Buscar

Mini atletismo e Atletismo oficial

Prévia do material em texto

Introdução:
Nesse trabalho foi proposto uma comparação entre uma prova do atletismo oficial com seu correspondente a essa mesma prova no miniatletismo e a prova escolhida foi à prova com barreiras. Para entender as regras e a comparação das provas com barreiras, é necessário conhecer um pouco mais sobre o próprio atletismo. No ano de 1912 foi fundada a Associação Internacional de Federações de Atletismo, que estabelece as regras do esporte. No Brasil, a organização do esporte fica por conta da Confederação Brasileira de Atletismo.
O esporte tem quatro modalidades: corrida, marcha, lançamentos e salto e pode ser praticado em locais fechados ou abertos, no caso das maratonas, e existem também as modalidades combinadas, como os triatlos, que unem corrida, natação e ciclismo. A modalidade traz benefícios físicos e também psicológicos, diminui o mau colesterol e aumenta o colesterol bom, além de melhorar o sistema respiratório e o sistema cardiovascular. Na área psicológica, o atletismo diminui a ansiedade e pode ser uma opção para casos de depressão. 
A curiosidade dessa prova é o recorde mundial dos 100 metros com barreiras pertence à Usain Bolt, com tempo de 9,58 segundos, 400 metros é do estadunidense Kevin Young, que completou o percurso com 46.78 e o recorde feminino é da russa Yuliya Pechonkina, com tempo de 52,34 segundos.
Mini Atletismo – Provas de Barreiras
Atividades de 7/8 anos:
Nessa faixa etária temos o revezamento com combinação de velocidade e barreiras. O procedimento dessa atividade é feito com duas raias: a primeira com barreiras e a segunda sem barreiras, igual um revezamento normal e o esse revezamento é conduzido com a mão esquerda. A prova só é finalizada quando todos os integrantes da equipe tenham corrido as duas raias e o ranking é organizado do menor para o maior tempo, sendo o menor tempo o vencedor da prova. 
Atividades de 9/10 anos:
Revezamento de Velocidade – barreiras e slalom.
É uma combinação de corrida rasa, barreiras e slalom com revezamento. A estação é feita de forma que duas raias são necessárias por cada equipe: uma raia com barreiras e a outra sem barreiras. A primeira raia a ser corrida é à distância da barreira combinada com os slalom, a segunda etapa é a corrida a distância de velocidade como um revezamento comum e a atividade só é finalizada quando todos os membros da equipe tenham corrido as duas raias. O bastão de revezamento é uma argola macia que é carregada na mão esquerda e passada à mão esquerda do próximo a correr. 
Atividades para 11/12 anos:
 Fórmula em curva: Corridas de Velocidade / Barreiras
É um revezamento com uma combinação de velocidade, barreiras e curvas. Esta prova precisa de duas raias para cada equipe sendo uma de passagem e velocidade, e a outra tendo as barreiras. Todos os participantes se reúnem a 10m atrás da área de passagem, o primeiro começa a prova correndo a raia plana até a primeira bandeirola, contornando-a antes de correr a raia voltando sobre as barreiras em direção à segunda bandeirola, contornando e corre em direção à equipe. Ao entrar na área de passagem, o participante entrega a argola ao seu colega de equipe, que corre faz a mesma sequência, mas o corredor que recebeu a argola começa a correr a etapa na área de passagem e o tempo só começa a ser contado quando o primeiro participante passar a linha de largada e para quando o último cruzar a linha de chegada. A assistência necessita de uma pessoa responsável, por cada equipe, com obrigações de controlar o curso da atividade, cronometrar o tempo e marcar a pontuação a registrando na súmula.
Corridas com Barreiras
Este é um evento de equipe no qual cada corredor efetua a prova individualmente. O participante se coloca em uma posição de expectativa antes da largada, para sair ao sinal ou na batida de palma após o comando, ele completa a distância cruzando a linha de chegada o mais rápido que conseguir e dois participantes correm simultaneamente em duas raias paralelas. A distância é marcada com 4 barreiras a intervalos de 7m, da linha de saída à primeira barreira é de 10 metros e da última barreira à chegada é de 9 metros. A pontuação é feita da soma dos resultados obtido por toda a equipe sendo a vencedora será aquela com o melhor tempo e a assistência para essa prova é uma pessoa experiente para cronometrar o tempo por raia e marcar a pontuação e uma pessoa para anunciar a largada.
Divulgação Oficial dos Resultados
A cerimônia de premiação é uma obrigação para qualquer atividade do “MiniAtletismo IAAF”, o anúncio deve ser feito imediatamente ou até dois minutos após o termino da última atividade e cada equipe e cada criança precisar sair da prova ciente dos resultados gerais e entendendo o quanto cada competidor contribuiu para aquele resultados e recebem um diploma de participação. É o melhor momento de agradecer, oficial e publicamente, os auxiliares. 
