Buscar

P A - Sociologia

Prévia do material em texto

Aluna: Gabrielle Santos
Semestre: Primeiro Turno: Matutino Campus: Asa Sul 
Sociologia geral e jurídica 
	PA1 – Giddens, A. Sociologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2012. Páginas 90-95.
(Tipos de sociedade / O mundo moderno: as sociedades industrializadas)
 
Leia o texto e escolha três características como as mais significativas das sociedades modernas e industrializadas, que as diferenciam das sociedades anteriores. Explique.
O que diferencia as sociedades é a evolução. As características da sociedade industrial são a especialização da mão de obra, introdução de maquinário e do sistema fabril em substituição às manufaturas, além de uma "burguesia industrial" como promovedora do desenvolvimento econômico, a mão de obra substituível, a grande oferta de pessoas em busca de emprego causada pelo êxodo rural e isso tudo gerou grande desemprego e uma alta desigualdade social, não havia leis trabalhistas e nem compreensão da necessidade da prevenção de acidentes de trabalho e amparo ao trabalhador. Os trabalhadores eram vistos como peças da organização. A tecnologia moderna não apenas produz mais, mas é considerada mais rápida. A tecnologia moderna também criou coisas que mal podiam ser concebidas na era pré-industrial. O surgimento do vapor a eletricidade, a câmera fotográfica, o carro, o avião, os aparelhos eletrônicos em gerais, do rádio aos computadores, a usina nuclear e assim por diante. O transporte e as comunicações se tornaram mais ágil possibilitando uma comunidade ‘’Nacional’’ mais integrada. As novas leis também se encaixam, a aplicação a todos aqueles que vivem dentro de seus limites, produções utilizadas para fins militares, criando armas e modos de organização militares mais avançados.
	PA2 - Giddens, A. Sociologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2012. Páginas 150-151. (Modernização ecológica).
 
Liste em ordem do progresso atual, as cinco estruturas sociais e institucionais que constituem a abordagem ecologicamente modernistas aos problemas ambientais. Em seguida responda: Qual estrutura foi mais transformada e qual foi menos? Como você explicaria isso?
 
 
 
Ciência e tecnologia, mercado e agentes econômicos, estados e nações, movimentos sociais, ideologias, ecológicas. A estrutura mais transformada foi a ciência e tecnologia s e o menos estruturado foi o mercado e agentes econômicos.
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem acarretado diversas transformações na sociedade contemporânea, refletindo em mudanças nos níveis econômico, político e social. A ciência e a tecnologia é como motores de progresso que proporcionam não só o desenvolvimento do saber humano, mas também uma evolução para o homem. 
 Já o mercado e agentes econômicos, a economia não assistencialista, a geração de renda pela oferta de mercado, as desvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infraestrutura.
	PA3 - Giddens, A. Sociologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2012. Páginas 383-388. (Educação, alfabetização e trabalho infantil).
 
Leia o texto e responda: Todo trabalho infantil ao redor do mundo deve ser banido? Quais as consequências prováveis – positivas e negativas – desse banimento?
Sim, porém não são, apesar de existem por todo o mundo óptimas leis contra o trabalho infantil, no entanto este não deixa de existir, pelo contrário, aumenta cada dia mais. Se quisermos considerar o nosso caso, aqui no Brasil, é ilegal o trabalho infantil para crianças entre os 5 e os 13 anos de idade, no entanto a realidade, como bem sabemos, é muito diferente. Além de muitas vezes reproduzir o ciclo de pobreza da família, o trabalho infantil prejudica a aprendizagem da criança, quando não a tira da escola e a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes com máquinas e animais no meio rural, sequestro, entre outros. Tanto que é comum que meninos e meninas não apresentem peso ou tamanho suficiente para o uso de equipamentos de proteção ou ferramentas de trabalho, destinados a adultos, levando muitas vezes à amputação de membros e até à morte. Com isso, o banimento pode piorar a situação de muitas famílias carentes pois eles ‘’necessitam’’ da ajuda ‘’financeira’’ dessas crianças. 
 
 
	PA4 - Giddens, A. Sociologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2012. Páginas 515-520. (A mídia em uma era global / A revolução digital / A internet e a World Wide Web).
 
Leia o texto e responda: Quão importante você acha provável que a internet venha a se tornar na sociedade global emergente? De que maneiras ela está sendo embutida na rotina dos indivíduos, empresas, locais de trabalho e comércio?
 
Atualmente, vivemos em um mundo interconectado, muitos consideram a internet como um exemplo da nova ordem global que emergiu no final do século xx. A cada dia a internet vem se tornando mais importante e mais comum entre a sociedade global e emergente. 
Com o crescimento da internet nos últimos anos, suas ferramentas tecnológicas vem sendo utilizados na rotina de inúmeros individuos, empresas, locais de trabalho e comercio. Nos dias de hoje, a internet nos possibilita de conseguir procurar ou até mesmo fazer as coisas com apenas um click, assim, levando pessoas a trabalhar, conseguir suas rendas, estudar e comprar tudo com o uso da internet, por meio de suas plataformas. Através disso muitos modelos de negócios foram criados, aperfeiçoados e até mesmo extintos.
	PA5 - Giddens, A. Sociologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2012. Páginas 745-751.
(Terrorismo / O que é terrorismo? / Velho e novo terrorismo / Guerra e terrorismo em uma era global)
 
Quais as diferenças entre o velho terrorismo e o novo terrorismo.
Terrorismo é o ato de provocar terror nas pessoas através do uso da violência física ou psicológica, com o intuito de intimidar uma sociedade e impingir ideologias fundamentalistas, sejam elas políticas, religiosas ou de outra natureza, agindo com base na intolerância, ameaçando os indivíduos que não compartilham da mesma visão de mundo que eles. Como meio de atingir os seus objetivos, os terroristas usam de variados ataques violentos, metódicos e organizados, visando desestabilizar a sociedade vigente.
Tanto o terrorismo antigo como o moderno pretendem usar a violência para incutir o medo e o terror no coração do inimigo, mas há diferenças. O terrorismo antigo coloca limites à sua violência; por exemplo, o IRA abstinha-se de colocar bombas no metro de Londres e escolhia cuidadosamente os seus alvos. O terrorismo moderno é muito diferente. É a criação do globalismo, a interdependência do florescimento económico, cultural e político no mundo moderno. É em grande medida uma reação islâmica contra o secularismo ocidental e aquilo que o Islão vê como decadência ocidental e desrespeito pelo Islão.

Continue navegando

Outros materiais