Logo Passei Direto
Buscar

UNIP - Universidade Paulista _ DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos(5)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Especialmente nos primeiros dias de amamentação podem surgir alguns problemas que podem ser solucionados com algumas medidas simples; cabe à enfermagem prestar os cuidados e orientações. Um desses problemas é o ingurgitamento mamário. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A causa do ingurgitamento mamário é atribuída ao esvaziamento incompleto ou inadequado das glândulas mamárias.
2. Nos casos de ingurgitamento mamário as mamas apresentam-se aumentadas em tensão máxima, túrgidas e dolorosas.
3. Apenas nos casos de ingurgitamento mamário é indicado o uso de bicos, mamadeiras e chupetas para poupar a(s) mama(s) ingurgitada(s).
4. Uma medida profilática é a alternância das mamas e frequência das mamadas (livre demanda).
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Durante os primeiros seis meses pós-parto, a amamentação exclusiva, à livre demanda, com amenorreia, está associada à diminuição da fertilidade. Porém, esse efeito anticoncepcional deixa de ser eficiente quando ocorre o retorno das menstruações e também quando o leite materno deixa de ser o único alimento recebido pelo bebê – o que ocorrer primeiro. Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais durante os primeiros seis meses pós-parto, deve-se considerar:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O tempo pós-parto.
2. Se vai ser adotada ou não a amamentação e, em caso afirmativo, considerar o padrão da amamentação.
3. Que a escolha do método anticoncepcional deve ser livre e informada, respeitando-se os critérios de elegibilidade clínica.
4. Que embora a escolha do método contraceptivo seja uma decisão livre e informada, o preservativo e a minipílula são os únicos métodos recomendados durante o aleitamento materno.
A) É correta apenas a afirmativa 1.
B) É correta apenas a afirmativa 2.
C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

São condições maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, exceto:
Assinale a alternativa que indica a condição que não contraindica o aleitamento materno.
A) em caso de infecção pelo vírus herpes zoster e herpes simples, nos casos de lesão da mama.
B) pacientes hipertensas em uso contínuo de propranolol.
C) na hanseníase, em caso de lesão na pele da mama.
D) em caso de infecção materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrência de sangramento do mamilo.
E) em caso de infecção pelo vírus da varicela, se as lesões surgirem 2 dias antes ou até 5 dias após o parto.

“Amamentar é muito mais do que nutrir a criança”. Para estimular a amamentação o enfermeiro deve identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. É necessário que busque formas de interagir com a população para informá-la sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno. O profissional precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e contextualizada, que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a superar medos, dificuldades e inseguranças (BRASIL, 2009). Nesse sentido, o enfermeiro deve estar preparado para informar à mulher sobre as vantagens do aleitamento materno.
São vantagens da amamentação apenas as afirmativas:
I - O leite materno dos primeiros 7 dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas e imunoglobulinas.
II - A amamentação evita os riscos de contaminação no preparo de alimentos lácteos e de diluições inadequadas (leites muito diluídos ou concentrados), que interferem no crescimento das crianças.
III – O leite materno diminui a probabilidade do desencadeamento de processos alérgicos na criança pelo retardo da introdução de proteínas heterólogas, existentes no leite de vaca.
IV – Amamentar auxilia a mulher a perder peso mais lentamente, e ainda, ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente.
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, II, III e IV.
D) I e II.
E) III e IV.

O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos. Durante a gravidez, hormônios preparam o tecido glandular para a produção do leite. Quando a criança começa a sugar, dois hormônios fazem o leite descer na quantidade e no momento certo. Esses hormônios são:
Assinale a alternativa que indica os hormônios responsáveis pela descida do leite.
A) Estrogênio e prolactina.
B) Progesterona e ocitocina.
C) Prolactina e ocitocina.
D) Prolactina e gonadotrofina.
E) Estrogênio e ocitocina.

O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos. Durante a gravidez, hormônios preparam o tecido glandular para a produção do leite. Quando a criança começa a sugar, dois hormônios fazem o leite descer na quantidade e no momento certo. Esses hormônios são:
Assinale a alternativa que indica os hormônios responsáveis pela descida do leite.
A) Estrogênio e prolactina.
B) Progesterona e ocitocina.
C) Prolactina e ocitocina.
D) Prolactina e gonadotrofina.
E) Estrogênio e ocitocina.

