Buscar

metodologia e conteúdos básicos de ciências naturais e saúde

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As estratégias de ensino nas aulas de ciências devem priorizar procedimentos que permitam ao aluno participar da construção do conhecimento. Quando os conteúdos são apresentados de forma isolada, o aluno apresenta dificuldades em compreendê-los. Sobre a forma de ensinar ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor de ciências deve dar ênfase à explicação e à memorização de conceitos. Por meio desta metodologia, os alunos demonstram que compreendem com facilidade o conteúdo.
(    ) O professor deve criar mecanismos de aprendizagem para que a metodologia desenvolvida estabeleça conexão com os conteúdos.
(    ) A forma de ensinar ciências deve superar essa prática tradicional. O professor, quando adota uma prática reflexiva, possibilita que os alunos reflitam sobre a sua própria prática.
(    ) A aprendizagem, por meio de conteúdos factuais, prioriza a repetição e a memorização. Já a aprendizagem por conceitos, utilizando procedimentos adequados, requer a participação do aluno na construção desse conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	A professora Marina segue as orientações previstas nos PCN e em outros documentos para o ensino de Ciências Naturais. Ela planeja atividades e temáticas que estejam relacionadas com os problemas ambientais apresentados na cidade.  Assim, ao destacar assuntos sobre a coleta seletiva, ela deve:
	 a)
	Levar em conta a idade dos alunos, pois o seu amadurecimento para compreender conceitos sobre esta temática, só virá ao final da educação básica.
	 b)
	Deve transferir esta temática sobre o meio ambiente para o final do ano letivo.
	 c)
	Avaliar as potencialidades dos alunos e tomar como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos.
	 d)
	Deve levar em conta o nível de conhecimento individual, restringindo-se apenas as orientações do tipo "jogue o lixo na lixeira".
	3.
	Para ensinar ciências, o professor precisa refletir sobre sua prática e sobre sua metodologia para que ocorram mudanças no fazer pedagógico. O currículo escolar deve ser entendido como um processo dinâmico vivido pela comunidade escolar. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Podemos afirmar que o ensino de ciências nunca esteve historicamente associado a atender às situações políticas e econômicas dos países.
	 b)
	As mudanças políticas e sociais que ocorreram no Brasil e no mundo não influenciaram na forma de estruturar o sistema educacional.
	 c)
	A situação atual do ensino de Ciências pode ser entendida se compreendermos as mudanças realizadas no currículo ao longo dos anos.
	 d)
	Quando falamos em currículo, entendemos que ele é visto como uma grade curricular dividido em disciplinas a ser seguidas pelo professor.
	4.
	A professora Deise desenvolve no seu dia a dia na escola uma prática pedagógica que tem como objetivo a aprendizagem, por meio da pesquisa. Para contemplar os conteúdos das disciplinas de Ciências, ela utiliza diferentes abordagens que façam inter-relação aos conteúdos ensinados. Para que os alunos alcancem a aprendizagem, a professora pode conduzir as aulas contemplando:
I- Conteúdos propostos no livro didático.
II- Permitir trabalhos em equipe para que haja o diálogo entre os alunos.
III- Criar situações polêmicas envolvendo os avanços científicos e suas implicações para a humanidade.
IV- Priorizar as práticas sugeridas no livro didático que tenham o gabarito como auxílio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentença I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o Estado também tem seu papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, que é preparar as crianças para a participação social.
II- As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.
III- O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.
IV- Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	Ao trabalhar conteúdos envolvendo a educação ambiental, a professora Ana destacou uma preocupação que afeta a cidade onde moram. Nos períodos chuvosos, os afluentes do rio que cortam a cidade, transbordam, trazendo grande quantidade de lixo. Após as enchentes, aparecem muitos casos de leptospirose. Sobre as melhores medidas a serem adotadas para reduzir o número de casos apresentados, analise as sentenças a seguir:
I- A escola, a comunidade e a prefeitura, juntas, devem exterminar as populações de ratos que se encontram junto aos aterros  sanitários.
II- Aplicar inseticidas em todas as casas e locais onde eles se escondem.
III- Desenvolver um projeto que envolva a comunidade, para evitar o acúmulo de lixo em suas residências. 
IV- Desenvolver palestras com a participação da comunidade em geral, para que compreendam a importância de não jogar o lixo nos rios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	O professor é considerado a peça fundamental para a construção do currículo. É necessário que sua participação esteja voltada para a elaboração de um currículo mais dinâmico para ser trabalhado nas aulas de ciências. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As aulas de ciências devem priorizar o ensino tradicional para se chegar a uma aprendizagem significativa.
	 b)
	A escola é um local de troca de experiências. Nela, a pluralidade cultural está presente em todos os espaços, e essa interação contribui para a elaboração do currículo.
	 c)
	A cultura de uma região não é um fator importante, nem é necessária ser considerada na elaboração do currículo.
	 d)
	A escola não deve se envolver nos problemas da comunidade. Ela apenas deve se preocupar com as informações repassadas aos alunos.
	8.
	A prática pedagógica deve ter como preocupação a busca pelo conhecimento. A didática deve contemplar atividades que desenvolvam nos alunos a parte cognitiva e as questões de relacionamento humano. De acordo com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conteúdos conceituais desenvolvem no aluno competências para reelaborar o mundo real, compreendendo o mundo que o cerca.
(    ) Os alunos aprenderam os conteúdos procedimentais quando conseguem colocar em prática os conhecimentos que adquiriram com os conteúdos conceituais.  
(    ) Os alunos adquiriram os conteúdos atitudinais quando aplicam no seu cotidiano as normas, valores e atitudes. 
(    ) Os conteúdos atitudinais quando trabalhados em sala de aula, devem enfatizar os trabalhos individuais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F-  V - V.
	 c)
	V - V -  V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	O Brasil na década de 60, com a ditadura militar, passou por mudanças políticas. Essas mudanças, de certa forma, influenciaram o papel da escola, impondo um regime repressor para reforçaras reformas institucionais. Diante disso, quanto aos acordos estabelecidos com os Estados Unidos para a garantia dessas mudanças, analise as sentenças a seguir:
I- Os EUA influenciaram muito no setor industrial e educacional, por meio de acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
II- O principal objetivo do Brasil nesta época foi a modernização do país para melhorar a vida da população.
III- A educação brasileira foi considerada uma das áreas em que o governo mais priorizou para garantir melhores mudanças para a sociedade.
IV- Os acordos estabelecidos tinham o intuito de modernizar o Brasil, oferecendo bons salários aos brasileiros para atender ao progresso do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) avalia o nível de ensino que é oferecido aos estudantes. O Brasil não aparece numa colocação destacada e uma das causas pelo recorrente fracasso pode estar relacionado à maneira de ensinar ciências. Quanto ao ensino de ciências nas séries do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo.
(    ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua  incorporação no currículo. 
(    ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas.
(    ) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. 
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor:
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. 
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. 
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. 
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I e III.
	 b)
	II e IV.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	I e II.
	12.
	(ENADE, 2005) Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
	 a)
	Desqualificar a internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
	 b)
	Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
	 c)
	Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
	 d)
	Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
Parte inferior do formulário

Continue navegando