Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL ETICA GERAL E PORFISSIONAL

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa correta: Quais os bacharéis que podem se submeter ao Exame de Ordem no Brasil?
 
Somente os bacharéis em Ciências Contábeis
 
 
Somente os bacharéis em Direito
 
Somente os bacharéis em Administração
 
Qualquer bacharel, o que importa é ter concluído uma graduação
 
Bacharéis em Direito, Administração e Economia
Respondido em 18/05/2020 21:15:37
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
Assinale a assertiva correta de acordo com o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil - Lei no 8.906/1994.
É obrigatório o visto do advogado em atos constitutivos do empresário individual.
 
A impetração de habeas corpus não se inclui na atividade privativa da advocacia.
 As Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional não exercem atividade de advocacia, uma vez que se sujeitam tão-somente a seu próprio regime jurídico.
Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão somente nos limites geográficos do território do Estado/Distrito Federal onde estiver registrado junto ao respectivo Conselho Seccional da OAB.
 
São anuláveis os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB.
Respondido em 18/05/2020 21:16:37
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
(XIX Exame de Ordem Unificado) Victor nasceu no Estado do Rio de Janeiro e formou-se em Direito no Estado de São Paulo. Posteriormente, passou a residir, e pretende atuar profissionalmente como advogado, em Fortaleza, Ceará. Porém, em razão de seus contatos no Rio de Janeiro, foi convidado a intervir também em feitos judiciais em favor de clientes nesse Estado, cabendo-lhe patrocinar seis causas no ano de 2015. Diante do exposto, assinale a opção correta.
 
A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Ceará. Afinal, a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território ele pretende estabelecer o seu domicílio profissional. Além da principal, Victor deverá promover a inscrição suplementar no Conselho Seccional do Rio de Janeiro, já que esta é exigida diante de intervenção judicial que exceda cinco causas por ano.
A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional de São Paulo, já que a inscrição principal do advogado é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico. Além da principal, Victor terá a faculdade de promover sua inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais do Ceará e do Rio de Janeiro, onde pretende exercer a profissão.
A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional de São Paulo, já que a inscrição principal do advogado é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico. Não há necessidade de inscrição suplementar no caso em análise.
A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Ceará. Isso porque a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional. A promoção de inscrição suplementar no Conselho Seccional do Rio de Janeiro será facultativa, pois as intervenções judiciais pontuais, como as causas em que Victor atuará, não configuram habitualidade no exercício da profissão.
A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Rio de Janeiro, pois o Estatuto da OAB determina que esta seja promovida no Conselho Seccional em cujo território o advogado exercer intervenção judicial que exceda três causas por ano. Além da principal, Victor poderá promover sua inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais do Ceará e de São Paulo.
Respondido em 18/05/2020 21:17:53
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de empresas de pequeno porte e de microempresas, consoante o Estatuto da Advocacia, devem:
 
conter o visto do advogado.
indicar o advogado que representará a sociedade
permitir a participação de outros profissionais liberais.
Nenhuma das alternativas anteriores
apresentar os dados do contador responsável.
Respondido em 18/05/2020 21:18:27
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
É vedado ao advogado:
 
Todas as respostas anteriores estão corretas.
peticionar sem indicação de seu nome e número de inscrição na OAB.
exercer atividade incompatível com a advocacia.
utilizar a expressão "escritório de advocacia" sem indicação de seu nome e número de inscrição na OAB.
integrar mais de uma sociedade de advogados na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.
Respondido em 18/05/2020 21:20:03
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
Considere-se que um procurador municipal, concursado, tenha recebido determinação de seu superior hierárquico para adotar determinada tese jurídica da qual ele discordasse por atentar contra a legislação e jurisprudência consolidada, inclusive, tendo Já emitido sua opinião, anteriormente, em processos e artigos doutrinários de sua lavra, sobre o mesmo tema em sentido contrário ao que determina o superior hierárquico. Nessa situação, o advogado público poderia ter recusado tal determinação de seu superior?
Não, porque, sendo detentor de cargo público, ele teria o dever de atender aos interesses maiores da administração pública.
Sim, visto que inexiste hierarquia entre procuradores municipais concursados.
Não, porque o advogado público não se submete aos ditames da OAB e sim de sua instituição.
Não, pois o conceito de liberdade e independência é exclusivo aos advogados particulares, que podem, ou não, aceitar uma causa.
 