(AOCP, 2013) Sobre os principais problemas relacionados à amamentação, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que descreve corretamente um problema relacionado à amamentação.
A) Quando, por alguma razão, o bebê não estiver sugando ou a sucção é ineficaz, e a mãe deseja amamentá-lo, ela deve ser orientada a estimular a sua mama regularmente (no mínimo cinco vezes ao dia) por meio de ordenha manual ou por bomba de sucção.
B) É importante diferenciar o ingurgitamento fisiológico, que é normal, do patológico. O patológico é discreto e representa um sinal positivo de que o leite está “descendo”, não sendo necessária qualquer intervenção. O fisiológico a mama fica excessivamente distendida, o que causa grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal-estar.
C) A infecção da mama no puerpério por Gardnerella é bastante comum. A infecção pode atingir só a pele do mamilo e da aréola ou comprometer os ductos lactíferos. São fatores predisponentes a umidade e lesão dos mamilos e uso, pela mulher, de antibióticos, contraceptivos orais e esteroides.
D) A Mastite é uma isquemia intermitente causada por vasoespasmo, que usualmente ocorre nos dedos das mãos e dos pés, também pode acometer os mamilos. Em geral ocorre em resposta à exposição ao frio, compressão anormal do mamilo na boca da criança ou trauma mamilar importante.
E) O fenômeno da Apojadura é um processo inflamatório de um ou mais segmentos da mama (o mais comumente afetado é o quadrante superior esquerdo), geralmente unilateral.

No início da gravidez conforme as mamas vão crescendo, já em torno da quarta semana de gestação (1 mês), pode-se sentir um formigamento e aumento da sensibilidade das mesmas, em resposta à ação do estrógeno, da progesterona e dos demais hormônios envolvidos na gravidez. Dentre as alterações nas mamas da gestante, leia as afirmativas abaixo:
As afirmativas corretas são:
I Devido ao aumento da vascularização nas mamas durante a gravidez, as veias das mesmas podem tornar-se mais visíveis.
II Com aproximadamente de oito semanas de gestação aparecem os tubérculos de Montgomery, que são nódulos formados pela dilatação e maior ativação das glândulas sebáceas na região em volta dos mamilos. A função dessa secreção é deixar o mamilo mais macio e flexível para facilitar a amamentação.
III Com 12 semanas de gestação, a área que circunda os mamilos fica mais pigmentada, mantendo-se assim por até aproximadamente 12 meses após o parto.
IV Por volta da segunda metade da gestação pode surgir uma secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, que é o mecônio, que persiste até o final da gravidez.
A) I, II, III
B) I, III
C) II, III, IV
D) I, II, III, IV
E) III, IV

O enfermeiro tem importante papel na ajuda e aconselhamento às mães que desejam amamentar. Desde o pré-natal o enfermeiro deve ajudar e aconselhar as mães, desfazendo mitos prevenindo e tratando as possíveis complicações que possam vir a aparecer, estando próxima antes, durante, após o parto e durante os primeiros dias de puerpério, contribuindo para a formação da auto-confiança, para que ocorra sucesso na amamentação.
Assinale a correta:
I Orientar a mãe sobre a pega correta do bebê: A boca da criança deve estar bem aberta para poder abocanhar grande parte da aréola; O lábio inferior deve estar voltado para fora e cobrir quase toda a porção inferior da aréola, enquanto a parte superior da aréola é a que pode aparecer mais; o deslizamento do queixo indicando a boa pega e a sucção; a criança deve estar tranquila, engolindo em ritmo regular, devagar e em goles profundos.
II Orientar a mãe para colocar o mamilo na bochecha do bebê para estimular o reflexo de busca.
III Orientar a mãe para que a criança deve estar com o corpo encostado no da mãe (estômago da criança em contato com a barriga da mãe).
A) I,II
B) I, II, III
C) II, III
D) I, III
E) III

