Buscar

RESUMO Histórico de evolução Urbana RMSP


Continue navegando


Prévia do material em texto

VISÃO GERAL 
Na década de 60 o Brasil sofreu um grande crescimento econômico, esse crescimento surgiu através das industrias e São Paulo se destacava nesse meio, nesse tempo outras regiões do estado de São Paulo foram ganhando destaques e sendo exploradas, assim havendo também um crescimento do estado. Com o intuito de uma vida melhor muitas famílias aproveitaram esse momento para se mudar para o estado de São Paulo, mas afim de moradias compatíveis com seus salários, a maioria dessas famílias migraram para a região periférica da metrópole, onde os lotes eram mais acessíveis, assim a mancha urbana foi crescendo.
A RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), é dividida por sub-regiões e a sub-região Oeste é composta por Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Carapicuíba e Osasco, esses municípios têm um número considerável de habitantes e uma grande área territorial, porém com essa procura por moradias acessíveis as famílias foram se espalhando de uma forma descontrolada, assim sendo afetadas pela vulnerabilidade social e hoje muitos deles não tem infraestrutura suficiente para os seus próprios moradores, o que faz com que os que têm fiquem sobrecarregados por prestarem serviços para as cidades vizinhas, como acontece com Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Barueri.
Entre esses três municípios temos um grande contraste na qualidade de vida dos moradores, desde a locomoção até as questões de habitação e saneamento básico, por exemplo, as rodovias que atravessam a sub-região oeste são, a rodovia Castelo Branco e a Estrada dos Romeiros, que é fundamental por dar ligação do município de Barueri com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, a parte ferroviária só existe no município de Barueri o que faz com que a população dos outros dois municípios se desloquem de suas casas de ônibus - cidades onde não existem faixas exclusivas - até outro município para utilizar esse meio de transporte e conseguir chegar na cidade de São Paulo. A qualidade de vida dessas pessoas que habitam Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus se torna diminuída por serem municípios onde não existem grandes centralidades, área de emprego, grande número de equipamentos públicos, fazendo assim com que os habitantes tenham que se locomover com uma grande demora para cumprir suas responsabilidades do dia-a-dia ou para ter momentos de lazer. A Habitação dessas cidades também não são das melhores pois se encontram em uma área com grande vulnerabilidade social, que precisa de mais saneamento básico, coleta e abastecimento.
SANTANA DE PARNAÍBA 
Santana de Parnaíba foi fundada no século XVI com a participação dos bandeirantes que usaram a cidade como morada, cidade que se tornou um centro para as saídas e entradas das expedições, durante alguns anos a região mantinha uma força política econômica que foi se perdendo durante os séculos seguintes, por causa das novas explorações que estavam sendo feitas no país.
Hoje Santana de Parnaíba é uma cidade com um grande território e com uma população um pouco maior que 108 mil moradores, a região é rica em vegetação e deveria ser um forte ponto turístico, por conta de toda a sua história, todo o seu passado está refletido em edificações no centro da cidade, edificações que mostram as formas de construção e contam sua história ao longo dos séculos, além de ser um marco urbano. Apesar de ter um centro histórico e ser um ponto turístico a cidade não recebe a atenção necessária e acaba perdendo a força que deveria ter, ainda mais quando pensado que em São Paulo são poucos os lugares que ainda encontramos traços preservados de uma história como nessa cidade
PROBLEMAS: 
HABITAÇÃO - A área conta com pequenos lotes de assentamento Irregular como favelas e cortiços que ficam próximas as áreas de preservação ambiental, poluindo o solo, através da disposição irregular dos lixos, e a água devido a inexistência de rede de esgoto e ao fato de que nem todas as fossas suportam toda a vazão gerada, sendo assim direcionadas para o logradouro público, o que facilita a contaminação do lençol freático 
EQUIPAMENTOS E CENTRALIDADES - Existe um problema devido à concentração desproporcional de equipamentos de ordem pública como hospitais, escolas e universidade. Outro problema da área é a disposição de postos de trabalho mais próximos da linha ferroviária, este problema se estende um pouco mais, onde a população não conta com equipamentos mais próximos, muitas vezes nem na cidade e por finalidade sobrecarregam os existentes nas cidades vizinhas como o caso de Barueri onde os equipamentos são usados pelos munícipes das cidades limítrofes. 
A concentração de equipamentos regionais em trechos específicos não corresponde a demanda devido a dispersão urbana na área. Comércio, Habitação, centralidades e Serviços: Áreas com urbanização inadequada, incompleta ou irregular, carentes de infraestrutura e com necessidades de qualificação urbanística ou recuperação ambiental.
POTENCIAIS: 
NOVAS CENTRALIDADES - A expansão da área urbana consolidada na região oeste da RMSP proporcionar a irradiação de micro zonas de centralidades, existentes no centro da cidade de Barueri, e no Bairro de Alphaville, estas áreas são de extrema importância pois tem potencial para desafogar a falta de equipamentos e posto de trabalho das cidades vizinhas. Sendo assim, existe a possibilidade da expansão das mesmas para a cidade de Santana de Parnaíba suprindo as suas necessidades.
As centralidades existentes e futuras, podem se caracterizar por nortearem novos eixos de transporte com uma ampla diversidade modal integrando com a malha existente.
Como analisado nos problemas e nas potencialidades do município de Santana de Parnaíba é possível afirmar que a cidade sobre pela falta de equipamentos públicos suficientes, habitação adequada, saneamento e emprego para seus habitantes, com isso a qualidade de vida dos mesmos acaba sendo afetada porque muitos precisam se locomover muito para cumprir com suas responsabilidades, suprir suas necessidades e até mesmo para ter momentos de lazer. 
POSSIVEIS PROPOSTAS
1- Criar novos pontos centrais, uma zona de centralidades com equipamentos públicos, postos de trabalho e áreas de lazer afim de desafogar a região de Barueri e outras cidade, e aumentar a qualidade de vida dos moradores de Santana de Parnaíba.
2- Criar novas alternativas de moradia para as famílias que vivem de forma precária na região de Santana de Parnaíba, moradia adequada para realocar as famílias que vivem em favelas e cortiços na região, podendo então eliminar esses espaços.
3- Levar toda a infraestrutura não existente para um condição de vida melhor como: saneamento básico, coleta seletiva, abastecimento de água e tratamento de esgoto.
4- Criar faixas exclusivas que liguem a cidade com a Estrada dos Romeiros de forma mais rápida e eficiente. 
5- Organizar a cidade com novos usos de solo, arborização adequada para os habitantes, praças, parques e mudanças nas leis de adensamento dos lotes como maiores taxas de permeabilidade e limites de alturas em algumas áreas(ex. as áreas próximas ao centro histórico, gabarito mais baixo afim de preservar a área).