Buscar

O que é o Constitucionalismo Abusivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o Constitucionalismo Abusivo?
O constitucionalismo abusivo é visto pela literatura como utilização indevida de mecanismos do direito constitucional para atacar e cercar as estruturas da democracia constitucional e das bases filosóficas do constitucionalismo. 
Constitucionalismo Abusivo vai muito além dos comuns regimes autoritários, cuja inconstitucionalidade salta aos olhos, porquanto sua subsistência reside nas entranhas de suas cartas magnas, cujos mecanismos ordinários de defesa para combatê-lo são praticamente ineficazes.
SOFIA 
O Constitucionalismo Abusivo de acordo com o constitucionalista David Lauand, se manifesta grande parte em em países que tem condições sócio-políticas que facilitam a sua prática. Ou seja, constituições nem tanto rígidas que as outras. 
As trocas de constituições e emendas são as principais ferramentas pelos tais governos autocratas para enfraquecer a democracia com certa facilidade. Mas continuam fazendo eleições e cada mandato pode se perceber um certo enfraquecimento linear das instituições que deveriam fiscalizar as classes controladoras, e continuam com um grande apoio popular.

Outros materiais