São condições maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, exceto:
A) em caso de infecção pelo vírus herpes zoster e herpes simples, nos casos de lesão da mama.
B) pacientes hipertensas em uso contínuo de propranolol.
C) na hanseníase, em caso de lesão na pele da mama.
D) em caso de infecção materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrência de sangramento do mamilo.
E) em caso de infecção pelo vírus da varicela, se as lesões surgirem 2 dias antes ou até 5 dias após o parto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Especialmente nos primeiros dias de amamentação podem surgir alguns problemas que podem ser solucionados com algumas medidas simples; cabe à enfermagem prestar os cuidados e orientações. Um desses problemas é o ingurgitamento mamário. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A causa do ingurgitamento mamário é atribuída ao esvaziamento incompleto ou inadequado das glândulas mamárias.
2. Nos casos de ingurgitamento mamário as mamas apresentam-se aumentadas em tensão máxima, túrgidas e dolorosas.
3. Apenas nos casos de ingurgitamento mamário é indicado o uso de bicos, mamadeiras e chupetas para poupar a(s) mama(s) ingurgitada(s).
4. Uma medida profilática é a alternância das mamas e frequência das mamadas (livre demanda).
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Durante os primeiros seis meses pós-parto, a amamentação exclusiva, à livre demanda, com amenorreia, está associada à diminuição da fertilidade. Porém, esse efeito anticoncepcional deixa de ser eficiente quando ocorre o retorno das menstruações e também quando o leite materno deixa de ser o único alimento recebido pelo bebê – o que ocorrer primeiro. Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais durante os primeiros seis meses pós-parto, deve-se considerar:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O tempo pós-parto.
2. Se vai ser adotada ou não a amamentação e, em caso afirmativo, considerar o padrão da amamentação.
3. Que a escolha do método anticoncepcional deve ser livre e informada, respeitando-se os critérios de elegibilidade clínica.
4. Que embora a escolha do método contraceptivo seja uma decisão livre e informada, o preservativo e a minipílula são os únicos métodos recomendados durante o aleitamento materno.
A) É correta apenas a afirmativa 1.
B) É correta apenas a afirmativa 2.
C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

São condições maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, exceto:
Assinale a alternativa que indica a condição que não contraindica o aleitamento materno.
A) em caso de infecção pelo vírus herpes zoster e herpes simples, nos casos de lesão da mama.
B) pacientes hipertensas em uso contínuo de propranolol.
C) na hanseníase, em caso de lesão na pele da mama.
D) em caso de infecção materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrência de sangramento do mamilo.
E) em caso de infecção pelo vírus da varicela, se as lesões surgirem 2 dias antes ou até 5 dias após o parto.

“Amamentar é muito mais do que nutrir a criança”. Para estimular a amamentação o enfermeiro deve identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. É necessário que busque formas de interagir com a população para informá-la sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno. O profissional precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e contextualizada, que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a superar medos, dificuldades e inseguranças (BRASIL, 2009). Nesse sentido, o enfermeiro deve estar preparado para informar à mulher sobre as vantagens do aleitamento materno.
São vantagens da amamentação apenas as afirmativas:
I - O leite materno dos primeiros 7 dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas e imunoglobulinas.
II - A amamentação evita os riscos de contaminação no preparo de alimentos lácteos e de diluições inadequadas (leites muito diluídos ou concentrados), que interferem no crescimento das crianças.
III – O leite materno diminui a probabilidade do desencadeamento de processos alérgicos na criança pelo retardo da introdução de proteínas heterólogas, existentes no leite de vaca.
IV – Amamentar auxilia a mulher a perder peso mais lentamente, e ainda, ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente.
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, II, III e IV.
D) I e II.
E) III e IV.

O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos. Durante a gravidez, hormônios preparam o tecido glandular para a produção do leite. Quando a criança começa a sugar, dois hormônios fazem o leite descer na quantidade e no momento certo. Esses hormônios são:
Assinale a alternativa que indica os hormônios responsáveis pela descida do leite.
A) Estrogênio e prolactina.
B) Progesterona e ocitocina.
C) Prolactina e ocitocina.
D) Prolactina e gonadotrofina.
E) Estrogênio e ocitocina.

O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos. Durante a gravidez, hormônios preparam o tecido glandular para a produção do leite. Quando a criança começa a sugar, dois hormônios fazem o leite descer na quantidade e no momento certo. Esses hormônios são:
Assinale a alternativa que indica os hormônios responsáveis pela descida do leite.
A) Estrogênio e prolactina.
B) Progesterona e ocitocina.
C) Prolactina e ocitocina.
D) Prolactina e gonadotrofina.
E) Estrogênio e ocitocina.

