Buscar

Exercises de fisiolócia

Prévia do material em texto

Cruzeiro do Sul – São Miguel Pauista
Exercises de fisiolócia
Nomes das integrantes:
· Alanys Trindade: RGM-21063834-0
· Ingridi kathellen : RGM : 21031355
· Yasmim Piva: RGM : 22086421
Unidadade: Cruzeiro do Sul -São Miguel Paulista
1) O nível de glicose sanguínea (glicemia) é mantido relativamente constante, o que é essencial para manter a funcionalidade de células e tecidos que utilizam somente esse substrato como energia, como por exemplo, o cérebro, as hemácias e a medula renal. Após uma refeição rica em carboidratos, a concentração da insulina aumenta na corrente sanguínea, o qual é produzida e liberada pela parte endócrina do pâncreas, as ilhotas de Langerhans. A insulina é um hormônio proteico (hidrossolúvel), cujo receptor está localizado na membrana plasmática. Um dos efeitos da insulina é aumentar a translocação de GLUT-4 (transportador de glicose) para a membrana plasmática e, dessa forma, elevar a captação de glicose em vários tecidos (ex.: músculo, tecido adiposo e coração). Para cada frase a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. Justifique cada resposta (porque é verdadeira ou falsa).
(V) A insulina é produzida pelas células beta pancreáticas das ilhotas de Langerhans, sendo a glicose o principal estímulo para sua secreção.
Resposta : é verdade porque no pâncreas a insulina é formada por um conjunto de células (ilhotas de Langerhans) especializadas na secreção .E depois de uma alimentação rica em carboidratos a insulina busca reduzi o nível de glicose(energia) do sangue ,assim, sendo secretados pelo pâncreas ela se junta na células do fígado para a absorção do glicose.
(F) A insulina tem efeito de aumentar a glicemia, mesmo efeito do glucagon.
Resposta: Enquanto o papel da insulina é reduzir a nível de glicose do sangue, o glucagon aumenta ele libera glicose nos momentos em que nosso corpo está com hipoglicemia como em jejuns.
(V) A insulina aumenta a captação de glicose pelas células, reduzindo a glicemia. Esse efeito é antagônico (inverso) ao efeito do glucagon, o qual aumenta a glicemia.
Resposta: verdade pois quando o sangue está hiperglicêmico a insulina capta a glicose do meio externo para meio interno das células pancreáticas. Entretanto quando está hiperglicêmico o glucagon libera glicose
(F) No fígado, a insulina aumenta a produção de glicose (eleva a gliconeogênese) e reduz a síntese (produção) de glicogênio.
Resposta: no fígado ocorre a diminuição de glicose, entretanto, a um aumento na produção de glicogênio.
(V) A atividade física tem efeito similar à insulina, aumentando a translocação de GLUT-4, a captação de glicose e redução da glicemia. Esse efeito é particularmente importante em diabéticos.
Resposta: quando uma pessoa está praticando atividades físicas ela tem um gasto maior de glicose, no entanto para pessoas com diabetes elas apenas irão gastar energia porque não consegue absorver as glicoses.
2) O TRH produzido no hipotálamo controla a secreção do TSH (tireotrófica) pela adeno-hipófise. Esse último estimula a função da glândula tireóide, aumentando a produção e a secreção de hormônios tireoideanos, T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina ou tireoxina), os quais têm inúmeros efeitos. Quando um indivíduo é submetido à tireiodectomia total (retirada total da glândula tireóide), a ausência dessa glândula resulta em vários efeitos adversos. Discorra quais são esses efeitos.
Resposta: quando um diagnóstico de tireiodectomia total é dado a um paciente com intenção principal o restabelecimento da saúde, que pode estar ameaçada por um câncer ou por um nódulo volumoso que possa causar sintomas de compressão. Os efeitos que o paciente enfrentará serão a reposição e hormônios tireoidianos (reposição hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4),variações na voz, necessidade te tomar cálcio para que não haja o hipocalcemia, dará câimbras ,disfônica, afonia dada por falta de ar, influencia respiratórias com necessidade de traqueostomia, sangramentos, infecção e o mais comum o hipotiroidismo. 
