Buscar

Resumo-Ossos Neurocrânio- Viscerocrânio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Apresentação: Ossos face humana | Odontologia Morfofuncional Cabeça e Pescoço
Classificações: Ossos Neurocrânio - Ossos Viscerocrânio.
Referências: livro 2° Edição Anatomia aplicada à Odontologia Autor: Peter Reher.
Professor: Sr. Rodrigo Barros.
Aluna: Dalila Santos.
OSSOS NEUROCRÂNIO 
OSSO FRONTAL: É um osso largo e chato que cria a curvatura lisa da testa e protege o lobo frontal do cérebro, está envolvido em três regiões da cabeça, como escamosa, a órbita e o nariz. Possui duas faces a posterior e côncava.
 OSSOS PARIETAIS: São um par de ossos que formam a parte superior da calvária craniana protegendo o lobo parietal do cérebro, possui uma sutura sagital, quando os dois ossos articulam entre si. 
 OSSO OCCIPITAL: É um osso membranoso em forma trapezoidal e curvado sobre si mesmo, situado na parte posterior e inferior do crânio, possui uma abertura oval, chamada de forame magnum, por meio do qual a cavidade craniana se comunica com a coluna vertebral, ele dividido em quatro partes; uma basilar, uma escamosa e duas laterais, articula-se com os seguintes ossos: Parietais, Temporais, Esfenoide e Atlas.
 OSSO ESFENOIDE: É um osso irregular e situa-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital, apresenta um formato semelhante a uma borboleta com assas estendidas, articula-se com os seguintes ossos: Frontal, Temporal, Occipital, Zigomático, Maxila e Etmoide.
OSSO ETMOIDE: É um osso ímpar, leve, esponjoso, irregular que contribui para a cavidade craniana e a cavidade nasal, localiza-se no centro do crânio, é constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais, articula-se com quinze ossos, sendo quatro no neurocrânio (Frontal, Esfenoide e duas conchas esfenoide), e onze no viscerocrânio (Dois ossos nasais, dois maxilares, dois palatinos, duas conchas nasais inferiores e Vômer).
 OSSO TEMPORAL: É um osso par que forma as laterais do crânio, é irregular e localiza-se na região lateral e inferior, constitui as paredes laterais do crânio, articula-se com os seguintes ossos: Occipital, Parietal, Esfenoide, Mandíbula e Zigomático.
OSSOS VISCEROCRÂNIO
OSSO MAXILAR: O osso maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores, forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular, é composto por um par de ossos geminados, as maxilas que nas extremidades rostrais (linha media), articulam-se entre si em sínfise (fixa) e, nas restantes superfícies articulam se com os seguintes ossos; Nasais, Palatino, Etmoide, Frontal e Zigomáticos. Vale ressaltar que cada maxila contém, da parte mediana à posterior onze alvéolo dentários. Estes números se referem-se a um mamífero com a dentição completa.
ZIGOMÁTICO: É um osso par; e irregular que forma parte da parede da órbita e soalho da órbita possui um formato achatado de forma quadrangular apresentando as seguintes estruturas; faces malar, orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas localiza-se acima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha.
OSSO NASAL: É um osso par; são leves e finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme e origem e a idade da pessoa, eles estão disposto lado a lado na porção media e superior da face, e formam através da sua união a ponte do nariz, cada um tem duas superfícies e quatro bordas, localize-se na região frontal e articula-se com os seguintes ossos; Frontal, Etmoide, Maxilas e Cartilagens nasais.
OSSO LACRIMAL: É o menor e o mais frágil osso da face, localiza-se na parte medial da órbita e articula-se com os seguintes ossos; Frontal, Etmoide, Maxila e Concha nasal.
 CONCHA NASAL: É um osso par; apresenta duas faces e duas bordas; 
Face Medial- Convexa.
Face Lateral- Côncava.
Borda Superior; apresentas três processos; Lacrimal, etmoide e maxilar.
Borda Inferior: é livre e espessa.
A concha nasal articula-se com os seguintes ossos; Etmoide, Maxila, Lacrimal e Palatino.
OSSO PALATINO: É o osso que forma a parte posterior do palato duro, parte do soalho e parede lateral da cavidade nasal, e formado por uma parte vertical e uma horizontal e apresenta três processos piramidal, orbital e esfenoidal.
Parte Horizontal; apresenta duas faces e três bordas.
Parte Vertical; apresenta duas faces e quatro bordas.
O osso palatino articula-se com os seguintes ossos; Esfenoide, Etmoide, Vômer, Maxila, Concha Nasal inferior e com o osso palatino lado oposto.
OSSO VÔMER: É um osso ímpar; forma as porções posteriores inferiores do septo nasal, articula-se com os seguintes ossos, Esfenoide, Etmoide, Maxilares e Palatino
OSSO MANDIBULA: É um osso par; osso móvel da parte inferior do crânio, se movimenta em três planos; sagital, frontal e transversal, cada lado contém da extremidade anterior a posterior oito alvéolos para a inserção dos dentes possui um formato de ferradura horizontal com abertura posterior (corpo),

Continue navegando