Sim, lastreado em sua liberdade e independência e, também, porque a adoção da mencionada tese jurídica afrontaria posicionamento anterior seu.
Respondido em 18/05/2020 21:23:07
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
Assinale a opção correta de acordo com o Regulamento Geral da OAB.
O desagravo poderá ser solicitado quando o advogado é ofendido como pessoa, no mundo da vida.
O desagravo público depende da concordância do ofendido.
O desagravo ocorre em sessão solene, em sigilo, podendo ter apenas a presença das partes envolvidas.
 
Delegado da polícia federal é legitimado para requerer desagravo público, a ser promovido pelo conselho seccional, em favor de advogado, inscrito na OAB, que tenha sido ofendido em razão do exercício profissional.
O relator do procedimento de desagravo solicita informações da utoridade ofensora, no prazo de 30 dias, salvo situação de emergência ou notoriedade.
Respondido em 18/05/2020 21:24:23
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
Um advogado foi preso em flagrante e indiciado por homicídio doloso triplamente qualificado de sua convivente. Em defesa, alegou a nulidade da lavratura do auto por não ter a presença de representante da OAB quando preso. Sobre esta alegação é correto afirmar:
 
a ausência de representante da OAB para lavratura do auto de prisão em flagrante não gera a nulidade conforme determinado pelo STF em julgamento de ADI 1127-8 em 2006 em que foi decidido a interpretação conforme com redução de texto.
a ausência de representante da OAB para lavratura do auto de prisão em flagrante gera a nulidade e lhe concede o direito de ficar em sala de Estado Maior;
somente quando preso em razão da profissão terá direito à sala de Estado Maior.
Somente quando preso por prática de crime inafiançável terá direito a sala de Estado Maior.
a ausência de representante da OAB para lavratura do auto de prisão em flagrante  gera a nulidade, mas terá direito à sala de Estado Maior;
Respondido em 18/05/2020 21:25:21
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
(XXI Exame Unificado/Adaptada) - Janaína é procuradora do município de Oceanópolis e atua, fora da carga horáriademandada pela função, como advogada na sociedade de advogados Alfa, especializada em Direito Tributário. A profissional já foi professora na universidade estadual Beta, situada na localidade, tendo deixado o magistério há um ano, quando tomou posse como procuradora municipal. Atualmente, Janaína deseja imprimir cartões de visitas para divulgação profissional de seu endereço e telefones. Assim, dirigiu-se a uma gráfica e elaborou o seguinte modelo:
- no centro do cartão, consta o nome e o número de inscrição de Janaína na OAB. Logo abaixo, o endereço e os telefones do escritório. No canto superior direito, há uma pequena fotografia da advogada, com vestimenta adequada. Na parte inferior do cartão, estão as seguintes inscrições procuradora do município de Oceanópolis, advogada da Sociedade de Advogados Alfa e ex-professora da Universidade Beta. A impressão será feita em papel branco com proporções usuais e grafia discreta na cor preta.
Considerando a situação descrita, assinale a afirmativa correta.
Os cartões de visitas pretendidos por Janaína, pautados pela discrição e sobriedade, são adequados às regras referentes à publicidade profissional.
Os cartões de visitas pretendidos por Janaína, pautados pela discrição e sobriedade, são adequados às regras referentes à publicidade profissional pois não há qualquer vedação no Código de Ética e Disciplina.
Os cartões de visitas pretendidos por Janaína não são adequados às regras referentes à publicidade profissional. São vedados: o emprego de fotografia e a referência ao cargo de magistério que Janaína não mais exerce. Os demais elementos poderão ser mantidos.
Os cartões de visitas pretendidos por Janaína não são adequados às regras referentes à publicidade profissional. São vedados: a referência ao cargo de magistério que Janaína não mais exerce e a referência ao cargo de procurador municipal. Os demais elementos poderão ser mantidos
 
Os cartões de visitas pretendidos por Janaína não são adequados às regras referentes à publicidade profissional. São vedados: o emprego de fotografia pessoal e a referência ao cargo de procurador municipal. Os demais elementos poderão ser mantidos.
Respondido em 18/05/2020 21:27:23
          Questão
Acerto: 1,0  / 1,0
No art. 39 do CED de 2015, encontramos a observação segundo a qual a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve priorizar a discrição e sobriedade da profissão, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Este Capítulo VIII do Código de Ética que trata dos artigos 39 a 46 devem ser lidos em conjunto com o Provimento 94/2000.
Com base no que foi mencionado, o que não deverá conter na publicidade informativa:
I - Dimensões ou estrutura do escritório.
II - Informações errôneas/enganosas.
III - Título acadêmico não conhecido.
IV - Ofertas de serviços/convocação em relação a casos concretos.
Estão corretas:
 
Somente II e III
Somente I, II e IV
 
I, II, III e IV
Somente I, II e III
Somente I e II

Continue navegando