(AOCP, 2013) Sobre os principais problemas relacionados à amamentação, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que descreve corretamente um problema relacionado à amamentação.
A) Quando, por alguma razão, o bebê não estiver sugando ou a sucção é ineficaz, e a mãe deseja amamentá-lo, ela deve ser orientada a estimular a sua mama regularmente (no mínimo cinco vezes ao dia) por meio de ordenha manual ou por bomba de sucção.
B) É importante diferenciar o ingurgitamento fisiológico, que é normal, do patológico. O patológico é discreto e representa um sinal positivo de que o leite está “descendo”, não sendo necessária qualquer intervenção. O fisiológico a mama fica excessivamente distendida, o que causa grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal-estar.
C) A infecção da mama no puerpério por Gardnerella é bastante comum. A infecção pode atingir só a pele do mamilo e da aréola ou comprometer os ductos lactíferos. São fatores predisponentes a umidade e lesão dos mamilos e uso, pela mulher, de antibióticos, contraceptivos orais e esteroides.
D) A Mastite é uma isquemia intermitente causada por vasoespasmo, que usualmente ocorre nos dedos das mãos e dos pés, também pode acometer os mamilos. Em geral ocorre em resposta à exposição ao frio, compressão anormal do mamilo na boca da criança ou trauma mamilar importante.
E) O fenômeno da Apojadura é um processo inflamatório de um ou mais segmentos da mama (o mais comumente afetado é o quadrante superior esquerdo), geralmente unilateral.

No início da gravidez conforme as mamas vão crescendo, já em torno da quarta semana de gestação (1 mês), pode-se sentir um formigamento e aumento da sensibilidade das mesmas, em resposta à ação do estrógeno, da progesterona e dos demais hormônios envolvidos na gravidez. Dentre as alterações nas mamas da gestante, leia as afirmativas abaixo:
As afirmativas corretas são:
I Devido ao aumento da vascularização nas mamas durante a gravidez, as veias das mesmas podem tornar-se mais visíveis.
II Com aproximadamente de oito semanas de gestação aparecem os tubérculos de Montgomery, que são nódulos formados pela dilatação e maior ativação das glândulas sebáceas na região em volta dos mamilos. A função dessa secreção é deixar o mamilo mais macio e flexível para facilitar a amamentação.
III Com 12 semanas de gestação, a área que circunda os mamilos fica mais pigmentada, mantendo-se assim por até aproximadamente 12 meses após o parto.
IV Por volta da segunda metade da gestação pode surgir uma secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, que é o mecônio, que persiste até o final da gravidez.
A) I, II, III
B) I, III
C) II, III, IV
D) I, II, III, IV
E) III, IV

O enfermeiro tem importante papel na ajuda e aconselhamento às mães que desejam amamentar. Desde o pré-natal o enfermeiro deve ajudar e aconselhar as mães, desfazendo mitos prevenindo e tratando as possíveis complicações que possam vir a aparecer, estando próxima antes, durante, após o parto e durante os primeiros dias de puerpério, contribuindo para a formação da auto-confiança, para que ocorra sucesso na amamentação.
Assinale a correta:
I Orientar a mãe sobre a pega correta do bebê: A boca da criança deve estar bem aberta para poder abocanhar grande parte da aréola; O lábio inferior deve estar voltado para fora e cobrir quase toda a porção inferior da aréola, enquanto a parte superior da aréola é a que pode aparecer mais; o deslizamento do queixo indicando a boa pega e a sucção; a criança deve estar tranquila, engolindo em ritmo regular, devagar e em goles profundos.
II Orientar a mãe para colocar o mamilo na bochecha do bebê para estimular o reflexo de busca.
III Orientar a mãe para que a criança deve estar com o corpo encostado no da mãe (estômago da criança em contato com a barriga da mãe).
A) I,II
B) I, II, III
C) II, III
D) I, III
E) III

São condições maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, exceto:
A) em caso de infecção pelo vírus herpes zoster e herpes simples, nos casos de lesão da mama.
B) pacientes hipertensas em uso contínuo de propranolol.
C) na hanseníase, em caso de lesão na pele da mama.
D) em caso de infecção materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrência de sangramento do mamilo.
E) em caso de infecção pelo vírus da varicela, se as lesões surgirem 2 dias antes ou até 5 dias após o parto.

