Buscar

Sistena nightingaleano de ensino

Prévia do material em texto

FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste
DATA: 10/04/2020
Discente: Isabella Xavier Silva Gomes
Docente: Alessandra Souza de Oliveira
Curso: Enfermagem Turno: Vespertino 1º semestre
Sistema Nightingaleano de Ensino
A primeira escola de enfermagem foi criada em 1873, nos Estados Unidos, segundo o modelo proposto por Florence. Naquela época as pioneiras de enfermagem enfrentaram diversas dificuldades devido à incompreensão dos valores necessários aos desempenhos da profissão, as escolas se espalharam pelo mundo a partir da Inglaterra. Em 1877 as primeiras enfermeiras diplomadas começaram a prestar serviço, atendendo à domicílio em New York.
As escolas deveriam funcionar de acordo com a filosofia da Escola de Florence Nightingale, baseada nas quatro seguintes ideias:
1- O treinamento de enfermeiras deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino e ser mantido pelo dinheiro público. 2 - As escolas de treinamento deveriam uma estreita associação com os hospitais, mas manter sua independência financeira e administrativa. 3 - Enfermeiras profissionais deveriam ser responsáveis pelo ensino no lugar de pessoas não envolvidas em Enfermagem. 4 - As estudantes deveriam, durante o período de treinamento, ter residência à disposição, que lhes oferecesse ambiente confortável e agradável, próximo ao hospital.
A primeira escola de Enfermagem no Brasil foi criada no Rio de Janeiro em 19890 e chamada de Alfredo Pinto, com o objetivo de formar profissionais para atuarem junto ao Hospital Nacional dos Alienados, tendo aulas e cargos de direção por médicos passando para as mãos de enfermeiras em anos mais recentes. 
A primeira escola de enfermagem a adotar o ensino baseado no modelo nightingaleno foi a Escola Anna Nery. Foi criada em 1923, selecionou moças de camadas sociais mais elevadas, sendo reconhecidas como padrão para as demais escolas. As enfermeiras eram preparadas para executar um nível de maior complexidade intelectual. Em 1923 ocorreu um surto de varíola, as enfermeiras e alunas se dedicaram ao combate da doença. Em 1932, todas as escolas deveriam funcionar de acordo com a Escola Anna Nery, a partir do decreto 20.109/1931 da profissão.

Continue navegando