Formulários e Tabelas
Equipamentos para 9 equipes:
- Velocidade/barreira: 3 cronômetros, 12 barreiras, 6 bandeirolas, 3 bastões/aros flexíveis;
-Velocidade/barreiras com curvas: 3 cronômetros, 6 bandeirolas, 6 cones, 6 barreiras, 1 trena;
-Barreiras: 3 cronômetros, 6 bandeirolas, 6 cones, 12 barreiras, 1 trena.
Segurança durante as atividades
A segurança é a prioridade na lista de preocupação do organizador de eventos em qualquer prova de atletismo e o cuidado é reforçado nas atividades do Mini Atletismo. As instruções gerais são: instalações seguras sem nenhum equipamento perigoso, árbitros experientes, respeito a todos os procedimentos de organização dos eventos. 
Regras de segurança por prova
-Velocidade / Revezamento: Chão não-escorregadio, bastões ou anéis e marcadores seguros.
-Barreiras / Revezamento: Chão não-escorregadio, bastões ou anéis seguros e barreiras apropriadas para o tamanho das crianças.
-Barreiras: Chão não-escorregadio, barreiras ultrapassáveis, espaço amplo ao redor da área de chegada.
Corrida com Barreiras – Atletismo
As corridas com barreiras são divididas em: 100m ou 110m, respectivamente por atletas femininas e atletas masculinos, e as de 400m. Nessa prova o objetivo é chegar ao final transpondo as barreiras postas na pista no menor tempo que conseguir. Exceto quando se tem intenção de infringir, não se considera infração quando o atleta derruba a barreira. As corridas são realizadas em pistas, cada corredor ocupa uma raia e uma barreira é posta em cada raia.
A corrida de barreiras é constituída por cinco fases distintas: 
-Partida e Aproximação à 1ª Barreira: o atleta tem de adquirir uma velocidade em que o comprimento da passada aumente progressivamente até ao último passo, que será mais curto, para transpor a barreira.
- Impulsão: O pé de impulsão vai se apoiar no eixo da corrida enquanto a outra perna é colocada para frente e para cima flexionada, para transpor a barreira. O tronco deve estar inclinado, os ombros devem estar no sentido da corrida e a perna que está no chão só perde contacto com o solo depois da extensão.
- Transposição: O tronco faz uma flexão sobre a perna flexionada, com a ajuda do braço contrário, a perna deve passar a barreira com uma semiflexão para frente e para baixo. A perna de impulsão deve ser flexionada lateralmente e a perna de ataque alonga-se para frente e para baixo, facilitando a ação do corpo para o movimento da perna de passagem.
-Corrida entre Barreiras: O ritmo que se adquire entre as barreiras é muito importante porque o número de apoios precisa permitir a passagem das barreiras sem perder esse ritmo e com regularidade.
-Corrida Terminal: Nessa fase final da corrida, que ocorrer após o atleta transpor a barreira, ele deve acelerar, buscando uma explosão final, em direção à linha de chegada.
Regras para a prova de Barreiras (segundo o livro de regras)
REGRA 129-Coordenador de partida, árbitro de partida e confirmadores
4. Um ou mais Confirmadores devem ser designados para auxiliar o Árbitro de Partida.
Nota: Nas corridas de 200m, 400m, 400m com barreiras, Revezamentos 4x100m,
4x200m, Medley e 4x400m, deveráhaver no mínimo dois Confirmadores.
5. Cada Confirmador deverá colocar-se de tal maneira que possa observar igualmente
todos os competidores a seus cuidados.
6. O Árbitro de Partida e/ou cada Confirmador devem anular uma saída se houver
qualquer violação das Regras. Depois da saída anulada ou interrompida, o Confirmador
deverá comunicar suas observações ao Árbitro de Partida, que decidirá se uma advertência
ou desqualificação será dada (ver também Regras 162.7 e 162.10).
7. A Advertência e desqualificação sob as Regras 162.7, 162.8 e 200.8(c) só podem ser
decididas pelo Árbitro de Partida.
REGRA 132- Secretário da competição
2. Em provas em que os atletas estão competindo com diferentes especificações (como
peso dos implementos ou altura das barreiras), as diferenças relevantes devem ser
claramente indicadas nos resultados apresentados ou um resultado separado para cada
categoria.
REGRA 163- Corridas
12. Os períodos para os quais a velocidade do vento será medida a partir da chama/fumaça
do tiro de partida são os seguintes:
100m 10 segundos
100m com barreiras 13 segundos
110m com barreiras 13 segundos
REGRA 168- Corridas com barreiras
1. Distâncias. As distâncias padrão são as seguintes:
Masculino – Adultos, Sub-20 e Sub-18: 110m, 400m
Feminino – Adultos, Sub-20 e Sub-18: 100m, 400m
Devem ser colocadas dez barreiras em cada raia, de conformidade com o especificado na seguinte tabela:
	Distância da prova
	Saída até 1ª barreira
	Distância entre barreiras
	Da última barreira até a chegada
	100 metros
	13 metros
	8,50 metros
	10,50 metros
	110 metros
	13,72 metros
	9,14 metros
	14,02 metros
	400 metros
	45 metros
	35 metros
	40 metros
Cada barreira será colocada na pista de maneira que as suas bases fiquem no lado em que o Atleta se aproxima. A barreira será colocada de forma que a borda da barra de madeira coincida com a marca na pista mais próxima do Atleta.
