Buscar

Matriz Energética

Prévia do material em texto

Matriz Energética 
A matriz energética compreende as diferentes fontes de energia empregadas para suprir a produção econômica e atender a demanda populacional de um país.
No mundo moderno, a difusão dos meios eletrônicos e o crescimento econômico e populacional verificado no século XX, especialmente na Ásia e na América do Sul, ampliou a necessidade por recursos energéticos. A sociedade começou a desenvolver tecnologias que pudessem transformar os recursos naturais em fontes de energia e, assim, estruturou-se uma diversificada matriz energética mundial.
A matriz energética compreende as diferentes fontes de energia disponibilizadas, distribuídas e comercializadas para atender aos diversos setores da economia e da sociedade. Atualmente, essa matriz estrutura-se em grande parte na utilização de recursos energéticos não renováveis, especificamente os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural, carvão mineral e vegetal; hidrocarbonetos que produzem elevada quantidade de energia, porém são grandes emissores de gases poluidores e causadores do efeito estufa. Veja a seguir o gráfico com a participação das diversas fontes de energia da matriz energética mundial;
Um dos maiores desafios para se evitar uma crise energética é a busca por fontes de energias mais eficientes, limpas e renováveis. Segundo o último relatório disponibilizado pela Agência Internacional de Energia (AIE), de 2014, o consumo de energia através de fontes não renováveis ainda representava a maior parcela da matriz mundial, porém desde os anos 70, quando o consumo de energia por combustíveis fósseis atingiu seu pico, ocasionando a crise do petróleo, isso tem mudado. 
Ainda, segundo a AIE, em 2040 o consumo de petróleo registrará uma diminuição de apenas cinco pontos percentuais na matriz energética mundial, em contraponto ao aumento de 10% da utilização de fontes de energias alternativas renováveis. Vale ressaltar que enquanto nos países desenvolvidos as fontes de energia renováveis alcançam cerca de 13% da matriz energética, esse percentual cai para 6% em países em desenvolvimento. Essa alteração nas matrizes energéticas dos países permitirá a diminuição em gastos com produção, armazenamento, transporte, distribuição, segurança e sistemas antipoluentes, além de ser extremamente importante para desacelerar o processo de aquecimento global.
A geração de energia é de suma importância para a realização das atividades industriais e, até mesmo, para a vida do ser humano. Conforme dados divulgados em 2009 pela Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% da energia utilizada no planeta é oriunda de fontes não renováveis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural.
O gás natural é um combustível fóssil não renovável, ou seja, ele irá se esgotar na natureza. Composto por uma mistura de hidrocarbonetos, com destaque para o metano (CH4), o gás natural é encontrado em jazidas ou depósitos subterrâneos, que normalmente estão associados ao petróleo, pois essas duas substâncias passam pelo mesmo processo de transformação (decomposição da matéria orgânica durante milhares de anos) e se acumulam no mesmo tipo de terreno.
Esse combustível gasoso, após ser tratado e processado, apresenta grande teor energético, sendo bastante aproveitado nas indústrias para a geração de energia elétrica. Ele também pode ser empregado no aquecimento ambiental e nas aplicações domésticas de residências e como combustível em automóveis adaptados para recebê-lo, substituindo a gasolina, o álcool ou o diesel.
Mais “limpo” entre os combustíveis de origem fóssil, o gás natural emite menos poluentes se comparado ao petróleo e ao carvão mineral, no entanto, ele não está totalmente isento dos problemas ambientais, visto que sua utilização também contribui para a poluição atmosférica e para intensificação do efeito estufa.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, o gás natural corresponde a 15,6% do consumo energético global; no Brasil, esse combustível representa 7,1%. Essa mesma agência estima que as reservas de gás natural irão se esgotar em aproximadamente 100 anos, caso se mantenha o atual consumo médio.
Principais fontes de energias não renováveis
· Energia Do Carvão;
· Energia do Petróleo;
· Energia nuclear;
· Energia do Gás Natural;
· Energia do Urânio.

Continue navegando