Buscar

Harmonização oro facial

Prévia do material em texto

Harmonização oro facial
Procedimento: bichectomia
HOF- harmonização orofacial
O conceito de Harmonização Orofacial diz respeito ao conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
A HOF, trabalha a parte estética do rosto, afim de revelar a melhor versão do seu paciente, corrigindo assimetrias e trazendo harmonia para a face. Assim como, tem seus efeitos terapêutico com o uso correto de substâncias especificas que fazem parte dessa classe, como por exemplo, a toxina botulínica que é usado no tratamento do bruxismo, enxaqueca e etc..
BICHECTOMIA
A bichectomia é um procedimento cirúrgico, que tem como objetivo a resseção parcial do corpo adiposo de Bichat.
A bola de Bichat é uma massa esférica de gordura, encapsulado por uma fina camada de tecido conjuntivo, situada externamente ao musculo bucinador e a frente da margem do musculo masseter.
A bichectomia pode ser indicada com finalidade estética e funcional. Nos casos funcionais é indicada para os pacientes que mordem frequentemente a região da mucosa jugal e causam lesões traumáticas e continuas. Enquanto, nos casos estéticos é indicado para os pacientes com o terço médio da face mais proeminente do que o osso zigomático, conferindo-lhes uma circularidade facial excessiva e uma aparência mais infantilizada. Dessa forma, a excisão da bola de Bichat pode realçar e definir os contornos faciais, assim como, afinar o rosto do pacientes.
Procedimento e resultados
Após a cirurgia
Resultado do pós operatório de 3 meses
Durante a cirurgia
Medicação pós operatória
As orientações pós cirúrgicas são tão importante quanto uma boa técnica.
A região acessada para remoção da bola de Bichat é uma cavidade “estéril”, enquanto a cavidade bucal é extremamente contaminada.
Sendo assim, vamos medicar os pacientes com antibióticos, anti-inflamatório e/ou analgésicos.
O uso de antibióticos tem com intuito evitar infecções pós cirúrgicas.
O uso de anti-inflamatórios vai reduzir o edema e o desconforto, muitas vezes não sendo necessário o uso de analgésico.
Os analgésico podem ser prescritos para dor nos primeiros 2 a 3 dias, depois desse período eles não são mais necessários.
Importante levar em consideração que a bichectomia não é um procedimento dolorido e os pacientes não devem apresentar nada mais do que dor leve e moderada (em casos onde houve dificuldade de encontrar o corpo adiposo e o tempo de cirurgia foi elevado).
Prescrição
Via oral
Antibiótico Amoxicilina 500mg------- 21 comprimido (1 caixa)
Tomar de oito em oito horas, um comprimido, durante sete dias.
Anti-inflamatório Ibuprofeno 400mg------- 42 compridos 
Tomar de seis em seis horas, um comprimido, durante sete dias.
Analgésico Paracetamol 500mg-----12 compridos
Tomar de quatro em quatro horas, comprimido, durante dois dias.

Continue navegando