Prévia do material em texto

Aleitamento Materno
 Artigo 1
 Artigo 2
portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cab.pdf
Exercício 1:
Especialmente nos primeiros dias de amamentação podem surgir alguns problemas que
podem ser solucionados com algumas medidas simples; cabe à enfermagem prestar os
cuidados e orientações. Um desses problemas é o ingurgitamento mamário. Em relação a
esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
1. A causa do ingurgitamento mamário é atribuída ao esvaziamento incompleto ou
inadequado das glândulas mamárias.
2. Nos casos de ingurgitamento mamário as mamas apresentam-se aumentadas em tensão
máxima, túrgidas e dolorosas.
3. Apenas nos casos de ingurgitamento mamário é indicado o uso de bicos, mamadeiras e
chupetas para poupar a(s) mama(s) ingurgitada(s).
4. Uma medida profilática é a alternância das mamas e frequência das mamadas
(livre demanda).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A)
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B)
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
C)
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
https://online.unip.br/Arquivo?id=62181.pdf
https://online.unip.br/Arquivo?id=62196.pdf
https://online.unip.br/Arquivo?id=62197.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cab.pdf
D)
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E)
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) porque imsim
B) porque imsim
D) porque imsim
E) porque imsim
C) porque imsim
Exercício 2:
Durante os primeiros seis meses pós-parto, a amamentação exclusiva, à livre demanda, com
amenorreia, está associada à diminuição da fertilidade. Porém, esse efeito anticoncepcional
deixa de ser eficiente quando ocorre o retorno das menstruações e também quando o leite
materno deixa de ser o único alimento recebido pelo bebê – o que ocorrer primeiro. Para
orientar o uso de métodos anticoncepcionais durante os primeiros seis meses pós-parto,
deve-se considerar:
1. O tempo pós-parto.
2. Se vai ser adotada ou não a amamentação e, em caso afirmativo, considerar o padrão
da amamentação.
3. Que a escolha do método anticoncepcional deve ser livre e informada, respeitando-se
os critérios de elegibilidade clínica.
4. Que embora a escolha do método contraceptivo seja uma decisão livre e informada, o
preservativo e a minipílula são os únicos métodos recomendados durante o aleitamento
materno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A)
É correta apenas a afirmativa 1.
B)
É correta apenas a afirmativa 2.
C)
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
D)
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
E)
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) porqeu sim
Exercício 3:
São condições maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, exceto: 
A)
em caso de infecção pelo vírus herpes zoster e herpes simples, nos casos de lesão da mama.
B)
pacientes hipertensas em uso contínuo de propranolol.
C)
na hanseníase, em caso de lesão na pele da mama.
D)
em caso de infecção materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrência de
sangramento do mamilo.
E)
em caso de infecção pelo vírus da varicela, se as lesões surgirem 2 dias antes ou até 5 dias
após o parto.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) poqreu ims
Exercício 4:
“Amamentar é muito mais do que nutrir a criança”. Para estimular a amamentação o
enfermeiro deve identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto
sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como
de sua família. É necessário que busque formas de interagir com a população para informá-la
sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno. O profissional
precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e
contextualizada, que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a
superar medos, dificuldades e inseguranças (BRASIL, 2009). Nesse sentido, o enfermeiro deve
estar preparado para informar à mulher sobre as vantagens do aleitamento materno.
Considerando essas informações, analise as afirmativas descritas abaixo.
I - O leite materno dos primeiros 7 dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em
pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês
prematuros, pelo seu alto teor de proteínas e imunoglobulinas.
II - A amamentação evita os riscos de contaminação no preparo de alimentos lácteos e de
diluições inadequadas (leites muito diluídos ou concentrados), que interferem no crescimento
das crianças.
III – O leite materno diminui a probabilidade do desencadeamento de processos alérgicos na
criança pelo retardo da introdução de proteínas heterólogas, existentes no leite de vaca.
IV – Amamentar auxilia a mulher a perder peso mais lentamente, e ainda, ajuda o útero a
regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente.
São vantagens da amamentação apenas as afirmativas
A)
I, II e III.
B)
II, III e IV.
C)
I, II, III e IV.
D)
I e II.
E)
III e IV.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
E) porque si
D) porque si
C) porque si
B) porque si
A) porque si
Exercício 5:
O leite materno é produzido pela ação de hormônios e reflexos. Durante a gravidez,
hormônios preparam o tecido glandular para a produção do leite. Quando a criança começa a
sugar, dois hormônios fazem o leite descer na quantidade e no momento certo. Esses
hormônios são:
A)
Estrogênio e prolactina.
B)
Progesterona e ocitocina.
C)
Prolactina e ocitocina.
D)
Prolactina e gonadotrofina.
E)
Estrogênio e ocitocina.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
D) porqur si
A) porqur si
B) porqur si
E) porqur si
C) porqur si
Exercício 6:
(AOCP, 2013) Sobre os principais problemas relacionados à amamentação, assinale a
alternativa correta:
A)
Quando, por alguma razão, o bebê não estiver sugando ou a sucção é ineficaz, e a mãe deseja
amamentá-lo, ela deve ser orientada a estimular a sua mama regularmente (no mínimo cinco
vezes ao dia) por meio de ordenha manual ou por bomba de sucção.
B)
É importante diferenciar o ingurgitamento fisiológico, que é normal, do patológico. O
patológico é discreto e representa um sinal positivo de que o leite está “descendo”, não sendo
necessária qualquer intervenção. O fisiológico a mama fica excessivamente distendida, o que
causa grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal-estar.
C)
A infecção da mama no puerpério por Gardnerella é bastante comum. A infecção pode atingir
só a pele do mamilo e da aréola ou comprometer os ductos lactíferos.
São fatores predisponentes a umidade e lesão dos mamilos e uso, pela mulher, de
antibióticos, contraceptivos orais e esteroides.
D)
A Mastite é uma isquemia intermitente causada por vasoespasmo, que usualmente ocorre
nos dedos das mãos e dos pés, também pode acometer os mamilos. Em geral ocorre em
resposta à exposição ao frio, compressão anormal do mamilo na boca da criança ou trauma
mamilar importante.
E)
O fenômeno da Apojadura é um processo inflamatório de um ou mais segmentos da mama (o
mais comumente afetado é o quadrante superior esquerdo), geralmente unilateral.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) poqre u
Exercício 7:
No início da gravidez conforme as mamas vão crescendo, já em torno da quarta semana de
gestação (1 mês),  pode-se sentir um formigamento e aumento da sensibilidade das mesmas,
em resposta à ação do estrógeno,  da progesterona e dos demais hormônios envolvidos na
gravidez. Dentre as alterações nas mamas da gestante, leia as afirmativas abaixo:
I Devido ao aumento da vascularização nas mamas durante a gravidez, as veias das mesmas
podem tornar-se mais visíveis
II Com aproximadamente de oito semanas de gestação aparecem os tubérculos de
Montgomery, que são nódulos formados pela dilatação e maior ativação das glândulas
sebáceas na região em voltados mamilos. A função dessa secreção é deixar o mamilo mais
macio e flexível para facilitar a amamentação.
III Com 12 semanas de gestação,  a área que circunda os mamilos fica mais pigmentada,
mantendo-se assim por até aproximadamente 12 meses após o parto.
IV Por volta da segunda metade da gestação pode surgir uma secreção incolor, rica em
anticorpos e aminoácidos, que é o mecônio, que persiste até o final da gravidez.
As afirmativas corretas são:
 
