Buscar

1 aula 1

Prévia do material em texto

A escolha __________ é uma opção feita por um ator que detém poder em um contexto sistêmico e que escolhe entre as diversas alternativas estratégicas apresentadas em um determinado contexto e momento.
		
	 
	Tática.
	
	Operacional.
	 
	Estratégica.
	
	Funcional.
	
	Física.
	Respondido em 18/03/2020 21:14:16
	
Explicação:
A escolha ESTRATÉGICAé uma opção feita por um ator que detém poder em um contexto sistêmico e que escolhe entre as diversas alternativas estratégicas apresentadas em um determinado contexto e momento. Por exemplo: envolvendo o desdobramento de políticas públicas em saúde iniciado pelos atores que efetuam as escolhas estratégicas de sistemas de saúde em âmbito nacional e global, onde os programas/ações vão atingir simultaneamente diversas organizações que convivem no ambiente.
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Reconhecemos saúde, em um primeiro momento, como ausência de doença. De uma forma mais refinada, podemos perceber saúde como: aumento de tempo de vida associando a um parâmetro qualitativo consensual em sociedade. Assim, o conceito de saúde mostra-se, assim, como um conceito:
		
	
	utópico
	
	determinístico
	 
	dinâmico
	
	estático
	
	imutável
	Respondido em 18/03/2020 21:25:32
	
Explicação:
O conceito de saúde é dinâmico, muda com o tempo, visando acompanhar as mudanças que ocorrem na vida do homem.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), define-se saúde como:
		
	 
	Estado de completo bem-estar físico, mental e social
	
	Ausência de doenças ou enfermidades
	
	Completo estado de saúde mental
	
	Prestação global de assistência ao doente acamado
	
	Direito de todas as raças, independente de sexo, religião ou cor
	Respondido em 18/03/2020 21:28:29
	
Explicação:
De acordo com a OMS (1948) a saúde pode ser definida como estado de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Embora o conceito de saúde possua diversos entendimentos, podemos dizer que:
		
	 
	O conceito de saúde muda ao longo do tempo, local e grupo social.
	
	O sistema de saúde tem estrutura permanente ao longo do tempo.
	
	O conceito de saúde em um estado como o Brasileiro é definido explicitamente na constituição.
	
	A relação do conceito de saúde com o sistema de saúde instalado é uma escolha estratégica.
	
	Não existe relação entre o conceito de saúde e o sistema de saúde instalado.
	Respondido em 18/03/2020 21:29:50
	
Explicação:
Podemos, inicialmente, inferir que saúde não é um bem, no sentido de troca, mas um estado percebido de forma relacional ao grupo que estamos inseridos. Como sociedade, ainda podemos expandir essa noção para a dimensão de um direito do individuo em sociedade, o que possui desdobramentos a serem estudados em varias disciplinas ao longo do curso. saúde significava apenas a ausência da doença, podemos não apresentar nenhuma doença aparente, e não necessariamente termos saúde. Aos poucos, vemos se incorporar a esse conceito, outras dimensões como a física, emocional, mental, social e espiritual do ser humano. Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio dinâmico de um sistema em várias dimensões de análise. Podemos conceituar isto como Qualidade de Vida, Bem Estar e Felicidade por exemplo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No estado Brasileiro, a constituição federal em seu artigo 196 aborda a saúde. Em relação a este artigo podemos afirmar que:
		
	
	O conceito de saúde é definido neste artigo.
	
	O SUS é definido neste artigo
	
	O conceito de Saúde apresentado é totalmente distinto daquele preconizado pela OMS.
	 
	O Sistema de Saúde brasileiro é definido neste artigo.
	 
	Embora o conceito do que seja saúde não seja explicito, é definida a forma de ação sobre ela, envolvendo a promoção, proteção e recuperação
	Respondido em 18/03/2020 21:38:10
	
Explicação:
No Art. 196. da Constituição Federal de 1988 -  A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na Constituição Federal de 1988, Saúde é definida no seu artigo 196 como:
		
	
	A saúde não se apresenta como estabilidade a alcançar, e que possa ser mantida. A compreensão de saúde possui alto grau de subjetividade e contextualização histórica.
	
	A saúde como bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma atividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas."
	
	A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.¿
	
	A saúde é apresentada como um reforço positivo e decorrente do bem-estar nas dimensões apresentadas no conceito. Podemos assim exemplificar fatores relacionados a essas dimensões como: Alimentação, Atividade física, acesso ao sistema, etc.
	 
	A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	Respondido em 18/03/2020 21:39:15
	
Explicação:
De acordo com a CF/1988 em seu capítulo Saúde no artigo 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre as estratégias em saúde, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	a escolha estratégica é uma opção feita por um ator que detém poder em um contexto sistêmico e que escolhe entre as diversas alternativas estratégicas apresentadas em um determinado contexto e momento.
	
	os diversos atores possuem autonomia ilimitada, e podem tomar iniciativas externas, como entrar ou sair de ambientes, ou fazer rearranjos adaptativos na própria organização.
	
	o ambiente não pode ser mudado e manipulado por quem detém o poder (aqui podendo ser entendido o ator político envolvido na elaboração da política pública de saúde), o que evidencia a possibilidade de escolha estratégica.
	
	o ambiente que cerca a organização apresenta somente oportunidades que evidenciam os parâmetros da escolha.
	
	o próprio entendimento do limite ambiental não afeta a extensão em que os atores acreditam ter para escolher entre as alternativas que se apresentam.

Continue navegando