Buscar

ATIV 6 - Kátia - NPJ - ECS - QUESTÃO PRÁTICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS (NPJ)
Estágio Supervisionado
QUESTÃO PRÁTICA II
Aluno: Maria Eduarda Martins Duarte RGM: 23240407
1º SEMESTRE 
 
A ( ) B ( ) D (X) E ( )
Data de entrega: 14/05/2020.
Instruções: Leia o estudo de caso abaixo.
O CASO DO FILHO DE CINCO PAIS
Devido ao grande avanço da ciência e tecnologia novas situações e fenômenos sociais desenvolvem-se permanentemente nas sociedades contemporênas. O direito deve acompanhar a evolução cultural e social, bem como regular o uso das inovações tecnológicas, da ciência e da moral. Estudamos isso quando abordamos a teoria tridimensional do direito ( fato-valor e norma) do Prof Miguel Reale.
Um bom exemplo disso é a moderna tecnologia de reprodução humana artificial, em laboratório, inclusive com possibilidade de manipulação genética, ou seja, alterando-se a fertilização de forma a criar condições predeterminadas de desenvolvimento de novos seres humanos. Já é possível clonar seres humanos, cópias de si mesmos, como alterar os seus códigos genéticos de forma a nascerem com características escolhidas previamente (inteligência, cor, altura, sem determinadas doenças, etc). O exemplo disso são as manipulações a partir do uso de células tronco.
“Imaginemos que uma criança seja reproduzida por métodos artificiais havendo a participação de cinco adultos: mãe que doou o óvulo, o pai que doou o esperma, a barriga solidária e o casal que se aproveitou para realizar determinada manipulação genética no embrião para possibilitar a utilização de células da placenta dessa criança para salvar comprovadamente a morte de filho natural desse casal que adotou a criança. Esta criança crescerá e um dia chegará a oportunidade de se revelar sua origem, bem como todo o processo que salvou, outrora, o filho natural de seus pais adotivos, irmão de criação. Digamos que esse dia seja daqui a 15 anos”. ( ROCHA, José Manoel de Sacadura. Sociologia Jurídica: Fundamentos e Fronteiras. 2.ed. São Paulo: Campus Jurídico, 2008 , p 15)
Imagine que o caso está sub judice. Faça o papel do advogado em busca da autorização para que esse casal que se realize tal processo. Apresente, em um parágrafo de no máximo 10 linhas, ao menos um argumento com justificativa, acerca da autorização judicial que vc busca para que possa usar a ciência e a tecnologia para a fecundação e desenvolvimento dessa criança.
Desenvolvimento: 
A defensoria pede autorização judicial para a realização do procedimento, pois o mesmo contribuirá para explorações cientificas que não só podem significar grandes avanços na medicina no que se refere á cura da patologia que ocasiona a morte de muitos recém-nascidos mas também significativas evoluções na área adulteração genética, que pode resultar na cura desta doença especifica e de outras similares. 
IMPRIMIR FRENTE E VERSO
Profa. Kátia
PONTUAÇÃO

Outros materiais