Buscar

ROTEIRO EIXO HIPOTÁLAMO_HIPÓFISE_OVÁRIO RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE – UNIRV
FACULDADE DE MEDICINA DE APARECIDA DE GOIÂNIA – FAMED
EIXO MORFOFUNCIONAL – FISIOLOGIA I
Prof. Dr. Hidelberto Matos Silva
ROTEIRO DE ESTUDOS – MÓDULO II
· AULA: FISIOLOGIA DO EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE-OVÁRIO
Objetivos de estudo:
Após ler as o assunto nos livros e/ou artigos indicados, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:
1- Descreva a localização, a organização da hipófise e sua relação com hipotálamo
A hipófise é uma glândula pequena situada na sela túrcica, cavidade óssea localizada na base do cérebro e que se liga ao hipotálamo pelo pedúnculo hipofisário. A hipófise é divisível em duas porções distintas: a hipófise anterior (adeno-hipófise), e a hipófise posterior (neuro-hipófise). A sua relação com o hipotálamo está nas respostas de estímulos inibidores ou não para a liberação de hormônios produzidos ou armazenados na hipófise.
2- Cite os hormônios produzidos pela adeno-hipófise e neuro-hipofise e suas funções.
Adeno-hipófise: Hormônio do Crescimento (GH); Adenocorticotropina(Corticotropos-ACTH); Hormônio estimulante da tireoide(TSH); Prolactina(PRL); Hormônio Folículo-estimulante (FSH); Hormônio Luteinizante (LH).
Neuro-hipófise: Hormônio antidiurético (Vasopressina); Ocitocina.
3- Descreva como o hipotálamo controla a secreção hipofisária.
O controle da secreção da hipófise é realizado pelo hipotálamo por ações hormonais (adeno-hipófise) e neurais (neuro-hipófise)
4- Descreva a anatomia fisiológica dos órgãos sexuais femininos.
É dividida em:
Genitália externa: monte púbis, clitóris, lábios menores do pudendo, lábios maiores, hímen, glândulas vestibulares menores e maiores, óstio da vagina.
Genitália interna: vagina, fórnice da vagina, colo do útero, cérvice do útero, cavidade uterina, corpo e fundo do útero, istmo uterino, óstio uterino, óstio intramural, tubas uterinas (istmo, ampola, infundíbulo), ovários.
5- Cite os hormônios do eixo hipotálamo-hipófise-ovário.
Hipotálamo – Hormônios gonadotróficos 
Hipófise – FSH e LH
Ovário – Androgênios, estrogênios, ativina e inibina.
6- Comente sobre o ciclo ovariano mensal.
O ciclo dura em média 28 dias. Pode ser curto como 20 dias ou longo como 45 dias em algumas mulheres, embora o ciclo de duração anormal esteja, com frequência, associado à menor fertilidade.
O ciclo ovariano possui três fases: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea.
Fase folicular: Começa com um pico de FSH para estimular o desenvolvimento dos folículos, em média há inicialmente 15 ovócitos estimulados para o desenvolvimento, mas apenas um chegará à fase pré-ovulatória. A fase folicular ocorre o amadurecimento dos folículos: primordial – primário – pre antral – antral – pre ovulatorio. Entre esse amadurecimento haverá o desenvolvimento de células da teca e células da granulosa. As células da teca serão estimuladas pelo LH a produzirem androgênios. Já as células da granulosa serão estimuladas pelo FSH a produzirem a enzima aromatase que fará a aromatização dos androgênios, ou seja, transformarão os androgênios em estrogênios. Com o pico de estrogênio, haverá um feed back negativo no hipotálamo, diminuindo a liberação de FSH e haverá pouca liberação de progesterona o que estimula a liberação de LH.
Fase Ovulatória: Possui um pico de LH e FSH.O pico de LH é estimulado pela baixa produção de progesterona e o pico de FSH pelo hormônio ativina. O LH promove o aumento de progesterona que irá aumentar o pico de LH e FSH, aumentar a distensibilidade da parede do folículo e ativar enzimas proteolíticas.