3) Os hormônios podem ser classificados em lipossolúveis e hidrossolúveis. Descreva as principais diferenças entre eles e seus respectivos mecanismos de ação.
Resposta : A diferença entre ambos hormônios é que os hormônios hidrossolúveis não conseguem atravessar com facilidade a membrana de suas células e precisam ativar um mensageiro que se localiza fora da célula o  Mono fosfato de Adenosina cíclico(segundo mensageiro) ,este doara radicais de fosfato para que seja possível a transformação do metabolismo celular . Tendo um mecanismo de ação mais rápido causando rápidas modificações metabólicas
Os hormônios lipossolúveis estes conseguem passar pela membrana e demoram mais tempos pois tem sua interação hormônio-receptor altera diretamente a transcrição de genes específicos, o que requer tempo para síntese de RNAm no núcleo e a subsequente síntese de proteínas nos ribossomos.
4) O hipotálamo é a parte do sistema nervoso central (diencéfalo), que possui várias funções, entre elas a função endócrina e o controle da homeostase. A secreção dos hormônios pela hipófise (glândula endócrina mestre) é controlada pelo hipotálamo, o qual possui neurônios produtores de hormônios. Os hormônios tróficos hipofisários são controlados por meio de feedback negativo entre o eixo hipotálamo adeno-hipófise e a glândula alvo, assim, o sistema nervoso utiliza as glândulas endócrinas para produzir hormônios reguladores das mais diferentes funções corporais. Para cada frase a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. Justifique cada resposta (porque é verdadeira ou falsa).
(v) O hormônio regulador da função da glândula tireoide é a Tireotrofina (TSH) produzido pela adeno-hipófise e é liberado assim que o hipotálamo recebe a sinalização do organismo de que a tireoide necessita aumentar a produção de tireoxina.
Reposta: neste processo é dado a ordem de hipotálamo-hipófise-tireoide quando o organismo percebe sua necessidade de equilíbrio ele pede regulação ao hipotálamo, ele sendo linha de frente se comunicara com a hipófise(adeno-hipófise) e produzira a TSH ,este será mandado para a tireoide com as informações da produção de tireoxina .
Ela, por fim, regulação do metabolismo, principalmente dos carboidratos, proteínas e lipídios e também ajuda a potencializar a ação de outros como hormônios do crescimento.
(V) O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando aumento da reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se que haja pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água. 
Resposta: O ADH é mais secretado quando há uma desidratação ou quede de pressão arterial, quando há uma quantidade de água excessiva não é necessário o aumento de reabsorção da água.
(f) Quando uma pessoa bebe cerveja, observa-se aumento do volume de urina. A provável causa desse fato é o aumento na produção do hormônio antidiurético. 
Resposta: o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético. 
(v) Os neuro-hormônios ocitocina e ADH (hormônio antidiurético ou vasopressina) são produtos de neurônios dos núcleos para ventricular e supra-óptico localizados no hipotálamo, sendo que os terminais axônios estão localizados na neuro-hipófise.
Resposta: O ADH é produzido na glândula hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Atua sendo secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial, sobre os rins conservem a água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina.
Ocitocina é produzida no hipotálamo e armazenada na neuro-hipófise com função de reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno.
4) O sistema endócrino possui inúmeros hormônios com inúmeras funções. Descreva a seguir os seguintes hormônios e suas funções: a) Papel da ocitocina e prolactina na amamentação (estímulos e funções):
Resposta : ocitocina sendo produzida no hipotálamo e tem sua armazenamento na neuro-hipófise tem a função de ajudar no a liberação do leite materno, e o controledo sangramento do parto, enquanto a prolactina é um hormônio secretado pela adenoipófise é secretada em quantidade variada devido a estímulos como a amamentação, ovulação, alimentação, acasalamento . Mas na amamentação tem função do aumento das mamas e a produção de leite pelas gandulas mamarias. 
 b) Somatostina na secreção do GH:
 : A Somatostina sendo uma célula inibidora, ela bloqueia a saída do GH ( horanio do crescimento ). Ela se encontra nas Ilhotas de Langerhans, no pâncreas.
 c) GnRH (liberador de gonadotrofinas) na secreção de LH e FSH:
resposta: O GnRH é um hormônio que atuara sobre a hipófise e liberará o LH e FSH que são responsáveis pelo controle da atividade gonodal e, consequentemente, das funções reprodutivas
 d) GH no metabolismo (glicemia, síntese de proteínas, utilização de glicose, lipólise).
Resposta: hormônio responsável pela captação de aminoácidos e da síntese protéica pelas células e redução da quebra das proteínas, que aumenta a concentração de glicose circulante e, consequentemente, estimula a liberação de mais insulina para manter a glicemia adequada. Neste sentido o GH reduz a oxidação da glicose e aumento da lipólise.
6) .
a)gonadotropicos-ovarios-progesterona/estrogeni.
b)gonadotrópicos-testiculos-testosterona.
c)tireotrópicos-tireoide-t3t4 .
d) adrenocorticotrófico-suprarrenais-cortisol. 
7) Situações de repouso e relaxamento ativam o sistema parassimpático que, através do neurotransmissor acetilcolina, possui vários efeitos. Situações de estresse, conhecidas como situações de luta e fuga, por outro lado, ativam o sistema simpático que, através do neurotransmissor noradrenalina, aumenta a produção e secreção das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) pela medula da adrenal (suprarrenal), as quais também possuem vários efeitos biológicos. Discorra o que ocorre em situações de estresse com os vasos periféricos, frequência e força de contração cardíacas, respiração, glicemia, pupilas, produção e suor, salivação, função do sistema digestório e vasos dos músculos em atividade.
Reposta :Quando nosso corpo está em uma situação estressante (sistema simpático)ele preparando o organismo para reagir em situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão. São estes frequência e força de contração cardíaca ( acontece porque o nível do fluxo do sangue aumento nos vasos coronais),respiração (ela sinaliza ao organismo que aumente o nível de produção de energia ),glicemia( em situações de luta o organismo produz um nível mais elevado de glicose para que haja mais energia aos movimentos ),a produção de suor( ela é uma resposta ao aumento de temperatura do nosso corpo na qual o hipotálamo aviso as glândulas sudoríparas para que gere o suor e a temperatura corporal se estabilize ).
Saliva( em meio ao estresse ou outra situação como exercícios o sistema simpático estimulará a redução da produção de saliva deixando a boca seca e pedindo a entrada de agua para que lubrifique e umedeça),sistema digestivo (o sistema simpático inibe a produção de secreções digestiva o que pode diminuir o fluxo digestivos de molécula complexa para simples),músculos ( ele se contraem ), pupilas (dilatam).
8) Uma vez que a hipertensão arterial é uma doença comum na população atual, inibidores da enzima de conversão de angiotensina I têm sido usados no tratamento dessa doença. Explique como funciona o sistema renina-angiotensina-angiotensinogênio, o mecanismo de ação e as bases fisiológicas dos inibidores da enzima de conversão de angiotensina I.
Resposta: renina vinda do rim estimula os inibidores da angiotensina e como resposta ao inibir essa enzima produzem vasodilatação periférica, diminuindo a pressão arterial. 
Eles transformam a angiotensina l em angiotensina ll , que atuará como vasoconstritor produzindo aldosterona que promove retenção de sódio e água nos túbulos renais.
9) Os neurônios possuem característica morfológicas e elétricas importantes que permitem a propagação do impulso nervoso com natureza eletroquímica quando devidamente estimulados. Em repouso, as células nervosas são negativas internamente e positivas externamente. Os dendritos são estruturas responsáveis pela recepção das informações, enquanto que o axônio pela transmissão dessas informações até a próxima célula através das sinapses elétricas ou químicas. Já o núcleo do neurônio, assim como o núcleo de qualquer outra célula, é a estrutura responsável pelo armazenamento da informação genética. Para cada frase a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. Justifique cada resposta (porque é verdadeira ou falsa).
