Buscar

ÉTICA NA SAÚDE Vídeo PPT MP3 SDE0622_A10_202004152556_V1

Prévia do material em texto

1.
		(Município de Fazenda Rio Grande do Norte 2018) "A violência intrafamiliar é um fenômeno psicossocial que demanda práticas interventivas e avaliativas de diversos campos do conhecimento. Nesse rol, a psicologia consta como uma atuação imprescindível. Em relação a essa atuação, o profissional deve pautar sua prática em pressupostos éticos e técnicos alinhados com a legislação infanto-juvenil brasileira. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
 
	
	
	
	Maus tratos, negligência e abandono de crianças e adolescentes muitas vezes denunciam e presentificam um processo relacional familiar em que as violações de direitos destes como sujeitos de direitos está cronificada.
 
	
	
	à medida que a violência intrafamiliar aponta a violação de direitos fundamentais dos envolvidos, entende-se que a atuação da psicologia tem como aspecto fundamental em sua prática a avaliação psicológica dos agressores e, como compromisso técnico, a denúncia destes.
 
	
	
	a violência contra a mulher é uma problemática de violência de gênero de grande extensão social. Por esse motivo, as práticas para ela voltadas não devem ser compreendidas nem abordadas de forma individualizada para que, dessa forma, haja uma ação sobre o todo.
 
	
	
	o ordenamento jurídico brasileiro, por meio de algumas de suas leis, busca inibir a violência intrafamiliar. Um dos dispositivos jurídicos nesse sentido é o Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem se mostrado enormemente ineficiente por conta de defender a garantia de direitos em detrimento da defesa de deveres desses menores, tornando essa lei significativamente incoerente diante das normativas internacionais.
 
	
	
	as violências são sintomas sociais. Sendo assim, quando a psicologia atua em práticas interdisciplinares, abre possibilidades de ações menos dicotômicas e reducionistas. Um exemplo dessa atuação é a parceria com a psiquiatria a fim de que a medicalização dos sujeitos autores de violência, bem como de suas vítimas, seja a forma sine qua non para prevenir novos eventos e reincidências.
	
Explicação: 
Maus tratos, negligência e abandono de crianças e adolescentes muitas vezes denunciam e presentificam um processo relacional familiar em que as violações de direitos destes como sujeitos de direitos está cronificada.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente) relaciona quatro tipos de maus tratos aplicados contra esse público. Não está previsto nesse estatuto casos de maus tratos:
	
	
	
	Escolares.
	
	
	Psicológicos.
	
	
	Físicos.
	
	
	Por negligência.
	
	
	Sexuais.
	
Explicação: 
Maus tratos em ambiente escolar se enquadram na verdade nos demais tipos relacionados, qual seja: físicos, psicológicos, sexuais e por negligência.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O serviço de assistência social recebe uma criança apresentando sinais evidentes de desnutrição e desidratação, além de descuido com a higiene pessoal, evidenciada por odor desagradável. A criança encontrava-se sob cuidados dos pais. Com base no relato, como é classificado este tipo de dano gerado?
	
	
	
	físicos
	
	
	por negligência
	
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	psicológico
	
	
	sexual
	
Explicação: 
Dano por negligência: produzidos por omissão do responsável que, por ato intencional ou não, deixa de prover adequadamente as necessidades da criança ou adolescente para o seu perfeito desenvolvimento. Consideram-se as necessidades referentes à alimentação, supervisão emocional e psicológica, proteção e cuidados com saúde, higiene e educação. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os profissionais de saúde submetem-se em sua atividade a tensões psicológicas provenientes do contato permanente com a dor alheia, tensões relativas ao seu desempenho que pode representar a diferença entre a vida e a morte de pessoas. Dessa forma, em relação à humanização do ambiente hospitalar, torna-se necessário à consciência de que um trabalho bem sucedido depende:
	
	
	
	Da capacitação dos profissionais envolvidos. 
	
	
	Da qualidade técnica do profissional e da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	
	Apenas da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	
	Da gestão hospitalar.
	
	
	Da educação continuada.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - O ECA define a prática de maus-tratos como sendo toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. II - A violência doméstica, por sua vez, é concebida como aquela praticada por ato ou omissão dos pais, parentes ou responsáveis, contra a criança ou adolescente que possa vir a promover dano físico, sexual ou psicológico à vítima. III - O Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê nenhum tipo de sanção aos pais agressores e não visa proteger a criança de maus-tratos. Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	III
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É fundamental que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial e conheça estratégias profissionais de lidar com estas situações. Isso implica em:
	
	
	
	Aprimoramento da abordagem técnica e científica e de uma visão mais cartesiana do ser humano.
	
	
	Piora da qualidade dos serviços prestados em saúde, uma vez que a tarefa da assistência em saúde não requer relacionamentos interpessoais.
	
	
	Investimento no retrocesso da saúde que desqualifica os procedimentos em detrimento da humanização em saúde.
	
	
	Depreciação dos serviços de saúde públicos e privados em função da baixa qualidade dos serviços prestados em detrimento dos relacionamentos pessoais.
	
	
	Profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes.
	
Explicação: 
Lidar com os pacientes de uma maneira holística, o que inclui o emocional, permite melhora no atendimento e consequentes benefícios para o paciente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Produzidos por influência ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimentos autodestrutivos, deformações de caráter ou morais. Este tipo de dano se configura através de condutas de rejeição, hostilidade, frieza, agressões verbais, depreciação, discriminação, exigências incompatíveis com a idade ou condições da criança ou adolescente, dentre outros. A afirmação se refere a:
	
	
	
	danos materiais
	
	
	danos psicológicos
	
	
	danos por negligência
	
	
	danos físicos
	
	
	danos sexuais
	
Explicação: 
Os atos de hostilidade, xingamento, humilhação verbal causam danos psicológicos em crianças e adolescentes.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Estatuto do Idoso estabelece que é _______________ a comunicação à autoridade policial ou ___________________, por parte dos profissionais de saúde, sobre os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra o idoso.
Assinale a opção que completa corretamente a sequência das duas lacunas.
	
	
	
	Obrigatória e ao Ministério Público.
	
	
	Vedada e ao Governo.
	
	
	Facultativa e ao Ministério Público.
	
	
	Facultativa e à Direção Hospitalar.
	
	
	Obrigatória e à Direção Hospitalar.
	
Explicação: 
Cabe aos profissionais da saúde fazer comunicação obrigatória às autoridades de segurança quanto a casos confirmados e suspeitos de maus tratos contra os idosos.

Continue navegando