Buscar

tEORIAS DA PERSONALIDADE

Prévia do material em texto

tEORIAS DA PERSONALIDADE
· DETERMINISMO PSÍQUICO O passado do sujeito vai influenciar o seu futuro.
· INFLUÊNCIAS DA INFÂNCIA A infância influencia a adolescência e o resto da vida do sujeito. Os traumas infantis tem impacto na personalidade do individuo.
· PARTES DO CORPO ERÓTICAS A parte enfatizada do corpo irá influenciar o estágio do desenvolvimento psicossexual.
· TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Não engloba a fase adulta. As experiências infantis são as causas dos conflitos atuais. 
· O Inconsciente vai afetar o consciente .
· MECANISMOS QUE O INCONSCIENTE FAZ PARA AFLORAR Sonhos, brincadeiras( chistes), lapsos( atos falhos), associação livre
ID Componente da personalidade que está presente desde o nascimento. Esse aspecto da personalidade é totalmente inconsciente incluindo os comportamentos instintivos e primitivos. Segundo Freud é a fonte de toda a energia psíquica tornando-se principal componente da personalidade. O ID é impulsionado prelo principio do prazer e se esforça para ter a gratidão imediata de todos os desejos, vontades e necessidades, se não são satisfeitas imediatamente o resultado é um estado de ansiedade e tensão. Ex: A criança chorando pois está com fome.
EGO Componente da personalidade que é responsável por lidar com a realidade. De acordo com Freud se desenvolve a partir do Id e garante que os impulsos dele possa ser expresso de uma forma aceitável no mundo real. O Ego age tanto no consciente quanto o pré-consciente e inconsciente. O ego opera com base no principio da realidade que se esforça para satisfazer os desejos do Id de forma realista e socialmente adequada. 
Super ego Último componente da personalidade a se desenvolver . É o aspecto da personalidade que mantém todos os nossos padrões morais internalizados e os ideais que adquirimos dos pais e sociedade. O super ego fornece diretrizes para fazer julgamentos . De acordo com Freud começa a surgir por volta dos 5 anos de idade. Há duas partes do super ego Ego ideal > inclui as regras e normas de bom comportamento sendo aprovados por figuras de autoridade parental entre outros. Obedecer a essas regras leva a sentimentos de orgulho, valor e realização. 
A segunda parte é a consciência que inclui informações sobre as coisas que são vistas como ruins pelos pais e pela sociedade. Esses comportamentos são frequentemente proibidos e levam a consequências ruins como punições, sentimentos de culpa e remorso. O super ego atua para aperfeiçoar e civilizar o nosso comportamento, trabalhando para suprimir todos o impulsos inaceitáveis do Id e se esforça para realizar os atos do Ego nas normas idealistas.
Motivações do sujeito
· PRINCÍPIO DO PRAZER O que motiva o sujeito é a energia libidinal- origem no inconsciente- Busca pela satisfação- Vai orientar nossa personalidade.
· PULSÕES SEXUAL E AGRESSIVA

Continue navegando