(f) A junção muscular é a interface entre o neurônio motor (moto neurônio) e a fibra muscular. A acetilcolina é o neurotransmissor liberado pelo moto neurônio e estimula a contração muscular.
Resposta: o estimulo se originam dos neurônios do tranco da medula, passa para o moto neurônio até chaga nos músculos. Irá criar um potencial de ação por suas ramificações ao longo das fibras musculares.
(F) As sinapses ocorrem através dos terminais dos dendritos. Esses terminais determinam a velocidade de condução do impulso nervoso.
Resposta: o que determina a velocidade de propagação do impulso nervos é estrutura do axônio, seu potencial de energia é mais rápido em axônios maiores com bainha de mielina. Este tende a tem uma resistência menor aos impulsos nervos.
(F) A bainha de mielina reveste o corpo celular dos neurônios, permitindo a condução mais lenta dos impulsos nervosos. A mielina está disposta em seções do corpo celular, sendo os espaços chamados de nódulos de Ranvier.
Resposta: entre as células gliais que envolve o axônio existem espaços, nódulos ranvier, nas fibras de mielinizadas os impulsos ao em vez de se propagar continuamente ele pula de um nódulo a outra. Isso acontece quando o seu sistema imunológico entende que a mielina é uma ameaça, mas quando ele está saudável os impulsos seguem continuamente.
(V) O sistema nervoso periférico é formado por receptores sensoriais, terminações nervosas, nervos (aferentes e eferentes) e gânglios.
Resposta: são os nervos faze ligação entre o sistema nervoso central para o restante do organismo onde suas artes são divididas em encéfalo e medula óssea.
(F) Os neurônios pré- e pós-ganglionares participam da resposta do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático.
Resposta: o corpo da célula do neurônio pre-ganglionar fica localizada dentro do sistema nervoso central e seu axônio vai até um gânglio, onde o impulso nervoso é transmitido sinapticamente ao neurônio pós-ganglionar. Um nervo motor SP autônomo deriva de um voluntario por contém dois neurônios os: pre-ganglionar e o pos- ganglionar.
(F) Os nervos que possuem neurônios aferentes são responsáveis por transmitir as informações obtidas no meio ambiente e no interior do corpo sejam encaminhadas até o sistema nervoso central.
Resposta: os nervos são um componente do nosso sistema nervoso periférico, sua função é garantir a comunicação entre SNC e os órgãos receptores da sensibilidade.
10) Os corpos celulares dos neurônios produzem de um a vários neurotransmissores diferentes, sendo liberados exclusivamente por exocitose das vesículas sinápticas nos terminais axônicos do neurônio. Para cada frase a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. Justifique cada resposta (porque é verdadeira ou falsa).
(V) Uma substância é considerada um neurotransmissor se for produzida pelo neurônio e armazenada no terminal axônico, se exercer alterações na estrutura pós-sináptica quando liberada e se for retirada da fenda sináptica após essa ação, por mecanismos específicos.
Resposta: os neurotransmissores ficam armazenados nas vesículas, assim, que atravessam a fenda sináptica ligam-se a receptores moleculares na membrana pós-sináptica tendo a despolarização. 
(V) Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é, então, eliminada em função da inibiçãoda secreção e ação do neurotransmissor.
Resposta: porque os anestésicos se ligam nos canais de sódio (para impedir a despolarização) bloqueando a ação de canais iônicos na membrana.
(F) O excesso de neurotransmissor liberado na fenda sináptica não pode ser captado pelo neurônio pré-sináptico; por isso, permanece na fenda até ser totalmente utilizado pelo neurônio pós-sináptico.
Resposta: o seu excesso é obtido pelo neurônio pre- simpáticos, é dada quando o neurotransmissor é capturado pelo neurotransmissor transportador sendo evado para a zona de pre- simpática.
(F) Os medicamentos antidepressivos agem produzindo uma diminuição da disponibilidade dos receptores presentes na fenda sináptica.