Fase Lútea: Após a expulsão do óvulo, a camada de células granula e teca permanecem no ovário continuando o ciclo ovariano. Essas células irão aumentar a secreção de estrogênios, progesterona e inibina (que inibirá a liberação de FSH), realizando feed back negativo nos hormônios gonadotróficos. Com o tempo, acontecerá a atrésia do corpo luteo e corpo albicans, havendo assim uma queda de progesterona, inibina e estrogênios, aumentando as concentrações de LH e FSH e assim o começo de um novo ciclo.
7- Em aproximadamente que idade inicia a secreção de FSH e LH no sexo feminino? O que é menarca?
Entre os 9 e os 12 anos de idade, a hipófise começa a secretar progressivamente mais FSH e LH, levando ao início de ciclos sexuais mensais normais, que começa entre 11 e 15 anos de idade. Esse período de mudanças é denominado puberdade e o primeiro ciclo menstrual é denominado menarca.
8- Descreva a fase “folicular” do ciclo ovariano.
Começa com um pico de FSH para estimular o desenvolvimento dos folículos, em média há inicialmente 15 ovócitos estimulados para o desenvolvimento, mas apenas um chegará na fase pré-ovulatória. A fase folicular ocorre o amadurecimento dos folículos: primordial – primário – pre antral – antral – pre ovulatorio. Entre esse amadurecimento haverá o desenvolvimento de células da teca e células da granulosa. As células da teca serão estimuladas pelo LH a produzirem androgênios. Já as células da granulosa serão estimuladas pelo FSH a produzirem a enzima aromatase que fará a aromatização dos androgênios, ou seja, transformarão os androgênios em estrogênios. Com o pico de estrogênio, haverá um feed back negativo no hipotálamo, diminuindo a liberação de FSH e haverá pouca liberação de progesterona o que estimula a liberação de LH.
9- Comente sobre a possível explicação de amadurecimento de um só folículo por mês.
É explicado pela maior afinidade de FSH de um folículo, pois no inicio há o desenvolvimento de 15 folículos, mas apenas um chega a fase pré-ovulatória, pois se desenvolverá mais rápido e produzirá mais estrogênio, diminuindo a liberação FSH e desestimulando o desenvolvimento dos outros folículos, pois não haverá FSH para converter androgênios e estrogênios para esses folículos, o que aumenta a quantidade de androgênio no meio intracelular e desencadeia a atresia dos mesmos. O folículo “escolhido” não será tão afetado e manterá o seu desenvolvimento, pois é maior, mais vascularizado, produz mais estrogênio e possui mais receptores de FSH.
10- Descreva quando ocorre a ovulação na mulher que tem o ciclo menstrual de 28 dias e as alterações no folículo nesse momento.
A ovulação de um ciclo de 28 dias ocorre no 14 dia e neste momento haverá a expulsão do óvulo pelo folículo, pois com o aumento do FSH e LH e consequentemente um aumento da progesterona haverá distensibilidade da parede do folículo e a ativação de enzimas proteolíticas.
11- Qual o hormônio é necessário para ovulação e para manutenção do corpo lúteo?
Hormônio Luteinizante (LH).
12- Descreva a fase “lútea” do ciclo ovariano.
Fase Lútea: Após a expulsão do óvulo, a camada de células granula e teca permanecem no ovário continuando o ciclo ovariano. Essas células irão aumentar a secreção de estrogênios, progesterona e inibina (que inibirá a liberação de FSH), realizando feedback negativo nos hormônios gonadotróficos. Com o tempo, acontecerá a atrésia do corpo lúteo e corpo albicans, havendo assim uma queda de progesterona, inibina e estrogênios, aumentando as concentrações de LH e FSH e assim o começo de um novo ciclo.
FISIOLOGIA APLICADA:
· Estudar sobre Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e os fatores hormonais envolvidos.
· Compreender os mecanismos de ação dos anticoncepcionais femininos.
REFERÊNCIA:
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
SILVERTHORN, Dee U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7ª. ed Barueri, SP: Manole, 2017. (Ou 5ª ed).
MOLINA, P. E. Fisiologia endócrina. 4ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

Continue navegando

Outros materiais