Buscar

Biossegurança: além da saúde

Prévia do material em texto

Olá Caro(a) aluno (a), seja bem-vindo a nossa primeira atividade avaliativa da disciplina de Biossegurança.
Espero que aproveitem bastante todo conteúdo que será oferecido em nossos encontros, e que sua caminhada acadêmica seja bem aproveitada.
Vamos então a nossa atividade.
“A Biossegurança vai além dos profissionais de saúde”
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Dessa forma, a biossegurança tem um papel de extrema importância na promoção da saúde, tendo em vista que envolve o controle de infecções para a proteção dos trabalhadores, dos pacientes e do meio ambiente, de forma a reduzir os riscos à saúde.
Além disso, a biossegurança também discute aspectos que envolve a ética e a bioética, como o uso de células tronco embrionárias para pesquisas, o desenvolvimento de transgênicos e OGMs, clonagem, engenharia genética e demais assuntos que envolvem a vida do meio ambiente e da sociedade. E estes aspectos são discutidos e apresentam legislação vigente.
Depois da leitura feita, discuta entre os seus colegas, além dos aspectos que a biossegurança já vem discutindo quando correlacionado com os profissionais de saúde, quais os outros aspectos também são discutidos?
Qual a sua opinião sobre esse tema?
Quais legislações estão envolvidas nesses aspectos?
Esses assuntos são bem discutidos na sociedade?
Onde são vistas essas discussões (revistas, sites, artigos, livros, debates, mídia, redes sociais)?
Aguardo a sua publicação oficial a respeito dos questionamentos feitos acima e a sua participação na resposta de no mínimo três colegas.
RESPOSTA
1. A biossegurança tem sido definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção,
minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem e dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. A biossegurança trouxe para o trabalhador e para o meio ambiente, mais do que uma mudança de paradigma, uma obrigação prevista em lei. É de extrema importância cuidarmos de nós e da natureza que nos rodeia. 
2. Legislação de Biossegurança:
-Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005 – Lei de Biossegurança
-Decreto nº 5.591, de 22 de novembro de 2005 –regulamenta a Lei de Biossegurança
-Portaria MCT Nº 146, de 06 de março de 2006 – regimento interno da CTNBio
-Portaria MCT nº 373, de 1º de junho de 2011 –altera o regimento interno da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança –CTNBio
3. A Biossegurança é uma área de conhecimento relativamente nova e desafiadora. E, por tratar de assuntos delicados, haja vista as interfaces ideológicas, sociais, políticas e econômicas que perpassam a biossegurança, é sempre vista em discussão na sociedade.
4. É vista em telejornais, artigos científicos, divulgação científica em mídias sociais.

Continue navegando