Resposta: não diminui (os receptores) apenas normaliza de neuro transmissores.
(F) O álcool leva ao aumento da produção do neurotransmissor GABA, o qual atua como principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central.
Resposta: o etano é um neurotransmissor inibidor (o neurotransmissor GABA) e é o etano que aumento sua produção.
11) Descreva o reflexo de estiramento, reflexo flexor de retirada e reflexo pupilar, exemplificando cada um deles e citando os receptores sensoriais envolvidos.
Resposta : reflexo estiramento: este reflexo é dado com fuso neuromuscular e fuso muscular , quando estamos em um alongamento o fuso neuromuscular envia sinais sensitivos à medula espinal e a resposta é uma contração deste mesmo músculo para evitar a ruptura de suas fibras, mas o fuso muscular vai adaptar a nossa postura e adaptando as contrações das fibras musculares .
Reflexo de retirada: quando estamos com uma mão encima de uma vela acessa nosso sistema nervoso avisará a medula óssea para que ocorra a reação de retirada da mão.
Reflexo de luz:  um reflexo que controla o diâmetro das pupilas em resposta à intensidade de luz, a retina se dilata.
12) Descreva resumidamente os seguintes receptores, localização e seus estímulos: a) Cones e bastonetes; b) Nociceptores; c) Papilas gustativas; d) Proprioceptores; e) Baroceptores; f) Mecanoceptores.
Resposta: cones é responsável por conseguimos ver as cores, bastonetes tem como função reconhecer a luminosidade intensa.
Nociceptores: Receptores de danos são chamados de Nociceptores e transmitido pelo sistema nervoso periférico até o sistema nervoso central onde percebem os estímulos agressivos e passa a ser chamado de dor.
Papilas gustativas: sua função é identificar o gosto do alimentos, e enviá-lo ao sistema nervoso centra.
Proprioceptoris :este atua em tendões e ligamentos onde envia informação as sistema nervoso central sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo.
Baroceptores: percebem a variação da pressão arterial por meio do estiramento.
Mecanoceptores:  tem função percepção de pressões de frequência diferente.Eles estam nas pontas dos dedos atuando com persepição de toques.
13) Descreva a função da bile no sistema digestório, incluindo local de produção, armazenamento, estímulo para secreção e papel na digestão. 
Resposta: A bile é responsável ao passar pelo intestino pela absorção de nutriente e a digestão de gorduras, ela é produzida no fígado e passa a ser armazenada na veicula biliar. Sua maior importância é dada na digestão de gordura, mas obtém outras funções: facilita a açõa das enzimas produzidas no pâncreas, eliminação de resíduos pelas fezes.
14) Após uma refeição balanceada, contendo carboidratos, proteínas e lipídeos, descreva onde e como ocorre a digestão desses macronutrientes pelo sistema digestório
Resposta: para os 3 macronutrientes a digestão começa na boca com a mastigação e saliva até serem eliminadas pelas fezes .Proteínas no estômago e finalizando no intestino, o duodeno recebe as secreções do fígado e do pâncreas, onde acontece a digestão química. A bile, o suco pancreático e o suco entérico atuam sobre o bolo alimentar, chamado quimo.
Carboidratos : a boca com a amilase salivar quebra os carboidratos facilitando seu processo de chegada ao intestino, no estomago ele é banhado em suco gástrico, seguindo seu caminho pelo corpo no duodeno onde a bile despejada e emulsificante a gordura,assm, são transformadas de moléculas grandes a moléculas pequenas como ácidos graxos e o glicerol, os quais podem passar pelas paredes dos intestinos.
Lipídio: o mesmo processo do carboidrato mas na saliva inicia o processo de hidrólise dos ácidos graxos e no duodeno fará o esvaziamento gástrico, por meio do estímulo à liberação do hormônio colecistoquinina.
15) Descreva as funções, local de produção e estímulos das seguintes substâncias no sistema digestório: ptialina, amilase, lipase, pepsina, HCl, bicarbonato, sais biliares (bile), sacarose, gastrina, CCK (colecistocinina) e secretina.
