo isso faz com que os cidadãos não tenham consciência em relação a importância do exercício da cidadania e a busca pelos seus direitos;
II. Atualmente, existem movimentos que surgem, principalmente, por meio da internet para promover o bem-estar social. No entanto, é necessário que se desenvolvam mais programas que proporcionem benefícios sociais, já que esses não são suficientes;
III. A cultura do isolamento ajuda no processo de inclusão social, e essa é uma das principais atividades que envolvem a responsabilidade social;
IV. O isolamento faz com que as pessoas não se preocupem com o bem comum, e sim, apenas com as vontades próprias. Dessa forma, é difícil se comprometer com a mudança social.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O isolamento das pessoas dificulta o processo de conscientização social, pois a preocupação com relação a situação das outras pessoas diminui devido à falta de empatia. É necessário que se tenha convivência social para entender a conjuntura social e desenvolver a consciência de ajudar aqueles que precisam por meio de desenvolvimento de movimentos sociais, ou qualquer outro método.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vitor é presidente de uma associação de bairro que visa cobrar do Estado melhorias em relação à comunidade. Por meio do engajamento político, ele consegue obter diversas melhorias, pois Vitor já conseguiu que seu bairro tivesse escolas de tempo integral e saneamento básico. As ações dele provocam mudanças sociais e proporcionam benefícios para toda a população. Por isso a consciência política é tão importante para transformar a sociedade.
 
A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.
I. Por mais que o engajamento político seja importante, as ações sociais cotidianas conseguem influenciar de forma mais direta no ordenamento da sociedade.
II. A conscientização do indivíduo gera responsabilidade social, e esse dever faz com que o cidadão pratique o exercício da cidadania e consiga obter os seus direitos políticos e sociais.
III. A relação entre governo, instituições e cidadãos é bastante positiva, pois esses agentes possuem interesses em comum em relação ao desenvolvimento social, fazendo com que esse ocorra de forma mais facilitada.
 
Está incorreto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O engajamento político é uma forma de participar mais atentamente da vida social em busca dos direitos e deveres e se apoderar dos sistemas políticos e institucionais da região. Por isso as ações sociais cotidianas influenciam menos o ordenamento da sociedade quando comparada ao engajamento político.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ONG Brasil Igual Para Todos possui o objetivo de promover um país mais justo e igualitário por meio da conscientização. As atividades dessa organização envolvem discussões sobre a desigualdade social e a violência existente nas comunidades de baixa renda. Diversos projetos já foram realizados com o intuito de diminuir o índice de problemas sociais nessas regiões. Essa ONG atua nas principais capitais brasileiras e tem o objetivo de se estender por outras regiões.
 
Com relação ao texto acima, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As ONGs possuem um caráter social que visa promover o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento humano e da economia.
	Resposta Correta:
	 
As ONGs possuem um caráter social que visa promover o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento humano e da economia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As ONGs visam realizar atividades que promovam o auxílio social, e por isso essas conseguem desenvolver a sociedade, os indivíduos e até mesmo a economia, proporcionando bem-estar para todos.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As ONGs são organizações desenvolvidas com o objetivo de realizar mudanças sociais e tornar a sociedade mais igualitária. Portanto, as mesmas visam proteger os recursos naturais, desenvolver comunidades marginalizadas, defender os animais e as pessoas que necessitam de ajuda. São diversas as atividades realizadas por essas organizações, que, juntamente com o poder público, proporcionam benefícios para todas as áreas sociais.
 
Com relação a esse assunto, avalie as assertivas a seguir.
 
I. Proteger animais que vivem em condição de risco e inóspitos para a convivência animal;
II. Diminuir a taxa de violência de determinada região que possui muitos casos de assassinatos diariamente;
III. Aplicar políticas públicas que visam desenvolver regiões que se encontram em situações desumanas;
IV. Promover projetos culturais que tenham o objetivo de compartilhar a cultura de determinado povo;
V. Incentivar projetos de lazer e esporte em diversas comunidades.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A proteção de animais, a diminuição das taxas de violência, o desenvolvimento de regiões de baixa renda e promover a cultura, o esporte e o lazer são ações promovidas pelas ONGs.

Continue navegando