Buscar

Teste 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teste 5
Perda do poder familiar é uma medida drástica que provém de sanções impostas aos pais pelo Poder Judiciário:
Pela violação de seus deveres em relação aos filhos;
De acordo com a conceituação contida no nosso material, ¿poder familiar é um conjunto de direitos e deveres em relação à pessoa e aos filhos menores e não emancipados, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento integral da sua personalidade¿. Após a conceituação exposta é possível afirmar em relação aos deveres dos responsáveis que:
englobam assistência, auxílio e respeito mútuo, e se estendem até a maioridade ser adquirida;
Na hipótese da iminência ou da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, a autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência adotará, de imediato, uma das seguintes providências legais cabíveis.
informar à ofendida os direitos a ela conferidos nesta Lei e os serviços disponíveis
	
Sem sombra de duvidas quando se contrai as núpcias o casal deseja que o casamento possa ser uma união duradoura. Contudo, também é possível que essa mesma união venha a ser desfeita. Se da referida união advier filhos e forem menores de idade na hipótese da separação com quem ficará os filhos:
aquele que reunir melhores condições e sempre no interesse do menor ou compartilhada;
	
A perda ou destituição do poder familiar é uma medida judicial:
De caráter irrevogável;
É uma medida drástica que provém de sanções impostas aos pais pelo Poder Judiciário, pela violação de seus deveres em relação aos filhos:
Perda do poder familiar;
	
O poder familiar engloba uma serie de atributos tamanha a sua importância e amplitude.A quem se dirige o Poder Familiar?
aos pais, sejam eles biológicos ou através da família substituta, ou ainda da família socioafetiva;
De acordo com as nossas aulas é importantíssimo ressaltar que o art. 226, §7º. CRFB/88 confere o encargo aos genitores no planejamento familiar e na condução do desenvolvimento de seus filhos. Assim, é livre o planejamento familiar, não podendo sofrer intervenção do Estado. Dessa forma, após qual a leitura do texto qual o fundamento acima exposto:
paternidade responsável;
O poder familiar é o conjunto de obrigações e deveres dos pais, com o fim de proteger e dirigir os filhos menores, inclusive seus bens (DOWER, 2008).Sobre a suspensão do poder familiar, em que hipóteses ela pode acontecer? Marque a resposta CORRETA: I. Pela morte dos pais ou do filho; II. Pela emancipação; III. Pela maioridade; IV. Pela adoção; V. Por decisão judicial.
Se todas estiverem CORRETAS
Em relação ao idoso, há uma patente proteção da nossa legislação para preservação da vida em condições dignas sem que haja qualquer tipo de discriminação ou abuso. Contudo, se por ventura ocorrer abuso como devemos nos posicionar em tal hipótese:
Ao menor sinal de abusos, devemos exigir dos responsáveis, sejam eles particulares ou agentes públicos, providências incontinente para evitá-los ou coibir sua ocorrência;
Renilo tem atualmente 20 (vinte) anos de idade e segundo informação possui deficiência mental. Renilo reside somente com sua genitora visto que seu pai já faleceu. Sua mãe procura você na qualidade de assistente social, para saber que tipo de providencias devem ser tomadas, haja vista a possível deficiência;
Deverá levar o laudo médico atualizado e procurar um profissional para requerer a interdição/curatela através de sentença judicial;
Sabemos que mesmo com as normas protetivas, existem inumeros casos que ocorrem violência/abusos contra criança e adolescente cometido pelo próprio responsável e que poderá chegar ao conhecimento da autoridade. Nessa hipotese poderá o juiz tomar que providencias?
depois de apurada a responsabilidade suspender ou perder o poder familiar
A colocação de crianças e adolescentes em famílias substitutas estrangeiras somente ocorrerá:
a) Com guarda, tutela ou adoção
É dever do Estado promover, com absoluta prioridade a proteção das crianças e adolescentes, consideradas, agora, seres em desenvolvimento. Podemos apontar algumas características do poder familiar exceto:
regulável.
Analise os itens de I a IV e depois escolha a alternativa que apresenta uma afirmativa verdadeira: I. A adoção atribui a condição de filho adotado a quem for acolhido pela família adotante, com os mesmos deveres dos filhos naturais (mas com menos direitos), desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. II.A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios (relativos à herança), desligando-o totalmente de qualquer vínculo com pais e parentes. III. Não se pode adotar filhos de pais vivos. IV. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com direitos e deveres semelhantes aos dos filhos naturais (com exceção dos direitos de herança), desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes.
Apenas os itens I e II apresentam afirmativas verdadeiras.
É um conjunto de direitos e deveres em relação à pessoa e aos filhos menores e não emancipados, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento integral da sua personalidade:
Poder familiar;
O nosso legislador deixou bastante clara a ideia de poder familiar, ou seja a responsabilidade dos pais, administração de bens, sustento, alimentação, educação etc. Na hipótese de negligência dos pais com os deveres acima mencionados, o que pode acontecer com o poder familiar?
suspensão e até perda do poder;
	
Antes de pronunciar-se acerca da interdição, o juiz, assistido por especialistas, examinará pessoalmente o argüido de incapacidade.Esse ato recebe o nome de:
audiência de impressão pessoal;
Quais os tipos de tutela são contemplados no nosso ordenamento ?
testamentaria, legitima e dativa;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando