Buscar

Introdução - Modernidade

Prévia do material em texto

Introdução
Quanto tempo tem a modernidade é uma questão discutível. Não há acordo sobre datas nem consenso sobre o que deve ser datado. E uma vez que se inicie a serio o esforço de datação, o próprio objeto começa a desaparecer. O conceito é carregado de ambiguidade, de modo que é improvável que se resolva a discussão. 
Podemos pensar a modernidade como um tempo em que se reflete a ordem - a ordem do mundo, do habitat humano, do eu humano e uma da pratica ciente de si mesma, cônscia de ser uma pratica consciente e preocupada com o vazio que deixaria se parasse ou meramente relaxasse.
	A existência é moderna na medida em que contem alternativa da ordem e do caos. A existência é moderna na medida em que é guiada pela premência de projetar o que de outra forma não estaria lá; de projetar a si mesma. É também na medida em que é produzida e sustentada pelo projeto, manipulação e administração tratada pelos que possuem os conhecimentos e as habilidades e tecnologias.
A pratica tipicamente moderna, a substancia da politica moderna, do intelecto moderno, da vida moderna, é o esforço para exterminar a ambivalência: um esforço para definir com previsão, suprimir ou eliminar tudo que não poderia ser ou não fosse precisamente definido.
A historia da modernidade é uma historia de tensão entre existência social e cultura. A existencial moderna força sua cultura a oposição a si mesma. Essa desarmonia é precisamente a harmonia de que a modernidade precisa.
 A consciência é moderna na medida em que revela sempre novas camadas de caos sob a tampa da ordem assistida pelo poder, a consciência moderna critica, adverte e alerta.
A modernidade é o que é - uma obsessiva marcha adiante - não porque sempre queira mais, mas porque nunca consegue o bastante, não porque se torne mais ambiciosa e aventureira, mas porque suas aventuras são mais amargas e suas ambições frustradas. A marcha deve seguir a diante porque qualquer ponto de chegada não passa de uma estação temporária. Nenhum lugar é privilegiado, nenhum melhor do que o outro.

Continue navegando