Resposta: 
ptialina: é uma enzima que atua na saliva que converte o amido em maltose.
Amilase: elas são enzima catalizadoras das amilase e glicogênio , em sua formação na boa se encontra a ptialina e no pâncreas ,a amilase pancreática.
Lipase: tem como função quebrar os ácidos graxo com moléculas de agua , ela participa da digesta de algumas proteínas. Sua função gástrica é importante para o recém-nascido que precisa de lipídios .
Pepsina: tem como função reduzir os peptídeos em proteínas mais simples, origina-se na parede do estomago e só é ativada com o suco gástrico .
HCL: sua função é tornar acido o ph , ele comporta uma parte do suco gástrico,produzido no estomago.
Bicarbonato: o bicarbonato de sódio(sal) ele controla a variação que o ph sofre tentado deixa-lo o mais próximo de 7 , e também ajuda no sistema tampão. 
Sais biliares: sua função é ajudar na digestão das gorduras ,nos ajudam a absorver vitaminas comoA,D , E e K . É armazenado na vesícula biliar sendo um liquido amarelo. 
Sacarose: tem com função transformar a sacarose em glicose e frutose, localiza-se na parede do duodeno , também faz a liberação da pentose, fosfatos que atuaram nos peptídeos elevando a liberação dos aminoácidos.
Gastrina : célula endrocrina do trato gastrointestinal que estimula a secreção de ácidos cloridico e estimula a motilidade do estomago. É secretada pela célula G no antro do estomago.
Colecistocinina : estimula a contração da vesícula biliar e a secreção de enzimas no pâncreas , ajudando na digestão de carboidratos , lipídeos e proteínas. É estimulada sua secreção se houver a passada de ácido graxo ou aminoácidos pelo estomao ou duodeno.
Secretina : é produzido pelo duodeno em resposta ao ph com acidose , quando chega ao duodeno seu ph passa a ser 9 mas por causo do bicarbonato .
16) Há três tipos de músculos: músculo liso, músculo estriado esquelético e músculo estriado cardíaco. O músculo liso está localizado nas paredes de alguns órgãos e tecidos, como vasos sanguíneos, bexiga, útero e trato gastrointestinal. Esse músculo tem contração involuntária e lenta quando comparada aos outros tipos de músculos. O músculo estriado esquelético está ligado aos ossos e controla os movimentos voluntários e conscientes. O músculo esquelético cardíaco, por sua vez, é responsável pela atividade cardíaca. Para cada frase a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. Justifique cada resposta (porque é verdadeira ou falsa).
( V) As fibras do tipo I são vermelhas, lentas, resistentes à fadiga e predominantemente oxidativas.
Resposta: elas possuem grande número de mioglobina e mitocôndrias que dao sua coloração vermelha e tem grande resistência pois são próprios para exercícios de longa duração que terá muito atrito e contração.
(f) As valvas cardíacas possibilitam o fluxo retrógado (retorno) do sangue.
Resposta: as válvulas coronais só possibilitam um fluxo a entrada do sangue venoso e a saída do sangue arterial (este rico em oxigênio).
(F) As fibras do tipo IIb são vermelhas, lentas, resistentes à fadiga e predominantemente oxidativas.
Resposta: pois tais fibras te uma coloração esbranquiçada e são rápidas.
(V) O sistema nervoso entérico além de controlar a musculatura lisa do sistema digestório (estimula através da acetilcolina e inibe através da noradrenalina),também aumenta a secreção salivar e o relaxamento dos esfíncteres do sistema digestório.
Resposta: pois ele estende-se por todo trato gastrointestinal.
(V) A acetilcolina é o neurotransmissor responsável pelo estímulo da contração do músculo esquelético. Quando liberada na junção muscular (neuromuscular), resulta na abertura dos canais de sódio e geração do potencial de ação, necessário à contração.
Resposta :ela além de participar da contrações musculares tem sua importância transmitindo os impulsos nervosos entre as células.
São Paulo

Continue navegando