Buscar

SIMULADO 6 GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO I - 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO 6 – GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO I – 2020
	Marx, que viveu seus últimos trinta e cinco anos em Londres, na capital mundial da indústria que então conhecia sua primeira crise de superprodução, não gostava dos russos. Não se tratava tão somente de um reflexo condicionado oitocentista, de xenofobia teutónica alimentada pelo Zeitgeist: seu sistema ideológico considerava os russos inúteis para a causa da revolução proletária, pois viviam num país ainda feudal, eram servos barbarizados que nem chegaram a formar uma burguesia empreendedora. A sua inimizade intelectual com Bakhunin derivava justamente do fato que, segundo este, a revolução popular era possível, no seu país, a partir das aldeias camponesas, enquanto Marx achava que a única força revolucionária possível eram os operários das fábricas, quando unidos em uma classe.¿
BENEDINI, G. A Rússia Czarista e as origens da Revolução: um ensaio. In: Cadernos do Tempo Presente. Aracaju, Universidade Federal de Sergipe. n. 19, mar./abr. 2015, p. 3-12.
O trecho acima vai ao encontro do teor da obra O Capital, de Karl Marx, que vislumbra uma revolução de trabalhadores em um país desenvolvido, com uma base industrial consolidada e uma classe operária forte, o que definitivamente não era o caso do Império Russo. Mesmo assim, foi em seu território que o socialismo foi colocado em prática pela primeira vez.
Marque a opção que mostra corretamente um dos principais motivos de insatisfação dos grupos que se organizaram para lutar por mudanças no início do século XX:
		
	 
	As péssimas condições de vida da população, refletidas em uma expectativa de vida extremamente baixa para os padrões europeus;
	
Explicação:
Os graves problemas sociais e a fome colocavam a população contra a monarquia, que reagia com privações à liberdade. No final do século XIX a expectativa de vida no Império Russo era tão baixa que um cidadão vivia cerca de vinte anos a menos do que um inglês, por exemplo. A Rússia tinha uma burguesia relativamente pequena, pois era um país predominantemente agrícola.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Mikhail Gorbachev, Secretário-Geral do Partido Comunista desde 1984, decidiu reestruturar o socialismo por meio da abertura e da integração econômica com outras nações. O conjunto de medidas para recuperar a economia da URSS ficou conhecido como Perestroika (reconstrução, em russo) e explicado em livro de autoria do próprio Gorbachev. Ao lado dessas reformas econômicas foi proposta a Glasnost, que significa transparência no idioma russo. Era uma política de abertura política, que visava mais clareza nas decisões da burocracia soviética e mais liberdade durante o processo de mudanças necessárias à sociedade.
As medidas eram necessárias em razão das dificuldades enfrentadas pela União Soviética. Sobre as causas dos problemas à época apresentamos as assertivas abaixo:
I. Corrupção estatal;
II. Defasagem tecnológica e científica;
III. Crise de superprodução de bens de consumo.
Estão corretas:
		
	 
	Apenas I e II;
	
Explicação:
A corrupção do Estado prejudicou o crescimento econômico; o abandono dos estímulos à concorrência e à inovação comprometeu a produtividade da indústria soviética.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma das associações feitas com frequência à Guerra Fria é uma ordem mundial bipolar. Seguindo a lógica EUA X URSS podemos considerar como desdobramento desta oposição a seguinte alternativa:
		
	 
	OTAN X Pacto de Varsóvia;
	
Explicação:
OTAN e Pacto de Varsóvia foram duas alianças militares lideradas por EUA e URSS, respectivamente. Dutra foi um presidente do Brasil contemporâneo de Harry Truman; KGB é um serviço russo de investigação, e não o programa espacial soviético. As opções D e E apresentam somente termos relacionados com a União Soviética.

Continue navegando