Buscar

atividade 01 formação de preço

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Vocês deverão responder às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail euclides@unigran.br//josimar.crespan@unigran.br
RESPONDA AS DUAS QUESTÕES ABAIXO. Valor desta atividade 5,0 pontos.
QUESTÃO 01 (Referente a aula 1) – Valor 1,25.
O processo de comercialização agrícola, evidenciado em cada componente do sistema como uma organização de um todo, tem como objetivo seguir um fluxo em cada ordem. Caracterize e comente os componentes elementares do sistema de comercialização.
(R) A comercialização no agronegócio e uma tarefa muito complexa e que para tanto existem alguns elementos complementares que visam organizar melhor a comercialização no agronegócio. Esses componentes elementares podem ser caracterizados como determinados aspectos associados à constituição do sistema. Os mais destacados componentes são: 
· Objetivo: É a necessidade de concentração no consumidor, de vendo-se levar em consideração os seus padrões de exigência, promovendo sempre a satisfação do consumidor. 
· Participantes: Compreende todos os atores que participarão na execução das atividades que irão definir e promover a comercialização, podendo ser agrupados nas empresas intermediarias e nas instituições que representam os comerciantes e os agentes de transferência do produto.
· Atividades comercializadoras: São as ações desenvolvidas com os produtos, visando a realizar as funções de compra e venda, incluindo as ações de estocagem, transporte, beneficiamento e industrialização. 
· Regulamentação: Corresponde as normas, a legislação e aos regulamentos que são os mecanismo responsáveis pela regulamentação das atividades comerciais que propiciam uma atividade com competição saudável, com o cumprimento da legislação. 
QUESTÃO 02 (Referente a aula 2) - Valor 1,25.
Sabemos que os produtos agroindustriais diferem muito uns dos outros. Se por um lado temos a grande maioria de produtos alimentares, temos outros como tecidos, madeira que atendem outras necessidades dos consumidores. Caracterize e comente estes produtos segundo a oferta.
(R) Se a demanda por produtos agroindustriais e caracterizadas por uma relativa estabilidade, o mesmo não pode ser dito em relação à oferta. No que diz respeito à perecibilidade e natureza biológica da produção agrícola podemos dizer que embora a produção no agronegócio apresente um grande volume de produção muitos desses produtos são desperdiçados por problemas de logística e falta de renda do consumidor para a aquisição dos mesmos. 
Quanto à sazonalidade de oferta verifica-se que muitos produtos são produzidos em período sazonal o que obriga o mercado a desenvolver um grande empenho no armazenamento e no abastecimento a partir da aquisição de produtos em outras regiões produtoras tanto internas como de outros países.
Existe ainda os desafios da comercialização de produtos agroindustriais que visam atender a demanda dos consumidores e que o mercado adota muitas estratégias para vencer os constantes desafios, a fim de permitir a oferta de produtos no momento da procura pelos consumidores. 
QUESTÃO 03 (Referente a aula 3) – Valor: 1,25 pontos.
Nas mais diversas cadeias produtivas do agronegócio, são necessárias as definições de políticas de comercialização que permitam a correta circulação das mercadorias. Comente quais são as características do EGF – programa de Empréstimo do Governo Federal e do PAA – Programa de aquisição de Alimentos. 
(R) EGF: Para o produtor que colheu a safra e quer esperar o melhor momento para a venda o governo oferece um financiamento para estocagem de produtos, usando o produto como garantia para custear as suas despesas, seguindo critérios de armazenamento e exigência básicas definidas pelo governo. 
PAA: É um programa que visa comprar alimentos diretamente dos produtores para o fornecimento de merenda escolar e para outros programas sociais. 
QUESTÃO 04 (Referente a aula 4) - Valor: 1,25 pontos.
Existem muitos instrumentos que possibilitam realizar uma boa comercialização no agronegócio. Destaque as particularidades e como deve ser utilizado um contrato de longo prazo.
(R) Os contratos de longo prazo ocorrem quando as partes interessadas necessitam de alguma garantia de longo prazo para ações que são importantes para os negócios de ambas as partes. Existem algumas categorias de contrato de longo prazo definidas pela sua finalidade, são elas: 
· Regularidade de suprimento: Pode oferecer garantias de que o fornecimento das mercadorias se dará dentro de padrões estipulados contratualmente, garantindo a regularidade na oferta de matérias primas pelo produtor e de produtos ao consumidor. 
· Contratos pela qualidade dos insumos: Em algumas transações a qualidade da mercadoria e o principal fator de competitividade do produto. A fim de assegurar a aquisição de produtos com a qualidade necessária as empresas podem recorrer a dois tipos principais de mecanismo; o primeiro através da certificação que tem o papel de reduzir a variabilidade da qualidade no grupo de produtos certificados e, contratos de longo prazo com especificação de qualidade, em que o nível de qualidade exigida fique explicito num compromisso contratual. 
· Contratos de longo prazo através de franquias: É especialmente importante para a comercialização de produtos agroindustrial, principalmente para o consumidor final, a realização de contratos de franquia onde um franqueador concede a um franqueado o direito de uso de um ou mais produtos de sua empresa, cobrando para tanto uma concessão para a concessão.

Continue navegando