A)
I, II, III
B)
I, III
C)
II,III, IV
D)
I, II, III, IV
E)
III, IV
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) poqeus im
Exercício 8:
O enfermeiro tem importante papel na ajuda e aconselhamento às mães que desejam
amamentar. Desde o pré-natal o enfermeiro deve ajudar e aconselhar as mães, desfazendo
mitos prevenindo e tratando as possíveis complicações que possam vir a aparecer, estando
próxima antes, durante, após o parto e durante os primeiros dias de puerpério, contribuindo
para a formação da auto-confiança, para que ocorra sucesso na amamentação. dentre as
orientações que o enfermeiro deve realizar para que o manejo da amamentação seja bem
sucedido são:
I Orientar a mãe sobre a pega correta do bebê: A boca da criança deve estar bem aberta para
poder abocanhar grande parte da aréola; O lábio inferior deve estar voltado para fora e cobrir
quase toda a porção inferior da aréola, enquanto a parte superior da aréola é a que pode
aparecer mais; o deslizamento do queixo indicando a boa pega e a sucção; a criança deve
estar tranquila, engolindo em rítmo regular, devagar e em goles profundos;          
II  Orientar a mãe para colocar o mamilo na bochecha do bebê para estimular o reflexo de
busca
III  Orientar a mãe para que a criança deve estar com o corpo encostado no da mãe
(estômago da criança em contato com a barriga da mãe).
Assinale a correta:
A)
I,II
B)
I, II, III
C)
II, III
D)
I, III
E)
III
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) poqe sum

Mais conteúdos dessa disciplina