Buscar

resposta Fundamentos Históricos de Enfermagem UN 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões da Disciplina de Fundamentos Históricos de Enfermagem 
UN I
1) Na evolução das práticas de saúde e na prática de enfermagem, o período pós-monástico foi caracterizado pela retomada da ciência, porém, uma época pouco expressiva para enfermagem. O hospital passa a ser um insalubre depósito de doentes, onde homens, mulheres e crianças, amontoados em leitos coletivos. Esta época retrata:
A divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual como reflexo das transformações econômicas e políticas que marcaram a queda do feudalismo e o surgimento do mercantilismo, é caracterizado na Enfermagem pela divisão social do trabalho.
2) A evolução crescente dos hospitais não melhorou suas condições de salubridade, devido principalmente à predominância de doenças infectocontagiosas e à falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes, foi necessário que Florence passasse a atuar.
São contribuições de Florence à saúde:
Administração da assistência e do serviço de enfermagem, baseado em observação e anotações.
3) As práticas d cuidar foram sofrendo transformações no decorrer dos anos, se transformando para que hoje tivéssemos uma prática voltada para a humanização e o cuidado individualizado e sistematizado. Uma das práticas que vivenciamos no passado é a prática de saúde do alvorecer da ciência.
A característica principal dessa fase é:
Aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos feiticeiros e sacerdotes e mulheres naturalmente dotadas de aptidão e que possuíam conhecimentos sobre ervas e preparos de remédios.
4) Refletindo sobre a prática de enfermagem exercida historicamente a partir do cristianismo. O cristianismo exerceu enorme influência na ação de cuidar, pois valorizava o cuidado com os pobres e doente, fez com que pessoas da nobreza, como reis e rainhas se despojassem de seus bens para dedicar à caridade ou transformassem seus palácios em abrigos para os menos favorecidos.
Diante do texto referente à prática da enfermagem, podemos dizer que:
Enclausuradas nos hospitais religiosos, permaneceu empírica e desarticulada durante muito tempo
5) A prática de cuidar de doentes, que mais tarde seria reconhecida como Enfermagem, surgiu com o desejo de manter as pessoas saudáveis, proporcionando conforto e proteção, garantindo sua sobrevivência, constituindo, assim, a imagem da enfermeira. No início da história do cuidar, a prática cuidativa era assumida por mulheres que apresentavam desejo e habilidade para cuidar. O conhecimento que essas mulheres desenvolviam e acumulavam sobre o cuidar era passado oralmente de geração para geração. Analisando este relato, a prática de saúde retratada é:
 Instintiva, caracterizada pela prática do cuidar instintivo de conservação da raça

Continue navegando

Outros materiais