Buscar

Resposta BD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escolhemos o NOSQL MongoDB por se encaixar melhor com o tema proposto. A ferramenta além de ser simples de instalar e usar, garante mais segurança.
O MongoDB é um banco de dados de documentos desenvolvido em C++ em código aberto. Esse banco de dados é usado principalmente em aplicações com grande volume de dados como inteligência artificial e business intelligence. Utilizando MongoDB temos uma melhor performance, visto que uma única consulta retorna tudo o que precisamos saber sobre o documento. O MongoDB é um banco de dados orientado a documentos, diferente dos Bancos de dados tradicionais que seguem o modelo relacional. 
Algumas vantagens são:
· Simplicidade de uso - Por ser baseada em documentos, o funcionamento do MongoDB dispensa transações e joins, o que resulta em consultas bem mais simples de serem escritas quando comparadas as consultas em modelo relacional. Este aspecto é citado por programadores como uma vantagem, pois facilita os eu trabalho de escrita e ajustes de consultas. 
· Facilita o trabalho com altas cargas de escrita - Esta solução costuma ser bem vista por quem precisa carregar quantidades grandes de linhas de dados.
· Permite alta disponibilidade em um ambiente não confiável - É considerado ágil e eficaz para a replicação e recuperação - instantânea - de dados, contribuindo para a disponibilidade do serviço.  
· Dados aprimorados – Mais flexibilidade para alavancar enormes quantidades de dados não relacionais estruturados, semi-estruturados e desestruturados.
· Escalabilidade: Por se tratar de um banco de dados NoSQL, MongoDB foi construído para escalabilidade, performance e alta disponibilidade, escalando de implementações simples para grandes e complexas arquiteturas (Ex: multi-site, multi-region, multi-tenacy) com replicação nativa e failover automatizado.
· Performance: A opção de usar o banco de dados in-memory (de forma semelhante ao Redis) da o benefício de ter alto desempenho para escritas. Diferente dos bancos de dados relacionais que obrigatoriamente escrevem os dados em disco antes de retornar o sucesso da operação.
Por fim, o MongoDB pode trazer vários benefícios a longo prazo caso seja adequado ao projeto.
Geração de Backups no MongoDB
Dump MongoDB Data
Para criar um backup de banco de dados no MongoDB você deve usar o comando mongodump. Este comando irá copiar todos os dados de seu servidor no diretório de dump. Há muitas opções disponíveis através do qual você pode limitar a quantidade de dados ou criar backup do seu servidor remoto.
Links de referência:
https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/7719/1/Plataforma_Colaborativa_ficha_cat.pdf
http://www.matera.com/blog/post/nosql
https://imasters.com.br/data/usando-mongodb-para-armazenar-log-de-aplicacoes
https://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-mongodb4/index.html
https://medium.com/leroy-merlin-brasil-tech/devo-usar-nosql-e-mongodb-951693aa0d34

Outros materiais