Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO - AULA 2 BIOÉTICA - HISTÓRIA E PRINCÍPIOS BÁSICOS

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
TESTE DE CONHECIMENTO - AULA 2 – BIOÉTICA - HISTÓRIA E PRINCÍPIOS BÁSICOS
		1.
		Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
	
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
Explicação: O princípio da totalidade em bioética se refere exatamente a isso. Uma parte do corpo ou um órgão pode ser retirado se ele significa desequilíbrio ou morte para o corpo. Nesse caso, retira-se o mesmo para a manutenção da vida do paciente.
		2.
		As bases filosóficas da Bioética criaram um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos, fortalecendo também a ideia de que a ciência não pode ser mais importante que o homem. O momento histórico em que isso ocorreu foi:
	
	
	
	Após o advento da Gripe Espanhola, em 1918.
	
	
	Após a crise econômica mundial de 1929.
	
	
	Após a queda do Muro de Berlin, em 1989.
	
	
	Após a conquista do espaço por Iuri Gagarin, em 1961.
	
	
	Após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
	
Explicação: Após a guerra na Europa o mundo se deu conta das terríveis experiências realizadas com prisioneiros em campos de concentração, e muitas dessas experiências se davam em torno de questões da saúde. Pessoas eram utilizadas como cobaias e a ausência de direitos e dignidade impuseram a criação de um código de ética para trabalhos de pesquisa nesse campo.
		3.
		4  Com o Relatório Belmont e a National Comission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research foi estabelecido, como principal objetivo da Comissão, a identificação dos princípios éticos ¿básicos¿ que deveriam nortear a experimentação em seres humanos, o que ficou conhecido com Belmont Report, que apresentou os princípios éticos, considerados básicos, que deveriam nortear a pesquisa biomédica com seres humanos. O princípios são:
I Princípio do respeito às pessoas ou da autonomia;
II Princípio da beneficência
III Princípio da justiça.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	apenas I
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	apenas III
	
	
	II e III
		4.
		A criação de um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos está na base filosófica da:
	
	
	
	Moral vigente
	
	
	Ética materialista
	
	
	Guerra
	
	
	Inquisição
	
	
	Bioética
	
Explicação: A Bioética pode ser compreendida como ¿o estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais
		5.
		Critérios de justiça estão diretamente associados aos aspectos éticos e não poderiam deixar de estar, também, vinculados à Bioética. Quais desses conceitos estão incorretos?
	
	
	
	Define padrões relativos à equidade nos mais variados tipos de trocas ou relações comerciais como, por exemplo, as formas de determinação de preços e salários.
	
	
	A justiça é o conceito pelo qual cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou pela ação de seus atos.
	
	
	Casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes tratados de modo diferenciado.
	
	
	Estipula sanções legais para a violação das leis e que determina os meios de garantia que o que é devido seja pago ou restituído.
	
	
	Não regula a partilha de bens e benefícios sociais, garantindo a cada um o que lhe é devido na distribuição de um todo. Todos estes aspectos estão intrínsecos na aplicação da Bioética, mas a justiça distributiva, em particular, tem se demonstrado uma área bastante sensível, na medida em que a obtenção de recursos de saúde interfere diretamente em muitas questões e problemas inerentes à Bioética.
	
Explicação: Justiça distributiva regula a partilha de bens e benefícios sociais, garantindo a cada um o que lhe é devido na distribuição de um todo. Todos estes aspectos estão intrínsecos na aplicação da Bioética, mas a justiça distributiva, em particular, tem se demonstrado uma área bastante sensível, na medida em que a obtenção de recursos de saúde interfere diretamente em muitas questões e problemas inerentes à Bioética.
		6.
		Em Bioética, os procedimentos voltados para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas são categorizados como:
	
	
	
	Normativos.
	
	
	Descritivos.
	
	
	Humanos.
	
	
	Morais.
	
	
	Protetores.
	
Explicação: A Bioética atua de modo a solucionar questões práticas decorrentes de intervenções médicas e científicas sobre o ser humano. Esta atuação se divide em três tipos distintos de procedimentos: Normativos, Descritivos e Protetores. O Descritivo é voltado para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas.
		7.
		Não se poderia admitir que aspectos como os provocados pelas controvertidas questões do aborto e da eutanásia, ou as discussões cada dia mais prementes acerca da biossegurança, da biotecnologia e muitos outros associados, fossem discutidos sob o prisma de antigas abordagens (muitas vezes preconceituosas ou simplesmente dogmáticas) e sem uma análise transdisciplinar mais ampla. Por isso podemos afirmar que:
	
	
	
	- A bioética se apresenta como ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por menos desenvolvimento tecnológico. 
	
	
	- Todas as afirmativas estão INCORRETAS
	
	
	- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	
	- a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, não usando recursos através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
	
	
	- a Bioética não engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, como o biopoder.
		8.
		A Bioética tem como prioridade:
	
	
	
	A natureza;
	
	
	A tecnologia para a saúde;
	
	
	O homem e sua relação com o capitalismo.
	
	
	Procedimentos não invasivos em ambientes hospitalares;
	
	
	A vida e a saúde;
	
Explicação:
Diante de todo o avanço tecnológico na área da saúde, a Bioética vem reforçar que a vida é o mais importante, que não podemos desconsiderar a subjetividade e complexidade dos aspectos que cuidamos, fugindo da lógica estritamente tecnicista.

Continue navegando