2. As barreiras devem ser feitas de metal ou outro material adequado, com a barra superior de madeira ou outro material não metálico apropriado. Devem consistir de duas bases e duas hastes sustentando o quadro retangular reforçado por uma ou mais barras transversais, ficando as hastes fixas nas extremidades de cada base. A barreira deve ser feita de tal forma que para derrubá-la seja necessária uma força pelo menos igual ao peso de 3.6Kg aplicada horizontalmente para o centro da borda de cima da barra superior. A barreira deve ser ajustável quanto à altura exigida para cada prova. Os contrapesos devem ser ajustáveis de maneira que sempre seja necessária uma força de, no mínimo 3.6Kg e, no máximo 4Kg para derrubar a barreira. O desvio máximo horizontal do topo da barra de uma barreira (incluindo qualquer desvio das hastes) quando sujeitos a uma força central aplicada igual o peso de 10kg não excederá a 35mm.
3. Dimensões. As alturas padrão das barreiras são as seguintes:
	Masculino
	Adulto 
	Sub-20 
	Sub-18 
	110 metros
	1,067 metros
	0,991 metro
	0,914 metro
	400 metros
	0,914 metro
	0,914 metro
	0,838 metro
	Feminino 
	Adulto / Sub-20 
	Sub-20
	100 metros
	0,838 metro
	0,762 metro
	400 metros
	0,762 metro
	0,762 metro
Nota: Devido às variações de fabricantes, as barreiras até 1.0m são também aceitáveis nos 110m com barreiras Sub-20. Em cada caso haverá uma tolerância permitida de 3mm, acima e abaixo das alturas padrão, para permitir a variação na fabricação. A largura das barreiras será de 1,18m a 1.20m. O comprimento máximo das bases será de 70cm. O peso total das barreiras não deverá ser inferior a 10Kg.
4. A altura da barra superior deve ser de 70mm ±5mm. A espessura desta barra deve ser entre 10mm e 25mm, e as bordas superiores deverão ser arredondadas. A barra deve ser firmemente fixada nas extremidades.
5. A barra superior deve ser pintada em preto e branco ou com cores fortemente contrastantes (e também em contraste com o ambiente) de modo que as cores mais claras fiquem na extremidade de cada barra e que tenha 0.225m, pelo menos, de largura na parte externa. Deve ser colorida para ser visível por todos os atletas.
6. Todas as corridas devem ser disputadas em raias marcadas e cada Atleta deverá manter-se e passar sobre as barreiras em sua própria raia durante todo o percurso, exceto conforme o previsto na Regra 163.4. A menos que não haja nenhum efeito ou obstrução sobre qualquer outro atleta (s) na corrida, e a Regra 168.7 (a) não sofreu uma violação de 39 um atleta também será desqualificado se ele derrubar, direta ou indiretamente, ou deslocar significativamente uma barreira obstáculo em outra raia.
7. Cada Atleta saltará cada barreira. A falha em assim fazê-lo resultará em
desqualificação. Além disso, um Atleta será desqualificado se ele:
(a) passar seu pé ou perna abaixo do plano horizontal da parte superior de alguma
barreira, no momento da passagem, em ambos os lados.
(b) na opinião do Árbitro Geral derrubar, deliberadamente, qualquer barreira.
Nota: desde que essa Regra seja observada de outra forma e a barreira não seja deslocada ou a sua altura baixou de qualquer maneira, incluindo inclinar em qualquer direção, um atleta pode superar o obstáculo de qualquer maneira.
8. Exceto como especificado na Regra 168.7(b), a queda de barreiras não resultará em desqualificação nem o impedirá de estabelecer um recorde.
Conclusões finais:
Ao longo da pesquisa para esse trabalho foi possível perceber como o miniatletismo além de despertar o interesse das crianças pela pratica do esporte também prepara o atleta desde pequeno, de forma progressiva, para prepará-los como atleta oficial. As duas modalidades se diferenciam em nível de dificuldade que se adaptam ao desenvolvimento e maturação de seus praticantes, mas se complementam e precisam uma da outra, mesmo com todas as divergências. Ao fim desse trabalho adquiri mais conhecimento e interesse pelo atletismo, no miniatletismo principalmente.
Bibliografia:
Livro de regras oficiais do atletismo 2018
Livro do Guia Prático do MiniAtletismo
https://www.resumoescolar.com.br/educacao-fisica/regras-do-atletismo-corrida-de-100-110-e-400-m-com-barreiras/ 
http://www.dicionarioolimpico.com.br/atletismo/cenario/corridas-com-barreiras
https://sites.google.com/site/educopediaedfisica/atletismo/corrida-com-barreiras https://www.miniatletismo.com.br/rev-velocidade-e-barreiras
https://www.miniatletismo.com.br/corridas-com-barreiras

Continue navegando